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Relatório da Accenture investiga impactos da IA no futuro do trabalho

Estudo revela uma necessidade urgente de os líderes de negócios olharem além de como a IA generativa afeta tarefas e funções específicas e redesenharem processos

Relatório da Accenture investiga impactos da IA no futuro do trabalho

Um novo relatório da Accenture revela uma necessidade urgente de os líderes de negócios olharem além de como a IA generativa afeta tarefas e funções específicas e, em vez disso, começarem a escalar a IA de geração redesenhando processos em suas organizações, bem como como as pessoas experimentam o trabalho.

Para fazer isso, os líderes devem se comprometer a aprender e liderar de novas maneiras que gerem valor econômico, impulsionem o crescimento dos negócios e beneficiem seus funcionários. No entanto, dois terços dos executivos dizem que não têm a experiência em tecnologia e liderança de mudança para impulsionar a reinvenção necessária para alavancar totalmente o poder transformador da IA da geração.

À medida que o futuro do trabalho continua a evoluir, as abordagens centradas nas pessoas, incluindo o envolvimento ativo dos funcionários para entender e agir de acordo com as preocupações e construir confiança, diferenciarão as organizações líderes em desempenho e cultura

O relatório “Work, workforce, workers: Reinvented in the age of generative AI” destaca as visões conflitantes das organizações sobre como alcançar a promessa da IA de geração e revela uma lacuna crítica na confiança. Enquanto 95% dos trabalhadores veem valor em trabalhar com IA de geração, aproximadamente 60% também estão preocupados com a perda de emprego, estresse e burnout.

Os resultados mostram a lacuna entre as percepções de trabalhadores e líderes empresariais sobre o impacto da IA no local de trabalho. Enquanto quase 60% dos trabalhadores se preocupam com a IA eliminando seus empregos, menos de um terço dos líderes C-suite sentem que o deslocamento de trabalho é uma preocupação para seus funcionários. Além disso, três quartos das organizações não têm estratégias abrangentes que levem a resultados e experiências positivas para os trabalhadores.

Com base na pesquisa anterior da Accenture sobre desbloquear o potencial humano no local de trabalho, este último relatório mostra que deixar as pessoas “em melhor situação”, incluindo o apoio ao aprendizado e ao bem-estar, é um caminho claro para construir confiança e uma adoção mais suave da IA de geração. Entre os funcionários no quartil superior para se sentirem melhor do que a rede, as pessoas expressaram maior conforto com a tecnologia – particularmente em termos de como podem aplicá-la em seu trabalho.

“O sucesso começa com líderes dispostos a aprender e liderar de novas maneiras, escalar a IA de geração de forma responsável, criar valor e garantir que o trabalho melhore para todos”, disse Ellyn Shook, diretora de Liderança e Recursos Humanos da Accenture. “Começa com uma pergunta simples: as pessoas estão ‘melhor assim’ trabalhando aqui? Isso não apenas desbloqueia o potencial das pessoas e impulsiona o crescimento dos resultados, mas também abre caminho para que os trabalhadores se sintam confortáveis, confiantes e prontos para trabalhar com a geração de IA. O que aprendemos com o passado como líderes é que o que acontece a seguir depende de nós. Os melhores resultados são nossos”, afirmou.

‘Reinventores’ lideram mudanças críticas

Apenas 9% das organizações estão “liderando” quando se trata de suas capacidades de reinvenção e como maximizam o potencial da IA generativa para impulsionar os resultados, ao mesmo tempo em que aumentam a proficiência e o nível de conforto das pessoas com a tecnologia. Mais da metade desses Reinventores estão tomando medidas para remodelar a força de trabalho, redesenhando empregos e funções em torno da IA de geração, e três quartos estão envolvendo ativamente seus funcionários para ajudar a moldar os esforços de mudança empresarial. Além disso, quase metade (47%) dos reinventores já estão pensando maior, reconhecendo que seus processos exigirão mudanças significativas para alavancar totalmente a IA da geração.

“A IA generativa tem um impacto mais profundo do que qualquer tecnologia que veio antes dela. Nossa pesquisa ressalta a necessidade de as organizações terem uma estratégia de reinvenção de IA de geração que aborde toda a cadeia de valor, não apenas funções e tarefas em que a IA pode aumentar ou automatizar como já operamos”, disse Paul Daugherty, diretor de Tecnologia e Inovação da Accenture. “Quando olhamos para o dimensionamento da IA, ela precisa ser por meio de uma lente holística que reimagine como o trabalho é feito, como liderar uma força de trabalho por meio dessa mudança e como ela pode ser uma experiência melhor para todos.”

Como parte de sua estratégia de reinvenção, as organizações líderes estão trabalhando para construir uma força de trabalho ágil, investindo em mapeamento de habilidades e integração de dados, para que tenham os insights preditivos para garantir a combinação certa de habilidades para aumentar as capacidades de suas pessoas e seus negócios. Eles têm duas vezes mais probabilidade de investir no crescimento das soft skills das pessoas, juntamente com habilidades tecnológicas, e duas vezes mais probabilidade de antecipar ganhos de produtividade da força de trabalho de 20% ou mais nos próximos três anos. Ao adotar essas abordagens, as organizações podem criar US$ 10,3 trilhões em valor econômico global adicional até 2038.

Essa agilidade deve começar no topo. Para que os líderes tragam com sucesso uma mudança dessa magnitude para sua organização, eles devem garantir que o trabalho – não apenas o que fazem, mas como o fazem – funcione para todos. Quase todos os trabalhadores entrevistados (94%) relataram estar prontos para aprender habilidades de IA de geração, embora apenas 5% das organizações estejam fornecendo treinamento em escala. Com a IA aprendendo com dados e interações com humanos, que são responsáveis por “ensinar” as máquinas, construir essa capacidade e promover uma cultura de “ensinar a aprender” é primordial.

À medida que o futuro do trabalho continua a evoluir, as abordagens centradas nas pessoas, incluindo o envolvimento ativo dos funcionários para entender e agir de acordo com as preocupações e construir confiança, diferenciarão as organizações líderes em desempenho e cultura.

Serviço
www.accenture.com

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