book_icon

SESI SP equipa laboratório com tecnologia de impressão 3D

Ao todo, 12 impressoras foram adquiridas através da Wishbox Technologies para serem utilizadas no ensino de alunos e na formação de professores
SESI SP equipa laboratório com tecnologia de impressão 3D
laboratório do SESI

Incentivar a criatividade e o protagonismo no meio educacional por meio da fabricação de soluções com a tecnologia de impressão 3D. Esses é um dos objetivos dos FabLabs, laboratórios de fabricação da faculdade e da escola SESI de São Paulo. Ao todo, 12 impressoras foram adquiridas através da Wishbox Technologies para serem utilizadas no ensino de alunos e na formação de professores.

De forma prática, os alunos do laboratório de fabricação podem, por exemplo, aprender sobre a estrutura de um átomo ao criar um protótipo com proporções reais com a utilização da impressora 3D

“A Wishbox Technologies acredita na contribuição ao ensino brasileiro através da impressão 3D. A tecnologia, sem dúvida, traz um impacto revolucionário e muito positivo ao sistema de educação, na formação de professores e alunos. Por esse motivo, nos sentimos felizes com a aquisição de impressoras pelo laboratório de fabricação do SESI que vem ao encontro do nosso propósito: contribuir para difundir, não apenas a tecnologia em si, mas a própria cultura maker”, ressalta o diretor da Wishbox Technologies Tiago Marin.

Com 10 unidades em São Paulo, os laboratórios de fabricação atendem alunos do ensino básico e a formação de professores nos cursos de nível superior. Além disso, possui unidade móvel que visita escolas públicas e prefeituras.

“O conceito do FabLab é ensinar como se chega ao conhecimento de uma forma motivacional e empoderadora. Buscamos transformar o aluno em um ser humano completo e que aprende a aprender. Desenvolvemos o pensamento crítico, estimulamos soluções criativas e a experimentação. Significa fazer, compartilhar e colaborar com a criação, o desenvolvimento e a construção de novas ideias que podem ser materializadas”, explica o coordenador da área de ciência e tecnologia na educação do SESI Mário Eugênio.

De forma prática, os alunos do laboratório de fabricação podem, por exemplo, aprender sobre a estrutura de um átomo ao criar um protótipo com proporções reais com a utilização da impressora 3D. Além de participar ativamente do processo de forma lúdica, esse aprendizado também pode envolver diferentes áreas do conhecimento. É o caso de disciplinas como eletrônica, aerodinâmica, física e matemática que podem ser relacionadas durante a construção de um drone.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.