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OutSystems revela o que esperar do Low-code e da IA em 2024

Os CIOs podem esperar ver os maiores ganhos de produtividade quando a tecnologia de IA generativa ganha espaço nas empresas e é usada ao lado do Low-code

OutSystems revela o que esperar do Low-code e da IA em 2024

A OutSystems, empresa global em desenvolvimento de aplicativos Low-code de alto desempenho, divulgou nesta terça-feira (30/1) suas perspectivas sobre como os CIOs devem esperar que a IA generativa e o desenvolvimento Low-code evoluam em 2024 e como podem adaptar suas estratégias de inovação de acordo com o crescimento dos negócios.

Até 2028, 75% dos engenheiros de software corporativos usarão assistentes de codificação de IA, contra menos de 10% no início de 2023, de acordo com o Gartner. À medida que a adoção de IA generativa cresce dentro da comunidade de desenvolvedores, os CIOs podem esperar ver os maiores ganhos de produtividade quando a tecnologia é usada ao lado do Low-code.

O desenvolvimento nativo da Nuvem permite que as organizações tragam ideias de forma rápida e segura sobre como melhorar a experiência do cliente

Tiago Azevedo, CIO da OutSystems, destacou quatro tendências-chave às quais os CIOs, líderes de TI, gerentes de desenvolvedores e chefes de transformação de negócios devem prestar atenção em 2024.

1. As empresas devem equipar os desenvolvedores com habilidades de IA Low-code e generativa para ajudá-los a enfrentar a onda de disrupção

Em 2024, espera-se que os desenvolvedores combinem o poder da IA Low-code e generativa para criar, testar e atualizar aplicativos em uma velocidade sem precedentes.

“Com os guardrails embutidos de plataformas Low-code, as equipes podem experimentar e inovar livremente sem as preocupações de privacidade e segurança associadas aos modelos públicos de IA”, disse Azevedo. “Essas tecnologias liberarão o tempo dos desenvolvedores, reduzirão tarefas repetitivas e aliviarão o esgotamento, permitindo que eles se concentrem nos projetos de longo prazo que oferecem mais valor aos negócios”, comentou.

As organizações precisarão investir em programas de upskilling e reskilling para garantir que preparem os desenvolvedores para o sucesso, à medida que as habilidades de IA se tornam cada vez mais valiosas. O treinamento adequado é crucial para que os desenvolvedores se ajustem às novas ferramentas de IA em seus fluxos de trabalho depois de passarem sua carreira usando métodos de codificação tradicionais, bem como para escalar seu trabalho.

2.Funções voltadas para o cliente terão o impacto mais rápido da IA generativa

Embora a explosão de aplicativos com capacidade de IA seja o elemento mais prevalente na Transformação Digital em todos os setores, Azevedo antecipa que as funções voltadas para o cliente terão o impacto mais rápido da tecnologia na inovação devido aos seus rápidos efeitos no valor de negócios das empresas.

O Gartner prevê que “até 2026, mais de 80% das empresas terão usado interfaces de programação de aplicativos (APIs) ou modelos de Inteligência Artificial generativa (GenAI) e/ou implantado aplicativos habilitados para GenAI em ambientes de produção, contra menos de 5% em 2023”.

As funções de front-office, como agentes de atendimento ao cliente ou representantes de vendas primordiais para o sucesso nos mercados exigentes de hoje, experimentarão um aumento de produtividade com o apoio de ferramentas de automação auxiliadas por IA generativa. Os aplicativos com recursos de IA generativa incorporados poderão ajudar a simplificar processos, antecipar necessidades e capacitar os agentes para oferecer interações mais inteligentes e personalizadas com tempos de resolução aprimorados.

Enquanto isso, Azevedo também espera que funções de suporte, como RH, implementem cada vez mais chatbots de IA generativa, permitindo que os funcionários encontrem de forma rápida e independente os recursos de que precisam por meio do autoatendimento. Os aplicativos alimentados por IA também simplificarão os processos de integração e recrutamento para que as equipes de RH possam liberar mais tempo para se concentrar nos tipos de engajamento dos funcionários que mais importam.

3.Desenvolvimento Low-code nativo da Nuvem ajudará as empresas a se levantarem das cinzas econômicas de 2023

Os CIOs continuarão a priorizar a eficiência e o crescimento à medida que enfrentam orçamentos mais apertados e escassez de talentos. Em 2023, esperava-se que 65% dos executivos de tecnologia fizessem mais com menos recursos disponíveis do que no ano anterior, de acordo com o Relatório de Pesquisa de Tecnologia da KPMG nos EUA. Em 2024, as empresas de médio porte priorizarão cada vez mais a tecnologia nativa da nuvem, incluindo infraestrutura e desenvolvimento de aplicativos, para atender a essa alta demanda por escala, redução de custos e facilidade de gerenciamento.

“Cada vez mais clientes esperam uma experiência personalizada em cada etapa de sua jornada, incluindo onboarding, autoatendimento e e-commerce”, disse Azevedo. “O desenvolvimento nativo da Nuvem permite que as organizações tragam ideias de forma rápida e segura sobre como melhorar a experiência do cliente”, afirmou.

4.Low-Code continuará a remover barreiras de comunicação entre desenvolvedores e líderes de negócios

Os desenvolvedores tradicionalmente construíram aplicativos com longas linhas de código escritas em linguagens que aqueles fora de seu departamento não entendiam ou lutavam para integrar ao seu trabalho. Os silos de conhecimento impedem que quase metade dos desenvolvedores compartilhem ideias em toda a organização, de acordo com a Pesquisa de Desenvolvedores Stack Overflow 2022. No entanto, o Low-code continuará a ajudar as equipes de software a agilizar a comunicação.

“As plataformas Low-code exibem o código de maneira visual e direta, para que as equipes de software possam demonstrar facilmente seu trabalho”, disse Azevedo. “Isso criará uma melhor colaboração e alinhamento de metas em todas as equipes de negócios e tecnologia da organização no novo ano”, finalizou.

Serviço
www.outsystems.com

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