Para ser um braço no monitoramento de veículos e ajudar a coibir roubos no País, a Osten Moove, empresa do segmento de inovação tecnológica, acelerações, open innovation e investimento, criou uma ferramenta que usa a Inteligência Artificial (IA) para identificar placas de veículos. O grande diferencial dessa inovação é seu funcionamento por meio de uma câmera de vídeo simples, até mesmo um modelo GoPro, o que barateia o serviço tornando acessível tanto ao Governo como para a iniciativa privada.
Os furtos e roubos de veículos são um grande problema no Brasil. De acordo com dados de 2022, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quase 1 mil carros foram roubados ou furtados por dia no País ano passado, o que representa um aumento de quase 12% em relação a 2021.
Os profissionais da Osten Moove têm trabalhado através da Osten Verse em pesquisas de identificação de objetos com o uso da Inteligência Artificial quando surgiu a ideia de aplicar ao mercado de monitoramento de veículos. Para entregar um produto personalizado, a empresa adaptou a solução para os países do Mercosul, com especial destaque para o Brasil, onde esse tipo de serviço ainda não está funcionando em larga escala por conta da barreira financeira.
A identificação é realizada de uma maneira simples: com a ajuda do registro em vídeo as placas são localizadas. É possível identificar uma placa até mesmo em uma live na Internet, ou seja, as imagens não precisam ter alta qualidade. A plataforma cria uma pequena tabela com as placas e consegue conectar com o aplicativo do Detran fazendo uma consulta para verificar se o veículo é furtado, entre outras funções.
Para Fernando Azevedo, CTO da empresa, a possibilidade de usar um equipamento de vídeo mais econômico permite democratizar o acesso à ferramenta que é de grande utilidade para a sociedade. “Nós pensamos em um modelo de identificação de placas, simples, eficiente e de baixo custo, que pode ser usado para monitoramento de veículos em diversas situações, seja para o controle na estrada, saída e entrada de um condomínio residencial ou shopping center”, comenta.
Vale reforçar que a Osten Moove está continuamente investindo em inovação e tecnologia por aqui. Foi a pioneira na adequação à nova normativa brasileira para criptomoeda, Lei 14.478, de 2022, que estabelece diretrizes para prestação de serviços de ativos virtuais e na regulamentação das prestadoras. A companhia saiu na frente com a alta tecnologia para rastreamento do recurso digital, garantindo idoneidade e segurança à operação.
Serviço
www.ostenmoove.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo