book_icon

Tendências de Inteligência Artificial para 2024

Com o crescimento acelerado da tecnologia, CEO da Iaris aponta que a IA irá passar por processos de transformação e readaptação

Tendências de Inteligência Artificial para 2024

Em pouco tempo a Inteligência Artificial gerou um grande impacto em diferentes áreas do mercado, seja no setor de educação, medicina e no meio empresarial, desenvolvendo ferramentas, produtos, novas formas de aprendizado e experiência, o que vem contribuindo para o avanço da inovação nesses setores. De acordo com uma pesquisa da consultoria empresarial Bain, indicou que 85% das empresas consideram implementar em seus negócios a inteligência artificial nos próximos quatro anos.

Para o próximo ano, não será diferente. A IA estará cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, o que será inevitável a necessidade de adaptação e adequação de organizações à tecnologia para se manterem no mercado.

“As sucessivas e velozes inovações tecnológicas relacionadas à inteligência artificial, vão cada vez mais reconstruir e adaptar os processos para o uso dessa solução. Diante desse contexto, organizações e profissionais devem estar atentos ao cenário”, aponta Fábio Falcão, CEO da Iaris – startup especializada em aplicações de Inteligência Artificial.

Uma pesquisa do Gartner indica que, até 2025, 35% das grandes organizações terão um diretor de IA que se reportará ao CEO ou COO 

Pensando nisso, Falcão separou quatro tendências de Inteligência Artificial para 2024. Confira!

 Novos profissionais focados em IA
Hoje sabemos que temos cargos relacionados a TI e engenharia da computação, como desenvolvedores, programadores e engenheiros de softwares, que já atuam nos processos de planejamento, estruturação e criação de sistemas e aplicativos tecnológicos, incluindo a IA. Porém, novos cargos surgiram para suprir as demandas e habilidades específicas e necessárias para operar com a tecnologia. Uma pesquisa do Gartner indica que, até 2025, 35% das grandes organizações terão um diretor de IA que se reportará ao CEO ou COO.

 Inteligência Artificial para automação de processos
A implementação de IA e adoção de plataformas low-code crescem no mesmo ritmo. Além disso, pesquisas indicam que a IA e o low-code podem abrir inúmeras possibilidades para as organizações. Com a implementação da gestão de processos por meio do low-code é possível transformar e otimizar os fluxos de trabalho e a gestão de equipes com a automação. O low-code atrelado à inteligência artificial, facilita ainda mais o desenvolvimento e automatização desses processos, sobretudo pela IA estar integrada à base de dados e informações da empresa.

 Análise de Dados
De acordo com estimativas do Gartner, até o próximo ano, 60% dos Dados para IA serão sintéticos para simular a realidade, cenários futuros e análise de risco por meio dessa tecnologia. Desse modo, a Inteligência Artificial nos anos seguintes irá transformar a maneira como organizações realizam as análises de Dados de negócios. Novas soluções de gerenciamento de Dados específicos podem surgir, principalmente voltadas para a segurança e privacidade.

 Ética e IA responsável
Ainda permeiam muitas discussões acerca da Inteligência Artificial, se é uma tecnologia que veio para trazer benefícios ou não. Porém, tudo depende sobre a forma com a qual a tecnologia é implementada, quais ferramentas de apoio são usadas, além das escolhas éticas de cada negócio. De acordo com estimativas do Gartner, a concentração de modelos de IA pré- treinados entre 1% dos fornecedores de IA até 2025 tornará a IA responsável uma preocupação social. Por isso, torna-se fundamental olharmos ainda mais para a promoção da ética quanto ao uso adequado dessa tecnologia.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.