Empresas no mundo todo estão discutindo como usar a IA generativa dentro de suas corporações, de forma a trazer maior produtividade e eficiência aos negócios. Kareem Yusuf, vice-presidente sênior de gerenciamento e Crescimento de Produtos da IBM Software postou um artigo no blog da companhia sobre esse tema. “Em menos de um ano, saímos do paradigma ‘administrar seus negócios e aplicar a IA para ajudar’ para uma realidade em que empresas de todos os setores estão pensando em como incorporar a IA à estrutura de suas estratégias. A IA generativa baseada em modelos básicos nos trouxe a esse ponto de inflexão. Na verdade, uma nova pesquisa do estudo de CEO do Institute for Business Value (IBV) da IBM descobriu que três em cada quatro (75%) CEOs entrevistados acreditam que a organização com a IA generativa mais avançada vence, e 43% dos CEOs respondentes dizem que suas empresas já estão usando IA generativa para suportar suas decisões estratégicas”, comentou o executivo.
No passado, disse Yusuf, dimensionar e operacionalizar a IA era um desafio para as organizações. De acordo com um comunicado de imprensa do Gartner, uma pesquisa revelou que, em média, 54% dos projetos de IA passam do piloto à produção. As empresas precisam de parceiros de transformação com a experiência e os recursos certos para ajudá-los em seus caminhos.
Segundo Yusuf, a IA generativa pode ser aplicada a uma variedade de casos de uso, como classificação de entrada escrita, transformação de texto específico de domínio em resumos personalizados, identificação e extração de informações essenciais de dados não estruturados e geração de código, conteúdo de marketing e muito mais.
Ainda de acordo com o executivo, existem algumas áreas-chave que são relevantes para a maioria das empresas e estão prontas para ganhos rápidos em produtividade e tempo de valorização:
Talento
Os departamentos de RH estão adotando a IA generativa para gerenciar suas cargas de trabalho com mais eficiência. Ao treinar seus modelos com dados de RH específicos da empresa, os profissionais de RH podem usar a IA para ajudar em tarefas como criar anúncios de emprego, resumir grupos de currículos recebidos e ajudar os profissionais a entender melhor os novos documentos de política.
Serviço de atendimento ao consumidor
As organizações podem combinar dados de clientes e IA generativa para criar experiências personalizadas em escala por meio de chatbots e assistentes digitais. A IA tem sido bem-sucedida em lidar com chamadas de call center, para melhorar o serviço e permitir que agentes humanos se concentrem em tarefas mais complexas.
Modernização de aplicativos
Os engenheiros podem usar a IA para gerar e desenvolver códigos iniciais e playbooks. Na verdade, no âmbito da modernização de aplicativos e operações corporativas de TI, isso pode ser vinculado a um aumento na produtividade.
A mudança para um mundo que prioriza a IA
As empresas estão explorando opções para implementar IA – elas podem criar seus próprios modelos desde o início ou usar uma combinação de modelos proprietários e de código aberto. Plataformas prontas para empresas, ferramentas de ponta a ponta e conhecimento técnico podem ajudá-los a começar, mas há fatores a serem lembrados ao adotar a IA:
Construir IA confiável é fundamental
À medida que as empresas trilham um novo território de IA, elas precisam ter certeza de que a IA que estão usando para decisões e resultados de missão crítica é construída para ser confiável, ética e confiável. Ele deve ser projetado para ser explicável, justo, robusto e transparente e priorizar e proteger a privacidade e os direitos de dados dos consumidores para ajudar a gerar confiança.
As soluções devem ser adaptadas às necessidades exclusivas das empresas
A chave para a diferenciação das empresas em IA – seja baseada em aprendizado de máquina ou modelos básicos – é personalizar e adaptar a tecnologia às necessidades e prioridades específicas de seus clientes. A vantagem dos modelos de fundação está enraizada em sua capacidade de se ajustar aos dados exclusivos de uma empresa e ao conhecimento de domínio com especificidade que antes era muito difícil e altamente trabalhosa.
Os ambientes de IA devem ter governança e flexibilidade em seu núcleo
As iniciativas de IA devem evoluir com base nas demandas e oportunidades em constante mudança. Ao mesmo tempo, é crucial que as organizações implementem a IA em um ambiente que sustente a governança, a transparência e a ética para navegar com eficácia pelas complexidades das demandas regulatórias e de conformidade. Uma abordagem Multicloud híbrida facilita a escalabilidade e a adoção de novos processos e fluxos de trabalho em uma escala maior.
A IBM está capacitando as empresas na era da IA
A IBM está empenhada em capacitar uma geração de negócios, abrangendo todos os setores, para incorporar a IA no centro de suas estratégias. Fornecemos soluções de IA de criação de valor abertas e direcionadas para empresas. O IBM watsonx – nossa plataforma de dados e IA corporativa – oferece uma abordagem contínua, eficiente e controlada para implantação de IA em uma variedade de ambientes.
Serviço
www.ibm.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo