book_icon

Microsoft anuncia disponibilidade do Fabric e versão prévia com IA generativa

Com o Copilot in Microsoft Fabric é possível usar linguagem natural para criar fluxos de dados e pipelines, escrever instruções SQL, criar relatórios ou até mesmo desenvolver modelos de ML

Microsoft anuncia disponibilidade do Fabric e versão prévia com IA generativa

Durante o evento Microsoft Ignite 2023 na semana passada, Arun Ulagaratchagan, vice-presidente corporativo do Azure Data da Microsoft, anunciou as novidades do Microsoft Fabric, apresentado no início deste ano para clientes selecionados e que agora está disponível para compra para todos. “O Microsoft Fabric conquistou a imaginação de nossos clientes, parceiros e membros da comunidade. Desde o anúncio da versão prévia, 25 mil organizações em todo o mundo já estão usando o Fabric hoje, incluindo 67% das empresas Fortune 500. A maioria dos clientes aprecia a proposta de valor ponta a ponta do Fabric, com 84% das empresas usando três ou mais cargas de trabalho”, contou o executivo.

Segundo ele, o Fabric combina o melhor do Microsoft Power BI, do Azure Synapse Analytics e do Azure Data Factory para criar uma plataforma única e unificada de software como serviço (SaaS) com sete cargas de trabalho principais, cada uma desenvolvida especificamente para pessoas e tarefas específicas. Ao criar uma plataforma única com ferramentas para todos os profissionais de dados em uma experiência e arquitetura unificadas, o Fabric pode reduzir o custo e o esforço típicos de integração de serviços analíticos e ajudar a simplificar seu patrimônio de dados. A arquitetura unificada do Fabric simplifica o faturamento, fornecendo um pool único de capacidade e armazenamento que é usado para cada carga de trabalho. Ele também ajuda a gerenciar e proteger os dados de maneira mais eficaz com recursos de governança e segurança de ponta a ponta que funcionam em dados no Microsoft Fabric e além.

No Azure AI Studio, os desenvolvedores podem executar modelos em dados do OneLake e quaisquer outros dados suportados por atalhos do Fabric, incluindo Azure Data Lake Storage Gen2 e Amazon S3

“Estamos incorporando IA em todas as camadas do Microsoft Fabric para ajudar todos os profissionais de dados a fazerem mais e com mais rapidez. Com o Copilot in Microsoft Fabric, você pode usar linguagem natural para criar fluxos de dados e pipelines, escrever instruções SQL, criar relatórios ou até mesmo desenvolver modelos de Machine Learning”, disse Ulagaratchagan. “Hoje, temos o prazer de anunciar a versão prévia pública do Copilot in Fabric, começando com as experiências Power BI, Data Factory, Data Engineering e Data Science. No Power BI, você pode criar relatórios impressionantes e resumir seus insights em resumos narrativos em segundos. No Data Factory, você pode simplesmente descrever como deseja ingerir e transformar os dados usando linguagem natural e o Copilot faz o resto. Ao trabalhar em um notebook em Engenharia de Dados ou Ciência de Dados, você pode enriquecer, modelar, analisar e explorar seus dados mais rapidamente”, explicou.

A versão prévia do Copilot in Microsoft Fabric será implementada em etapas, com o objetivo de que os clientes com capacidade Fabric (F64 ou superior) ou capacidade Power BI Premium (P1 ou superior) tenham acesso à versão prévia do Copilot até o final de março de 2024. “Você não precisa se inscrever para participar da versão prévia, ela ficará automaticamente disponível para você como uma nova configuração no Portal de Administração do Fabric quando for implementada para seu locatário. Quando a cobrança das experiências do Copilot in Fabric começa, você pode simplesmente contabilizar o uso do Copilot em relação à capacidade existente do Fabric ou do Power BI Premium. Confira os documentos do Copilot in Fabric para obter instruções e requisitos completos e não hesite em entrar em contato com seu representante ou parceiro da Microsoft ou deixar um comentário no site da comunidade Fabric se tiver alguma dúvida”, disse Ulagaratchagan.

Mais novidades

“Anunciamos agora uma expansão destas capacidades de governação e segurança através de uma integração mais estreita com o Microsoft Purview. No Fabric, agora você pode aplicar manualmente rótulos de confidencialidade da Proteção de Informações do Purview para classificar dados confidenciais do Fabric – um conceito familiar para os milhões de usuários do Microsoft 365 que empregam esses rótulos todos os dias. Também simplificámos as auditorias ao capturar automaticamente as operações do utilizador e do sistema nos registos de auditoria do Microsoft Purview. Tanto os rótulos de sensibilidade como a integração de auditoria estão agora disponíveis ao público em geral”, revelou Ulagaratchagan.

O executivo ainda anunciou a integração entre o Azure AI Studio e o Microsoft Fabric, impulsionando uma nova era na inovação orientada pela IA. Com essa combinação, o usuário pode criar com segurança soluções de IA e modelos personalizados no Azure AI Studio usando dados integrados e limpos no Microsoft Fabric. No Azure AI Studio, os desenvolvedores podem executar modelos em dados do OneLake e quaisquer outros dados suportados por atalhos do Fabric, incluindo Azure Data Lake Storage Gen2 e Amazon S3. O Azure AI Search pode armazenar, indexar e recuperar dados, incluindo incorporações de vetores, de qualquer uma dessas fontes por meio do OneLake.

Serviço
www.microsoft.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.