Adquirir as melhores práticas gerenciais é, sem dúvidas, o objetivo de toda empresa. Para isso, é importante ter bem alinhado os processos, a fim de atingir máxima assertividade. Quem sabe bem disso é a APAS (Associação Paulista de Supermercados), maior entidade de classe do setor supermercadista brasileiro, que acaba de adotar o SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã, com o intuito de obter melhoria contínua dos processos. O projeto é de responsabilidade do Grupo Inovage.
Com 52 anos de tradição, a APAS representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade, representando mais de 1,5 mil associados e 4,9 mil lojas de pequeno a grande porte. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado.
Entre os seus desafios, se destacam a busca contínua pela melhoria dos controles operacionais, segurança e, principalmente, a maior confiabilidade de dados. Por isso, a APAS buscou uma nova ferramenta que integrasse todos esses aspectos, bem como minimizasse a necessidade de novas customizações.
“Optamos pela ferramenta da SAP por possuir uma ampla representatividade e credibilidade global, além do ERP fornecer uma interface que vem ao encontro do que buscamos, agregando para uma melhor governança corporativa”, pontua Anderson Batista Santos, gerente de Gestão Corporativa da associação.
Após a escolha do sistema, a APAS selecionou os responsáveis pela implementação. Um dos critérios estabelecidos pela associação foi uma consultoria com experiência no segmento. Desta forma, a escolhida foi o Grupo Inovage. “Iniciamos há muito tempo o contato com o Grupo Inovage que, desde o início, esteve disposto em nos apresentar um projeto consistente, uma vez que conhecem bem o nosso segmento. Além disso, o time vem demonstrando amplo empenho em traçar uma estratégia assertiva, o que nos traz ainda mais confiança e certeza da nossa escolha”, explica Marcos Paulo Pesanti, coordenador de TI da APAS.
Para Marcos Corrêa, CEO do Grupo Inovage, o projeto da APAS é motivo de orgulho. “Nos sentimos honrados em termos sido escolhidos pela APAS, uma associação que possui uma alta representatividade no setor supermercadista para realizar a integração do SAP Business One em seu negócio. Estamos felizes em fazer parte dessa nova etapa da organização, que temos a certeza de que irá render importantes resultados”, enfatiza.
O projeto teve início em setembro deste ano, e tem como previsão de conclusão janeiro de 2025. O prazo leva em conta o período de organização dos eventos realizados pela APAS que acontecerão no primeiro semestre de 2024, além de seguir um protocolo de migração de sistema que visa, durante esse período, preparar o time para uma implementação bem-sucedida.
Mediante todos esses fatores, a APAS mantém elevada suas expectativas com o projeto. A entidade pretende, por meio do ERP, obter uma redução de trabalho operacional, uma vez que os processos serão automatizados na ferramenta, garantindo total segurança no armazenamento de dados de registros, além da agilidade do fluxo operacional, que será redesenhado mediante a integração do software.
E, no que depender da APAS, esse é só o início. “Estamos começando uma nova fase que temos certeza de que irá nos trazer importantes ganhos gerenciais e estratégicos. Temos como nosso principal alinhado nessa jornada o SAP Business One, uma ferramenta robusta, além do apoio do Grupo Inovage, que fará toda a diferença para avançarmos ainda mais”, finaliza Santos.
Serviço
www.sap.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo