book_icon

Abradisti e IT Data convidam para o Censo das Revendas 2023

Canais já podem participar da 12ª edição do estudo, que traça o cenário do setor de Revenda de TIC no País e agrega informações essenciais para definição de estratégias e desenvolvimento do setor

Abradisti e IT Data convidam para o Censo das Revendas 2023

A Abradisti – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação está realizando a 12ª edição do Censo das Revendas, pesquisa de referência do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, executada pela IT Data. A participação está aberta para o preenchimento do questionário de 2023 por integradores, representantes comerciais e revendas de TIC, com prazo até o dia 23 de abril, por meio do link.

Os resultados do Censo compõem um estudo analítico aprofundado sobre tendências de mercado, expectativas e necessidades dos Canais de TIC. O objetivo é apurar Dados recentes e desenhar o cenário de negócios como uma ferramenta que auxilie as empresas associadas na definição de estratégias de negócios do setor. “Compartilhamos essa informação com as revendas que respondem o estudo para permitir que o Canal também esteja mais conectado com os Dados do mercado de TIC”, afirma Mariano Gordinho, presidente- executivo da Abradisti.

Os resultados do Censo compõem um estudo analítico aprofundado sobre tendências de mercado, expectativas e necessidades dos Canais de TIC 

Segundo ele, diante de novos cenários em 2023, toda informação é muito bem-vinda para todos os players do setor. “A revenda, por ser quem está próximo ao cliente final na ponta, é capaz de trazer uma fotografia realista do setor. Eles são a nossa melhor interface com aquilo que o mercado possivelmente vai investir em termos de tecnologia de informática, comunicação e serviços, que hoje estão todas dentro de um único cesto. Vemos cada vez mais o setor entendendo a importância de, quando vender tecnologia, entregar também a solução, ser capaz de integrar aquilo que resolve o problema específico do cliente”, analisa Mariano Gordinho.

Segundo Ivair Rodrigues, fundador e diretor de Estudos de Mercado da IT Data, a área de Distribuição é carente de informações, assim como as Revendas. “Foi por isso que criamos em 2011 esse estudo, com objetivo de proporcionar informações importantes e acessíveis a todos anualmente. Pela continuidade e evolução da pesquisa, vemos a importância que ela representa para revendas, distribuidores e fabricantes”.

Como são classificadas as revendas no Censo?
Os participantes que respondem ao Censo das Revendas têm suas respostas categorizadas de acordo com o tipo de Revenda, seguindo a seguinte divisão:

Representante Comercial: empresa sem funcionário, que comercializa produtos e serviços.

 Loja Virtual: revenda que comercializa os seus produtos apenas via site.

 Revenda de Volume: revenda que comercializa produtos ‘comoditizados’ de TI e/ou presta serviços mais básicos, visando atuar nos segmentos pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

 Revenda de Valor Agregado: revenda que comercializa produtos e/ou presta serviços mais sofisticados, visando atuar nas médias e grandes empresas.

 Revenda de Automação Comercial: empresa que possui foco principal em Automação Comercial.

Quais são as novidades para a versão 2023?
Para que o estudo consiga apurar as informações mais importantes do segmento, como faturamento, Dados de planejamento, ações previstas, o questionário passa periodicamente por adaptações e ajustes finos.

“No decorrer do tempo, notamos que houve uma mudança no perfil das revendas, elas estão migrando para clientes maiores. Percebemos que boa parte das revendas da última pesquisa estão indo para clientes com perfil mais corporativo e com mais de 50 funcionários. Incluímos perguntas para entender esse cenário novo”, explica o diretor da IT Data.

A edição 2023 inclui duas perguntas para que a revenda avalie em diversos quesitos a distribuidora que a convidou, tais como disponibilidade de estoque, logística e pontualidade nas entregas, treinamentos, atendimento, ações de marketing, competitividade de preços, volume de negócios, apoio na geração de oportunidades, para citar apenas alguns pontos.

“Esta iniciativa de acrescentar uma avaliação das distribuidoras por parte das revendas tem como objetivo melhorar a Distribuição em todos os quesitos para o revendedor. É uma ferramenta muito relevante para as revendas, mas principalmente para os distribuidores que terão essa visão mapeada e transparente”, explica o presidente – executivo da entidade.

Ivair Rodrigues reafirma a questão do sigilo nas respostas. “A imparcialidade é importante e o revendedor deve saber que está respondendo a pesquisa e a informação não vai chegar individualmente ao Distribuidor. Esse é um compromisso da IT Data com todos os participantes”.

A avaliação de cada distribuidora só é possível de ser tabulada quando ela ajuda com a divulgação do Censo para as suas revendas parceiras, o que permite que a entidade, o distribuidor e o revendedor trabalhem juntos para gerar um benefício em comum e relevante no final.

Segundo Mariano Gordinho, é imprescindível o apoio da Distribuição para a realização do estudo: “Quanto mais os nossos associados se engajarem, melhor vai ser o resultado geral do Censo, assim como o retorno da avaliação para cada distribuidor que obtiver um número mínimo de 50 respostas válidas”.

Anualmente, após a divulgação dos resultados, as empresas que são associadas à Abradisti recebem um material mais completo do que o divulgado ao público geral, nesse ano, eles vão receber também essa avaliação individualizada.

O que a revenda ganha ao responder?
A revenda recebe um compilado de 15 relatórios que a IT Data produz, é um material rico, com o objetivo de ajudar as revendas a melhorarem sua gestão de negócios, consolidado no documento Oportunidades para as revendas em 2023, que inclui também dados do Censo de 2022. Ao ser lançado, o resultado do Censo de 2023 também será compartilhado com as revendas respondentes.

Para responder ao questionário do Censo das Revendas 2023, as revendas de TIC podem acessar o link no site da Abradisti:

https://page.abradisti.org.br/questionario-censo-2023

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.