book_icon

Remessas de PCs somaram 286 mi em 2022, uma queda de 16%, diz Gartner

A antecipação de uma recessão global, o aumento da inflação e as taxas de juros mais altas tiveram um grande impacto na demanda de PCs

Remessas de PCs somaram 286 mi em 2022, uma queda de 16%, diz Gartner

As remessas mundiais de PCs totalizaram 65,3 milhões de unidades no quarto trimestre de 2022, uma queda de 28,5% em relação ao quarto trimestre de 2021, de acordo com resultados preliminares do Gartner, a maior queda desde o início da série histórica em meados da década de 1990. No ano, as remessas de PCs somaram 286,2 milhões de unidades em 2022, uma queda de 16,2% em relação a 2021.

“A antecipação de uma recessão global, o aumento da inflação e as taxas de juros mais altas tiveram um grande impacto na demanda de PCs”, explicou Mikako Kitagawa, analista-diretor do Gartner. “Como muitos consumidores já têm PCs relativamente novos que foram comprados durante a pandemia, a falta de acessibilidade está substituindo qualquer motivação para comprar, fazendo com que a demanda por PCs caia para o nível mais baixo em anos”, disse.

A indústria de PCs experimentou altos e baixos muito incomuns nos últimos 11 anos. Após o período de crescimento extraordinário entre 2020 e 2021 devido à pandemia, o mercado iniciou claramente uma tendência de queda que continuará até o início de 2024

“O mercado de PCs corporativos também está sendo afetado pela desaceleração da economia”, acrescentou Kitagawa. “A demanda de PCs entre as empresas começou a cair no terceiro trimestre de 2022, mas o mercado agora mudou de suavidade para deterioração. Os compradores corporativos estão estendendo os ciclos de vida dos PCs e atrasando as compras, o que significa que o mercado empresarial provavelmente não voltará a crescer até 2024”, previu.

Simultaneamente, níveis mais altos de estoque de PC começaram a crescer no primeiro semestre de 2022 e se tornaram um gargalo para o mercado de PCs. A baixa oferta de PCs causada por alta demanda e interrupções na cadeia de suprimentos até 2021 rapidamente se transformou em excesso de oferta, uma vez que a demanda desacelerou rápida e significativamente.

Embora a Lenovo tenha mantido uma participação de mercado de 24%, a empresa experimentou seu declínio mais acentuado desde que o Gartner começou a monitorar o mercado de PCs. As remessas da Lenovo caíram em todas as regiões, exceto no Japão, caindo mais de 30% na EMEA e na América Latina.

A HP e a Dell também experimentaram declínios historicamente acentuados. A HP foi mais atingida no mercado EMEA, onde as remessas diminuíram 44% em relação ao ano anterior. Para a Dell, a fraca demanda no mercado de grandes empresas impactou os embarques no segundo semestre de 2022.

Visão geral regional

O mercado de PCs dos EUA caiu 20,5% no quarto trimestre de 2022, registrando seu sexto trimestre consecutivo de declínio nas remessas. Ecoando a tendência do mercado global de PCs, os gastos com PCs de consumidores e empresas diminuíram devido às condições econômicas.

“Mesmo quando os fornecedores ofereciam grandes descontos para PCs durante as festas de fim de ano, na tentativa de reduzir o estoque, os consumidores não se deixaram convencer a poupar seu dinheiro”, disse Kitagawa.

A HP assumiu o primeiro lugar no mercado de PCs dos EUA com base em remessas com 26,8% de participação de mercado. A Dell segue com 23,4% da participação no mercado de PCs dos Estados Unidos

O mercado de PC EMEA teve um declínio histórico de 37,2% ano a ano, devido à interseção de agitação política, pressões inflacionárias, aumentos nas taxas de juros e uma recessão iminente.

“Um declínio dessa magnitude só acontece quando a demanda do mercado efetivamente para”, disse Kitagawa. “A confiança das empresas e dos consumidores em toda a EMEA entrou em colapso, levando a uma enorme queda na demanda de PCs. Um aumento maciço no estoque também limitou severamente as oportunidades de venda, pois os vendedores se concentram em mover estoque antigo”, observou.

O mercado da Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, caiu 29,4% em relação ao ano anterior, principalmente devido ao mercado da China. Embora o quarto trimestre tenha sido tradicionalmente a alta temporada para o mercado de PCs empresariais da China, os cortes orçamentários do governo chinês e a incerteza sobre as mudanças nas políticas do COVID levaram a uma queda significativa na demanda geral de PCs.

Visão geral anual

As remessas mundiais de PCs totalizaram 286,2 milhões de unidades em 2022, uma queda de 16,2% em relação a 2021, a pior queda anual desde o início da série histórica de PCs do Gartner

“As remessas totais de PCs em 2022 estavam próximas dos níveis pré-Covid, com as remessas de 2019 bem abaixo de 300 milhões de unidades”, disse Kitagawa. “A indústria de PCs experimentou altos e baixos muito incomuns nos últimos 11 anos. Após o período de crescimento extraordinário entre 2020 e 2021 devido à pandemia, o mercado iniciou claramente uma tendência de queda que continuará até o início de 2024”, afirmou.

No ranking dos fabricantes que mais venderam no ano de 2022, a Lenovo encabeça a lista, com 68,9 milhões de unidades e market share de 24,1%. Em seguida vem a HP com 55,5 milhões de PCs vendidos (19,4%), a Dell Technologies com 50 milhões (17,5%), a Apple com 27,9 milhões (9,8%), a Asus com 20,6 milhões (7,2%) e a Acer com 18,7 milhões (6,5%).

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.