book_icon

Pesquisa da IWG, com CEOs mostra aumento da popularidade do trabalho híbrido

Estudo sobre tendências e expectativas para o Futuro do Trabalho em 2024, realizado pelo Grupo IWG, mostra que 75% dos CEOs planejam continuar com o modelo em 5 anos

Pesquisa da IWG, com CEOs mostra aumento da popularidade do trabalho híbrido

O futuro do trabalho está em constante evolução e, em 2024, as tendências apontam para uma transformação ainda mais significativa. De acordo com o relatório “The Future of Work Trends Forecast 2024”, realizado pelo IWG, empresa global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências que está mudando a forma como as pessoas trabalham em todo o mundo.

O relatório destaca que entre 30% e 50% dos trabalhadores de escritórios continuarão a trabalhar de forma híbrida a longo prazo, de acordo com pesquisas acadêmicas realizadas por institutos líderes como a Universidade de Stanford. Além disso, 75% dos CEOs entrevistados pelo IWG esperam que suas empresas continuem operando em um modelo híbrido nos próximos cinco anos.

O relatório destaca que entre 30% e 50% dos trabalhadores de escritórios continuarão a trabalhar de forma híbrida a longo prazo, de acordo com pesquisas acadêmicas realizadas por institutos líderes como a Universidade de Stanford 

Para Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos. “Os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção híbrida é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e mais tempo livre. As companhias que adotam o trabalho híbrido percebem não apenas uma equipe mais saudável, mas também mais comprometida e produtiva”, pontua Tiago Alves.

Além disso, a pesquisa do IWG em parceria com a Arup mostrou que o home office pode reduzir as emissões de carbono em até 87%. Outra tendência apontada pelo estudo é o aumento da participação de trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho, impulsionado principalmente por fatores econômicos. A “unaposentadoria” é uma realidade crescente, e as empresas estão aprendendo a aproveitar a experiência e habilidades desses trabalhadores mais experientes.

No entanto, a automação também é uma tendência que está transformando o mercado de trabalho. A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no ambiente de trabalho, e a qualificação dos funcionários nesta área será fundamental para garantir que eles possam trabalhar de forma criativa e responsável com a IA.

O relatório do IWG também destaca a importância de novas funções no C-suite, como o Chief Hybrid Officer, que será responsável por liderar a transição para o trabalho híbrido nas empresas. Em resumo, o futuro do trabalho em 2024 será marcado por uma combinação de trabalho híbrido, participação crescente de trabalhadores mais velhos, automação e novas funções no C-suite. As empresas que se adaptarem a essas tendências terão uma vantagem competitiva significativa no mercado de trabalho em constante evolução.

Trabalho híbrido e workation
Em outro recente relatório levantado pelo IWG, para determinar as melhores cidades do mundo para realizar o “Workation” (uma tendência que une trabalho a viagens), os Dados mostram que:

88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;
71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo.
A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o “workation”.

Como benefícios do trabalho híbrido:
76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento
30% desfrutar de férias mais longas

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.