book_icon

O mercado de trabalho 2024 pede profissionais especializados

Mudanças no mercado, aceleração industrial e tecnológica ditam as novas tendências de trabalho para o próximo ano

O mercado de trabalho 2024 pede profissionais especializados

Fim de ano chegou e com ele o desejo de conquistar um emprego, procurar novas oportunidades ou até mudar de área de atuação. 2023 foi o ano dos apps, do tão comentado Chat GPT e da Inteligência Artificial. Não é à toa que de acordo com o The Future of Jobs Report 2023 do Fórum Econômico Mundial, postos de trabalhos relacionados à Inteligência Artificial, Segurança de Dados e novas tecnologias lideram o ranking de tendências para os próximos anos.

Em primeiro lugar na projeção de cargos que serão criados até 2027, de acordo com a pesquisa, está o especialista em Inteligência Artificial e Desenvolvedor de Máquinas, seguido por Especialista em Sustentabilidade e o Analista de Inteligência em Negócios em terceiro lugar. Outros cargos se destacam no topo da lista como Analista de Segurança da Informação (4º), Especialistas em Big Data (8º), em Transformação Digital (10º) e E-Commercer (12º).

Com o processo de industrialização e mais recentemente de digitalização das empresas em todas as áreas, o receio da substituição de mão de obra humana por maquinário mais eficiente e por tecnologias como a Inteligência Artificial tem sido constante

Com o processo de industrialização e mais recentemente de digitalização das empresas em todas as áreas, o receio da substituição de mão de obra humana por maquinário mais eficiente e por tecnologias como a Inteligência Artificial tem sido constante. Mas não é o que aponta o relatório do Fórum, no qual 86% das empresas pretendem ampliar e investir na sua atuação digital até 2027. Com isso, esperam aumentar em até 52% os cargos, contra somente 19% que esperam uma queda.

“É interessante essa movimentação do mercado de trabalho que, investe em máquinas, IA e soluções mais tecnológicas e ao mesmo tempo surgem novas demandas de profissionais. Hoje, por exemplo, temos profissões que não existiam há 10 anos”, conta Josney Lara, diretor de negócios da InfoWorker, empresa especialista em soluções de tecnologia.

As empresas também têm mostrado um maior interesse nos chamados soft skills, que são competências relacionadas ao desenvolvimento interpessoal, solução de problemas, pensamento analítico e criativo, flexibilidade, agilidade e motivação. Habilidades essas que aparecem no topo da pesquisa, sendo consideradas essenciais para a força de trabalho da empresa.

Segundo Josney, mais do que nunca os profissionais devem estar atentos às mudanças e necessidades deste novo mercado ultra conectado, não somente para acompanhá-lo, mas para prever tendências e se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo.

Serviço
infoworker.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.