book_icon

Plataforma de IA de código aberto focada em mudanças climáticas

O ClimateGPT busca impulsionar ações climáticas resilientes para pesquisadores, formuladores de políticas e líderes empresariais, para tomar decisões informadas neste clima de incerteza

Plataforma de IA de código aberto focada em mudanças climáticas

O Endowment for Climate Intelligence (ECI) anunciou o lançamento do ClimateGPT, o primeiro conjunto de modelos de IA de código aberto dedicado a abordar o impacto em rápida evolução das mudanças climáticas. O ClimateGPT busca impulsionar ações climáticas resilientes para pesquisadores, formuladores de políticas e líderes empresariais, para tomar decisões informadas neste clima de incerteza.

Disponível no Hugging Face hoje, os usuários podem baixar o modelo, seu artigo de pesquisa e usar um novo explorador de linhagem de IA para obter visibilidade sobre seu ciclo de vida de treinamento ClimateGPT. O avanço ressalta o compromisso da ECI com a ciência aberta e as comunidades de IA de código aberto, anunciando um passo significativo em direção ao desenvolvimento responsável de IA. As pontuações de benchmarks do modelo mostram uma eficiência de 10x em tarefas específicas do clima e uma nova tradução automática em cascata que recupera quase 94% do desempenho de fluência em comparação com modelos de linguagem multilíngue nativa. O resultado arquiva um modelo de IA equitativo e auditado que é amplamente ajustado por humanos com diversas formas de perspectivas de especialistas e partes interessadas locais.

Usando uma plataforma inovadora de IA de Geração Aumentada de Recuperação (RAG), as empresas podem aproveitar o modelo de código aberto e aplicá-lo a conjuntos de dados proprietários e em tempo real

Depois de mais de quatro anos de pesquisa, testes, construção e ajuste fino de mais de 100 Grandes Modelos de Linguagem (LLM), a Erasmus.AI desenvolveu o corpus do ClimateGPT a partir de seus modelos de escala planetária – uma das maiores coleções acadêmicas e da Web do mundo, com pesquisas e insights sobre clima, clima extremo, o Earth4All do Clube de Roma e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O corpus Erasmus é elaborado a partir de mais de 10 bilhões de páginas Web e milhões de artigos acadêmicos de acesso aberto. O ClimateGPT é treinado para sintetizar pesquisas interdisciplinares e quebrar silos para formar uma compreensão holística dos impactos das mudanças climáticas nas ciências naturais, sociais e econômicas.

Em colaboração com os cientistas de IA e pesquisa de linguagem da AppTek, o modelo foi treinado com um novo conjunto de dados e benchmark de ajuste fino de instrução específica do clima (IFT) que permite aos usuários acessar o conhecimento entre disciplinas científicas em mais de 20 idiomas. O EQTY Lab trabalhou em estreita colaboração com a Further Ventures para arquitetar a plataforma ClimateGPT para alavancar uma nova estrutura criptográfica avançada que autentica, protege e governa modelos de IA responsáveis.

IA alimentada pelo Sol

A ECI lançou o nó inicial do ClimateGPT durante a COP28 na Al Dhafra Solar PV de Abu Dhabi, uma instalação de 2 gigawatts e a maior usina solar de um único local do mundo. O acesso ao modelo se expandiu hoje para os data centers de energia verde da Microsoft em todo o mundo. A ECI treinou o ClimateGPT em um conjunto de 256 Nvidia H100s, as GPUs de nuvem mais eficientes em termos de energia e alimentadas por energia hidrelétrica em Puyallup, Washington.

Projetado para empresas

Usando uma plataforma inovadora de IA de Geração Aumentada de Recuperação (RAG), as empresas podem aproveitar o modelo de código aberto e aplicá-lo a conjuntos de dados proprietários e em tempo real. As integrações no Salesforce e no Databricks fornecem rápida implantação e ajuste fino do modelo. Na Conferência COP28 da ONU, as primeiras entidades corporativas anunciaram a implantação da plataforma, incluindo TAQA, Etihad Rail e ADNEC Group. A empresa de energia renovável Masdar também está entre as primeiras a adotar o modelo.

IA responsável

Para garantir transparência e governança adequadas, o ClimateGPT aproveita uma solução de IA nova, avançada e confiável do EQTY Lab que registra todo o ciclo de vida da IA no blockchain de nível empresarial da Hedera e preserva os dados do modelo no IPFS do Protocol Lab e nos protocolos Filecoin. Pilotos responsáveis de IA foram iniciados com especialistas das comunidades de código aberto, confiança e segurança e desinformação climática para estabelecer barreiras de proteção adequadas para a implantação do modelo. Além disso, o ECI fez parceria com a Universidade Khalifa e os consultores de inclusão RSSC para desenvolver um piloto de ajuste fino de instrução (IFT) que incorporará as perspectivas de grupos marginalizados de indivíduos – aqueles que geralmente são mais impactados pelas mudanças climáticas.

“Os avanços vêm de ver novos horizontes. Há três anos, quando concebemos o ClimateGPT, percebemos que nossos corpora em escala planetária nos colocam em uma posição única para ajudar a acelerar a mudança para um futuro sustentável. Isso é mais do que uma conquista técnica de IA; Ele é projetado para acelerar nossa inteligência social juntos para a transição à frente. Formuladores de políticas, líderes empresariais e pesquisadores podem se beneficiar do apoio à decisão que esta plataforma fornece, para nos aproximar um pouco mais de um futuro sustentável”, disse Daniel Erasmus, CEO Erasmus.AI.

Serviço
www.eci.io

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.