book_icon

Como os Dados impactarão empresas e governos em 2024?

A BigDataCorp destaca a produção de informação em larga escala, impulsionada por modelos de linguagem avançados; automação;  redução de custos em IA e a Segurança e privacidade de Dados com a necessidade de gerenciamento responsável

Como os Dados impactarão empresas e governos em 2024?

O mercado de Dados está em constante evolução e as empresas precisam estar atentas às novas tecnologias para se manterem competitivas. Segundo o Gartner, até 2024, 60% dos investimentos governamentais em Inteligência Artificial,IA, e Análise de Dados vão impactar diretamente as decisões e resultados operacionais. Neste cenário, é importante entender quais são as principais tendências que vão moldar o segmento de Dados neste ano.

Para Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigDataCorp, as tendências de Dados para 2024 refletem a importância estratégica dos Dados e da IA para o desenvolvimento dos negócios e da sociedade. “Os Dados são o novo petróleo, e a Inteligência Artificial é a nova eletricidade. Quem souber usar esses recursos com eficiência, ética e inovação terá uma vantagem competitiva no mercado e poderá gerar soluções que transformam a realidade das pessoas”, afirma.

A otimização de algoritmos e processos promete tornar a IA mais acessível e barata, permitindo a sua aplicação mais ampla

A BigDataCorp, empresa que atua em soluções de Dados na América Latina, selecionou, conforme abaixo, cinco tendências que devem ganhar destaque em 2024.

Produtização dos Dados: Com o avanço de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) e modelos multimodais, os dados se tornam produtos valiosos. A necessidade de dados de qualidade e legalmente seguros para treinar IA impulsionará a criação de produtos de dados vendidos para desenvolvedores de LLMs, transformando dados em commodities valiosas.

Redução Computacional em IA: Espera-se uma redução significativa nos custos computacionais para treinamento de IA. A otimização de algoritmos e processos promete tornar a IA mais acessível e barata, permitindo a sua aplicação mais ampla nas empresas.

Privacidade e Segurança de Dados: A capacidade dos novos modelos de IA em tratar dados amplia preocupações com privacidade e segurança. Movimentos regulatórios e a conscientização pública crescente sobre a proteção de dados exercerão pressão sobre as empresas para implementarem medidas robustas de segurança.

Automação do Tratamento de Dados: A automação em tratamento de Dados se intensificará, reduzindo a barreira técnica e permitindo que mais pessoas trabalhem com Dados. Isso pode levar à diminuição do valor de mercado dos profissionais que atuam com Dados e reduzir os custos das empresas nesta área.

Thoran Rodrigues _BigDataCorp“Observamos um panorama de dados em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas e uma maior conscientização sobre a importância da privacidade e segurança dos dados. A produtização dos Dados está remodelando o mercado, transformando a informação em um ativo valioso que precisa ser gerenciado com responsabilidade e visão estratégica. Ao mesmo tempo, a redução dos custos computacionais está democratizando o acesso à IA, permitindo que uma gama mais ampla de empresas e indivíduos aproveitem o poder dos dados para inovação e crescimento. No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: a segurança e a privacidade dos dados nunca foram tão cruciais. Estamos na vanguarda de uma era onde a Automação do tratamento de Dados está se tornando a norma, reduzindo barreiras técnicas e transformando radicalmente a forma como interagimos com a tecnologia. Estes são tempos emocionantes, mas também exigem uma reflexão cuidadosa e ações responsáveis por parte de todos os envolvidos na esfera dos dados.”, finaliza o especialista.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.