book_icon

Após queda, mercado global de semicondutores se recupera em 2024, diz IDC

A demanda por IA em todas as principais aplicações impulsionará a recuperação do mercado geral de vendas de semicondutores em 2024

Após queda, mercado global de semicondutores se recupera em 2024, diz IDC

De acordo com a pesquisa mais recente da IDC, com a explosão da demanda global por Inteligência Artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC), juntamente com a estabilização da demanda por smartphones, computadores pessoais, infraestrutura e crescimento resiliente no setor automotivo, espera-se que a indústria de semicondutores inaugure uma nova onda de crescimento. Os produtos semicondutores abrangem circuitos lógicos integrados (IC), IC analógico, microprocessador e microcontrolador IC e memórias.

“O controle estrito de fornecimento e produção dos fabricantes de memória levou ao aumento dos preços a partir do início de novembro, e a demanda por IA em todas as principais aplicações impulsionará a recuperação do mercado geral de vendas de semicondutores em 2024. A cadeia de fornecimento de semicondutores, incluindo design, fabricação, embalagem e testes se despedirão da recessão em 2023”, afirma Galen Zeng, gerente sênior de Pesquisa de Semicondutores da IDC Ásia/Pacífico.

À medida que os requisitos de funcionalidade e desempenho dos chips semicondutores continuam a melhorar, as tecnologias avançadas de empacotamento tornam-se cada vez mais importantes

A IDC prevê oito tendências para o mercado de semicondutores em 2024:

Nº 1: O mercado de vendas de semicondutores se recuperará em 2024 com uma taxa de crescimento anual de 20%

O processo de esgotamento dos estoques da cadeia de suprimentos continua devido à fraca demanda do mercado. Embora existam alguns pedidos curtos esporádicos e pedidos urgentes no segundo semestre de 2023, ainda é difícil reverter o declínio anual de 20% do primeiro semestre, portanto, espera-se que o mercado de vendas de semicondutores ainda diminua 12% em 2023. Depois a recessão do mercado de memória de mais de 40% em 2023, em 2024 o efeito da redução na produção para aumentar o preço do produto, juntamente com o aumento na penetração de HBM de alto preço deverá se tornar uma força motriz para o mercado crescimento. Com a recuperação gradual da procura de smartphones e a forte procura por chips de IA, a IDC espera que o mercado de semicondutores regresse a uma tendência de crescimento em 2024, com uma taxa de crescimento anual superior a 20%.

Nº 2: ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista) e infoentretenimento impulsionam o desenvolvimento do mercado de semicondutores automotivos

Embora o crescimento do mercado automóvel tenha permanecido resiliente, a tendência da inteligência automotiva e da eletrificação é clara e é um motor importante para o futuro mercado de semicondutores. ADAS é responsável pela maior parte do mercado de semicondutores automotivos, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 19,8% até 2027, respondendo por 30% do mercado de semicondutores automotivos naquele ano. O infotainment responde pela segunda maior participação do mercado de semicondutores automotivos, com um CAGR de 14,6% até 2027, respondendo por 20% do mercado naquele ano, impulsionado pela inteligência automotiva e conectividade. No geral, cada vez mais produtos eletrônicos automotivos dependerão de chips, o que significa que a demanda por semicondutores será constante e de longo prazo.

Nº 3: Aplicativos de IA de semicondutores espalhados de Data Centers para dispositivos pessoais

A IA está causando grande impacto porque os Data Centers exigem maior poder de computação, processamento de dados, modelos complexos de linguagem grande e análise de Big Data. Com o avanço da tecnologia de semicondutores, espera-se que mais funções de IA sejam integradas em dispositivos pessoais a partir de 2024. Smartphones de IA, PCs de IA e dispositivos vestíveis de IA serão gradualmente lançados no mercado. Espera-se que existam aplicações mais inovadoras para dispositivos pessoais após a introdução da IA, o que estimulará positivamente o aumento da procura de semicondutores e embalagens avançadas.

Nº 4: O esgotamento do estoque de design de IC termina gradualmente, mercado da Ásia-Pacífico deverá crescer 14% até 2024

Embora o desempenho dos projetistas de IC na Ásia-Pacífico tenha sido relativamente lento em 2023 devido à longa racionalização de estoques, a maioria dos fornecedores permaneceu resiliente, apesar da pressão do mercado. Cada fornecedor investiu ativamente e inovou para permanecer relevante na cadeia de suprimentos. Além disso, as empresas de design de IC continuam a cultivar tecnologias, aproveitando a adoção de IA em dispositivos de clientes e no setor automotivo. Com a recuperação gradual do mercado global de dispositivos pessoais, haverá novas oportunidades de crescimento e estima-se que o mercado global cresça 14% anualmente em 2024.

Nº 5: Aumenta a demanda por processos avançados na indústria de fundição

A indústria de fundição foi afetada pela correção de inventário e pelo fraco ambiente de procura, uma vez que as taxas de utilização da capacidade caíram significativamente em 2023, especialmente para tecnologias de processos maduros acima de 28nm. No entanto, devido à recuperação da procura de alguns produtos eletrónicos de consumo e à procura de IA, as fábricas de 12 polegadas têm vindo a recuperar lentamente no segundo semestre de 2023, sendo a recuperação dos processos avançados a mais óbvia. Olhando para 2024, com os esforços da TSMC, Samsung e Intel, e a estabilização gradual da procura do utilizador final, o mercado continuará a crescer e espera-se que a indústria global de fundição de semicondutores cresça na casa dos dois dígitos no próximo ano.

Nº 6: Crescimento da capacidade de produção da China e intensificação da concorrência de preços para processos maduros

Sob a influência da proibição dos EUA, a China tem expandido ativamente a sua capacidade de produção. Para manter a sua taxa de utilização da capacidade, a indústria chinesa continuou a oferecer preços preferenciais, o que deverá pressionar as fundições “não chinesas”. Além disso, o inventário de controle industrial e CI de automóvel no segundo semestre de 2023 até ao primeiro semestre de 2024 terá de ser desestocado a curto prazo, uma vez que a produção de wafers está concentrada principalmente em processos maduros, o que continuará a colocar pressão sobre os fornecedores e a sua capacidade de recuperar o poder de negociação.

Nº 7: O CAGR do mercado de embalagens 2,5/3D deverá ser de 22% de 2023 a 2028

À medida que os requisitos de funcionalidade e desempenho dos chips semicondutores continuam a melhorar, as tecnologias avançadas de empacotamento tornam-se cada vez mais importantes. Espera-se que o mercado de pacotes 2,5/3D cresça a um CAGR de 22% de 2023 a 2028, tornando-se uma área de alto interesse no mercado de testes de pacotes de semicondutores.

Nº 8: A capacidade da cadeia de suprimentos do CoWoS se expande duas vezes, aumentando o fornecimento de chips de IA

A onda de IA levou a um aumento na demanda por servidores, que dependem da avançada tecnologia de empacotamento CoWoS da TSMC. Atualmente, ainda existe uma lacuna de 20% entre a oferta e a procura de CoWoS. Além da Nvidia, as empresas internacionais de design de IC também estão aumentando seus pedidos. Estima-se que a capacidade do CoWoS aumentará 130% até o segundo semestre de 2024, e mais fornecedores entrarão ativamente na cadeia de abastecimento do CoWoS, o que deverá tornar o fornecimento de chips de IA ainda mais robusto em 2024, e será um importante impulsionador do crescimento para o desenvolvimento da adoção da IA.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.