book_icon

Inteligência Artificial faz diagnóstico de infarto em até 50 segundos

A Boehringer Ingelheim criou o Projeto Global Telecardio IA, que utiliza o sistema Kardia, da healthtech brasileira Neomed, para otimizar o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio

Inteligência Artificial faz diagnóstico de infarto em até 50 segundos

Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morrem de doenças cardiovasculares a cada ano no mundo. No Brasil, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a principal causa de mortes, com mais de 300 mil pessoas sofrendo de ataques cardíacos todos os anos no País, segundo dados do Datasus (2019). O tempo é um fator determinante para o sucesso do protocolo de atendimento a pacientes com sintomas de doenças cardiovasculares.Neste sentido, a tecnologia pode ajudar muito.

A farmacêutica Boehringer Ingelheim criou o Projeto Global Telecardio IA, que utiliza o sistema Kardia, da healthtech brasileira Neomed, para otimizar o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio feito por cardiologistas, a fim de acelerar o diagnóstico e tratamento desses pacientes em situação de emergência cardíaca.

A ferramenta está em uso no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), em São Paulo, desde abril deste ano. Até o momento, mais de 700 pacientes tiveram seus ECGs analisados pela solução

O hub faz uma triagem automática dos exames e sinaliza para o médico em até 50 segundos se o eletrocardiograma (ECG) do paciente está normal ou anormal. No caso de exames alterados, os cardiologistas do Kardia, disponíveis 24/7, emitem o laudo em até 5 minutos. Já nos casos triados como normais, os médicos emitem o laudo em até 15 minutos.

A ferramenta está em uso no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), em São Paulo, desde abril deste ano. Até o momento, mais de 700 pacientes tiveram seus ECGs analisados pela solução. Um dos principais casos atendidos pelo aplicativo é de um paciente de 73 anos, sexo masculino, que deu entrada no hospital com queixa de dor torácica. Rapidamente foi feito o eletrocardiograma e enviado para a plataforma, que em menos de 50 segundos, triou o exame como ‘anormal’ e ‘priorizado’. O laudo foi emitido pelo cardiologista de plantão em menos de 5 minutos, evidenciando um infarto agudo do miocárdio. Assim, o paciente foi rapidamente encaminhado para o tratamento, evoluindo com desfecho favorável.

Além desta iniciativa, a Boehringer Ingelheim possui outras soluções, como a colaboração com Google para o Google Quantum AI, com foco na pesquisa e implementação de computação quântica em pesquisa e desenvolvimento (P&D), especialmente incluindo simulações de dinâmica molecular. E a iniciativa Angels, estabelecida pela companhia em 2015, que foca em capacitar centros para o trata¬mento do AVC, contribuindo para a redução da morbimorta¬lidade causada pela enfermidade.

Serviço
www.boehringer-ingelheim.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.