Apesar do atual declínio nos gastos gerais com TI, as empresas no Brasil continuam comprometidas com o Microsoft Azure e suas outras arquiteturas baseadas em Nuvem, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado nesta quarta-feira (17/5) pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens Microsoft Cloud Ecosystem 2023 para o Brasil conclui que uma mudança corporativa em direção a uma maior economia de custos deve favorecer os serviços gerenciados. Apoiados por um forte relacionamento com a Microsoft, os fornecedores de serviços no Brasil estão atendendo à crescente demanda do mercado de grandes empresas por alto comprometimento e engajamento, especialmente em iniciativas de coinovação de Transformação Digital.
“Apesar dos ventos econômicos mais amplos, a Transformação Digital continua sendo uma prioridade no cenário de tecnologia empresarial”, disse Bill Huber, parceiro de Plataformas e Soluções Digitais do ISG. “Isso requer uma nova geração de software e serviços da Microsoft e seus parceiros”, completou.
Para atender a essas necessidades, a Microsoft se concentrou em três áreas principais: a plataforma de Nuvem Azure, o pacote Microsoft 365 de aplicativos de produtividade e o pacote Dynamics 365 de aplicativos de negócios, diz o relatório do ISG.
As grandes empresas geralmente exigem serviços personalizados e inovadores que agregam valor às suas operações, diz o ISG. Para atender a essa demanda, os fornecedores de serviços gerenciados do Microsoft Azure estão focados em fortalecer seus recursos e desenvolver ofertas específicas do setor com base nas necessidades de seus clientes corporativos.
Enquanto isso, o uso do Dynamics 365 vem crescendo no mercado brasileiro, diz o relatório do ISG. Isso é especialmente verdadeiro entre empresas de médio porte que estão focadas na adoção de soluções de planejamento de recursos empresariais (ERP) e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
O Dynamics 365 é o software de ERP e CRM baseado em Nuvem da Microsoft. O ISG constata que das 25 aplicações do Dynamics 365, as mais destacadas no mercado brasileiro são Finanças, Vendas, Gestão da Supply Chain e Central de Negócios, para as quais dois parceiros locais já desenvolveram uma solução de localização customizada.
“As empresas estão procurando soluções personalizadas”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “Isso coloca sobre os fornecedores o fardo de aumentar seu nível de conhecimento das necessidades de negócios exclusivas de cada cliente”, observou.
O relatório também analisa quantas organizações estão examinando seu portfólio de tecnologia com um olhar crítico sobre seu consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa que geram.
O relatório ISG Provider Lens Microsoft Cloud Ecosystem 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 49 fornecedores em sete quadrantes: Managed Services for Azure – Large Enterprises, Managed Services for Azure – Midmarket, Microsoft 365 Services – Large Enterprises, Microsoft 365 Services – Midmarket, SAP on Azure Services, Dynamics 365 Services e Power Platform Services.
O relatório nomeia Accenture e SoftwareONE como Líderes em cinco quadrantes cada, enquanto Dedalus, Kumulus e Venha Pra Nuvem são nomeados como Líderes em quatro quadrantes cada. Ingram Micro, Lattine e TIVIT são nomeados Líderes em três quadrantes cada, enquanto AlfaPeople, Capgemini, L3, Logicalis, Processor, Smart Consulting, Solo Network e Teltec são nomeados Líderes em dois quadrantes cada. 4MSTech, Best.Projects, BlueShift, DXC Technology, GRVPPE, ITCore, Nexer, Pentare, SOU.cloud, T-Systems e Vivo são nomeados líderes em um quadrante cada.
Além disso, a Processor é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. Best.Projects, Kumulus, Kyndryl, Lanlink, Qualiserve e Vivo são nomeados como Rising Stars em um quadrante cada.
Serviço
www.isg-one.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo