book_icon

Parque de energia solar 100% digital do Brasil é inaugurado em Caldas Novas (GO)

Com foco na sustentabilidade, o parque fotovoltaico Geraldo Mendonça – Sicoob UniCentro Br entra em pleno funcionamento em janeiro de 2024, para atender demanda elétrica própria

Parque de energia solar 100% digital do Brasil é inaugurado em Caldas Novas (GO)

Em uma iniciativa inédita, o Sicoob UniCentro Br inaugurou, no dia 19 de dezembro, o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil – segundo a Urban Tech, Companhia de Inteligência Urbana e Serviços S/A – para atender à demanda elétrica da instituição. A cerimônia ocorreu em Caldas Novas – município localizado a 170 km de Goiânia – e contou com a presença de toda a diretoria da maior cooperativa financeira do estado de Goiás e uma das cinco maiores do Sistema Sicoob do País. Também estiveram presentes o prefeito do município, Kleber Luiz Marra, e o cooperado Geraldo Mendonça, que foi homenageado com seu nome dado ao parque.

A usina fotovoltaica foi construída em um terreno de 10 mil m² que abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, o que irá gerar, em média, 90.750 KWh/mês de energia elétrica limpa, sustentável, eficiente e econômica. A partir do início da produção da usina em janeiro de 2024, está prevista uma economia anual de mais de R$ 1 milhão para a instituição financeira. Segundo o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, inicialmente, o empreendimento irá abastecer as 25 agências localizadas no estado de Goiás, mas está prevista a ampliação do parque para dobrar a produção e suprir a demanda elétrica de todos os pontos de atendimento da cooperativa financeira.

No cenário de crescente preocupação com as mudanças climáticas e de busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, as cooperativas se destacam como pioneiras com soluções inovadoras. Em seu discurso durante a inauguração, Diogo salientou que o parque é um marco importante dentro das pautas ESG (acrônimo de Enviromental, Social e Governance, em tradução livre: Meio Ambiente, Sociedade e Governança), que as cooperativas carregam em seus pilares. A grande novidade neste projeto é a operação poder ser controlada 100% por meio digital, o que integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos, climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores de energia e os sistemas integrados de manutenção e medição.

Segundo estimativas da análise de investimento realizada pela cooperativa, com o início da produção de energia própria, em 25 anos, 8.057 toneladas de CO2 (gás carbônico) deixarão de ser emitidos na atmosfera. De acordo com o estudo, seria necessário o plantio de 57.570 árvores, a um custo total de R$ 1.151.400, para eliminar essa quantidade de CO2. E, ainda com foco na sustentabilidade, desde o dia 20 de dezembro, seis agências de Goiânia e a agência de Caldas Novas passaram a contar com estações para recarga de carros elétricos e híbridos, o que contribuirá ainda mais com a redução de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera.

Homenagem
O momento da revelação da homenagem diante do pórtico da usina foi marcado por muita emoção, já que o médico Geraldo Mendonça foi surpreendido com a menção honrosa. Durante discurso de agradecimento, Geraldo, que é um dos fundadores do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida de Caldas Novas, destacou que levar o Sicoob UniCentro Br para o município de alto valor turístico e econômico para o Estado, formou um elo que permitiu a expansão da cooperativa para o Tocantins, Distrito Federal e São Paulo. “Trabalhamos muito para isso e era a nossa obrigação, mas conseguimos exercer com muito prazer e obter esse sucesso que é o Sicoob UniCentro Br hoje. Então, eu aceito e agradeço de coração a homenagem”, celebrou.

Para Diogo Mafia, é uma questão de valorização e reconhecimento promover um projeto desta amplitude em Caldas Novas, visto que foi a primeira cidade a receber a cooperativa fora de Goiânia. Além disso, ele pontuou: “É fundamental que nós, que temos essa responsabilidade para com a nossa sociedade e para com o meio ambiente, fomentemos iniciativas como essa. Que a gente consiga incentivar outras empresas também, que elas vejam como podemos impactar positivamente o nosso ambiente”. No mesmo sentido, o presidente da Central Sicoob Uni, Raimundo Nonato, reforçou: “Na medida em que se consegue fazer um parque fotovoltaico dessa envergadura, que gera economia e favorece o meio ambiente, é espetacular. Eu acredito que isso será um case de sucesso”.

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Luiz Marra parabenizou o projeto da cooperativa financeira e comemorou a participação do município na iniciativa pioneira. “Sabemos que a energia renovável é uma das formas de preservar o planeta. Então, vejo isso com muita satisfação, por saber que Caldas hoje é um espelho para o Estado e para todo o Brasil, e por ter o Sicoob UniCentro Br acreditando nesse potencial da cidade. Muito obrigado a todos que compuseram essa ideia de estruturar aqui uma das maiores usinas fotovoltaicas de Goiás”, validou.

Sobre o Sicoob UniCentro Br
O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 7 bilhões de ativos e conta com mais de 116 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Inauguração do Parque Fotovoltaico Geraldo Mendonça Prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, Geraldo Mendonça (homenageado), Presidente do Conselho de Administração, Clidenor Gomes Filho, e Diretor de Relacionamento e Inovação, José Umberto Vaz

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.