book_icon

Conheça as tendências para Cloud que estarão em evidência em 2024

Silvio Pereira, CEO da RealCloud, selecionou três tecnologias que serão protagonistas no próximo ano e que os CIOs e times de TI devem ficar de olho

Conheça as tendências para Cloud que estarão em evidência em 2024

A RealCloud, fornecedora de soluções tecnológicas para o mercado latino-americano, listou as soluções que devem estar na mira das empresas em 2024. Silvio Pereira, CEO da RealCloud, selecionou três tecnologias que serão protagonistas no próximo ano.

Segurança na Nuvem em tempo real

Empresas estão adotando sistemas cada vez mais sofisticados para otimizar processos, desde a logística até a tomada de decisões estratégicas

À medida que as empresas viram a necessidade de se precaver de ameaças externas, a cibersegurança se tornou imperativa para os negócios. “No próximo ano, soluções de segurança em tempo real estarão no radar de diversos segmentos, podendo detectar e defender sistemas automaticamente, no momento em que o ataque for executado”, afirma Pereira. Abordagens proativas na detecção de ameaças estarão em alta, com o desenvolvimento de sistemas de segurança na nuvem capazes de prever possíveis vulnerabilidades e ataques, permitindo ações corretivas antes que ocorram danos.

IaC (Infraestrutura como Código)

A tendência de tratar a infraestrutura como código continua a ganhar destaque, permitindo a configuração e gerenciamento automatizados de recursos de TI. Isso resulta em maior flexibilidade, escalabilidade, consistência e governança na gestão de infraestrutura. A integração de práticas de segurança desde a fase inicial do desenvolvimento, combinando IaC e práticas DevOps, torna-se essencial para garantir a segurança contínua da infraestrutura.

IA generativa e algoritmos que aprendem sozinhos com Machine Learning

A aplicação generalizada de Inteligência Artificial generativa, na maioria das vezes, é baseada em algoritmos que aprendem e se automelhoram, com técnica chamada de machine learning. Isso está impulsionando a automação inteligente em diversos setores. Empresas estão adotando sistemas cada vez mais sofisticados para otimizar processos, desde a logística até a tomada de decisões estratégicas. “A preocupação com a privacidade dos dados impulsiona o crescimento do aprendizado, permitindo que modelos de Machine Learning (ML) sejam treinados em múltiplos dispositivos sem a necessidade de compartilhar dados sensíveis”, finaliza.

Serviço
www.realcloud.systems

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.