book_icon

Empresas investem em alfabetização de dados e Inteligência Artificial

Segundo o Gartner, para construir sua força de trabalho, as organizações exigem alfabetização de dados e alfabetização em IA como competências essenciais

Empresas investem em alfabetização de dados e Inteligência Artificial

Até 2027, mais da metade dos diretores de dados e análises (CDAOs) garantirão financiamento para programas de alfabetização de dados e de Inteligência Artificial (IA), alimentados pelo fracasso das empresas em realizar o valor esperado da IA generativa (GenAI), de acordo com o Gartner.

“Poucas organizações estão atualmente implementando programas de alfabetização em IA. Embora as habilidades e capacidades da IA estejam concentradas em funções altamente técnicas, o status da IA está mudando rapidamente à medida que os executivos do setor começam a perceber a importância de uma força de trabalho com conhecimento em dados, análises e IA”, disse Melissa Davis, analista vice-presidente do Gartner. “Para construir essa força de trabalho, as organizações exigem alfabetização de dados e alfabetização em IA como competências essenciais. As habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas podem diminuir, pois os nativos de IA dependem mais da IA para informações e tomada de decisões, diminuindo sua necessidade de analisar as situações de forma independente”, afirmou.

As organizações devem avaliar a prontidão de IA de sua força de trabalho para alfabetização em dados e IA e ser honestas sobre se a força de trabalho tem as habilidades necessárias para alavancar técnicas de IA

As soluções de GenAI são menos confiáveis devido à complexidade e opacidade dos algoritmos e modelos atuais, bem como às informações usadas para alimentar os modelos que não estão sendo adequadamente curados. É por isso que os CDAOs devem investir em seu pessoal para construir fortes habilidades de dados, análises e IA. Sem essas habilidades, a IA não conseguirá entregar o valor esperado e potencialmente introduzirá pontos de falha adicionais.

“Melhorar a alfabetização em dados e IA é fundamental para identificar casos de uso de IA relevantes e que agreguem valor”, disse Davis. “No entanto, transformar a promessa geral de IA em impacto concreto nos negócios exige uma forte colaboração entre as partes interessadas do negócio e especialistas em IA, o que requer um terreno comum em termos de entender os principais conceitos de IA e ter expectativas realistas sobre o que a IA pode e não pode fazer”, completou.

“As organizações devem avaliar a prontidão de IA de sua força de trabalho para alfabetização em dados e IA e ser honestas sobre se a força de trabalho tem as habilidades necessárias para alavancar técnicas de IA”, disse Davis. “Para qualquer área de investimento planejado em tecnologia GenAI ou implementação de casos de uso de IA, as organizações devem financiar a educação de alfabetização em dados e IA correspondente como uma capacidade central da força de trabalho”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.