book_icon

HPE lança soluções de monetização de dados e serviços para o projeto europeu Gaia-X

A estrutura aproveita os principais componentes do portfólio de software da empresa, softwares de terceiros e a plataforma de negócios Cloud28 +

HPE lança soluções de monetização de dados e serviços para o projeto europeu Gaia-X

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou nesta terça-feira (18/5) soluções para ajudar as organizações a avançarem na monetização de dados aproveitando o projeto europeu Gaia-X, uma infraestrutura de dados federada emergente, suportada por mais de 300 organizações na Europa e em todo o mundo. A estrutura da solução HPE para o Gaia-X foi projetada para empresas, prestadores de serviços e organizações públicas que desejam participar do projeto. Ele oferece suporte a praticamente todos os recursos necessários para fornecer e consumir dados e serviços em um ambiente descentralizado e federado. Como resultado, as organizações podem aprimorar sua capacidade de criar valor a partir dos dados, acessar enormes pools de dados distribuídos e fortalecer sua soberania sobre o modelo de negócios baseado em dados.

A HPE vem contribuindo ativamente para a definição da arquitetura e dos padrões do Gaia-X, equipando sua estrutura de solução com as interfaces, conectores e serviços necessários para que os clientes possam se conectar perfeitamente à plataforma e ao ecossistema

A estrutura é baseada em uma arquitetura de referência, aproveitando os principais componentes do portfólio de software da HPE, software de terceiros e a plataforma de negócios Cloud28 +, um mercado para monetização de dados e serviços. Componentes de solução individuais e ambientes de solução inteiros estão disponíveis como um serviço por meio do HPE GreenLake.

A HPE também anunciou o HPE Roadmap Service para Gaia-X, que ajuda os clientes a avaliar sua prontidão para o Gaia-X e desenvolver um roadmap.

“Gaia-X é uma resposta à pergunta-chave da próxima onda de transformação digital: como podemos criar efeitos de rede sem centralizar todos os dados? Isso está perfeitamente alinhado com a estratégia de nossa empresa, que se concentra em liberar o valor dos dados distribuídos entre locais e Nuvens”, disse Johannes Koch, vice-presidente sênior da HPE para a Alemanha, Áustria e Suíça. “No entanto, Gaia-X não faz o trabalho sozinho. Requer uma gama de recursos para se beneficiar desta plataforma. Em essência, você deve saber como monetizar dados e colocá-los para funcionar. Isso é exatamente o que ajudamos os clientes a alcançar com nossas soluções para Gaia-X”, completou.

Nova era de dados

A Comissão Europeia declarou que a criação de valor dos dados é a fonte crucial do progresso econômico e social nas próximas décadas. Isso será impulsionado por uma “nova onda” de dados industriais e profissionais, com 80% do volume geral de dados a ser processado de forma descentralizada até 2025.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial , isso permite que as organizações criem “valor a partir dos dados insights ”na forma de novos fluxos de receita, novos modelos de negócios, melhores experiências do cliente e melhores decisões. Por exemplo, a McKinsey estima que a monetização de dados de carros conectados poderia gerar US$ 250 bilhões a US$ 400 bilhões em valor incremental anual para players em todo o ecossistema de mobilidade em 2030. E a economia de dados da União Europeia quase triplicará entre 2018 e 2025, atingindo um valor de 829 bilhões de euros.

No entanto, não é certo até que ponto as organizações serão capazes de realmente materializar essas oportunidades. De acordo com um relatório global da IDC e da Seagate, apenas 32% dos dados disponíveis para empresas são colocados para trabalhar. Além disso, de acordo com a Comissão Europeia, “atualmente, um pequeno número de grandes empresas de tecnologia detém uma grande parte dos dados do mundo. Isso poderia reduzir os incentivos para que as empresas baseadas em dados surjam, cresçam e inovem.”

A Nuvem descentralizada e as infraestruturas de dados adotam uma abordagem radicalmente nova para enfrentar esse desafio. Eles permitem o compartilhamento e a agregação de dados, insights e serviços em escala sem intermediário central. Isso cria condições de concorrência equitativas, com poder e oportunidades distribuídos por todas as partes.

Assim, Gaia-X está emergindo como um ponto focal desse empreendimento. Ele conecta infraestruturas centralizadas e descentralizadas para fortalecer a capacidade de acessar e compartilhar dados com segurança e confiança. Gaia-X agora está entrando em sua fase operacional com os primeiros projetos emblemáticos e as primeiras soluções compatíveis devem ser certificadas em dezembro de 2021 .

Participação da HPE

A HPE é membro desde o início da criação da organização sem fins lucrativos Gaia-X AISBL e contribui para a arquitetura, os padrões e a certificação do projeto. A HPE já está trabalhando com dezenas de organizações em toda a Europa para ajudá-las a se prepararem para infraestruturas de dados descentralizadas.

Um elemento central da Estrutura da solução HPE para Gaia-X é uma arquitetura de referência que define a base dos componentes necessários para construir os casos de uso do Gaia-X. Ele garante a operação segura da infraestrutura para cargas de trabalho descentralizadas e inclui uma estrutura de governança central.

A base tecnológica é a plataforma de software HPE Ezmeral, que fornece recursos como acesso unificado a dados distribuídos e controle unificado de clusters Kubernetes distribuídos. A HPE também aproveita o SPIFFE, a Estrutura de identidade de produção segura para todos, o SPIRE e o SPIFFE Runtime Environment – padrões de código aberto para autenticação segura de serviços de software por meio do uso de identidades criptográficas independentes de plataforma.

A plataforma de negócios O Cloud28 + permite que os clientes aproveitem e monetizem seus dados e serviços por meio de um mercado. Essa plataforma foi criada originalmente como o catálogo de serviços da comunidade Cloud28 + e agora está disponível para ser usada por organizações individuais, além da rede de parceiros da HPE.

A HPE vem contribuindo ativamente para a definição da arquitetura e dos padrões do Gaia-X, equipando sua estrutura de solução com as interfaces, conectores e serviços necessários para que os clientes possam se conectar perfeitamente à plataforma e ao ecossistema.

O HPE Solution Framework para Gaia-X e o HPE Roadmap Service para Gaia-X estão disponíveis na Europa. Componentes de solução individuais e ambientes de solução inteiros estão disponíveis por meio dos serviços de Nuvem HPE GreenLake. As interfaces e conectores Gaia-X estarão disponíveis assim que as especificações forem definidas.

Serviço
www.hpe.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.