book_icon

O mercado ganha nova versão do Red Hat OpenShift Service on AWS

Atualização possibilita que usuários gerenciem e automatizem partes da infraestrutura de TI, dando mais espaço para a inovação de tecnologia e serviços

O mercado ganha nova versão do Red Hat OpenShift Service on AWS

Red Hat, empresa global no fornecimento de soluções Open Source empresariais, acaba de disponibilizar, em parceria com a Amazon, uma nova versão operacional para o Red Hat OpenShift Service on AWS (Rosa), plataforma de aplicações que permite criar e implantar aplicações mais rapidamente e com a escala do AWS. Com esses recursos, usuários da ferramenta podem se concentrar na inovação tecnológica, deixando de lado o gerenciamento de infraestrutura por meio dos planos de controle hospedados. Além disso, a atualização oferece um melhor custo-benefício para clientes da solução.

Com base no projeto HyperShift, o Rosa com planos de controle hospedados fornece um painel de comando robusto e flexível, isolado em uma conta de serviço no AWS. Ao transferir do plano de controle para longe do ambiente do cliente, os usuários da ferramenta obtêm benefícios na performance de tecnologia e ainda economizam em seu plano de subscrição.

Com planos de controle hospedados, o provisionamento torna-se mais agilizado e eficiente, reduzindo o tempo necessário para começar a implementação de aplicações de infraestrutura 

Ao hospedar e gerenciar o plano de controle em uma conta AWS do serviço Rosa, em vez da conta individual do cliente, o usuário pode utilizar os recursos da plataforma de forma mais eficiente e assertiva, como, por exemplo:

Custo total de propriedade otimizado
De acordo com estudo conduzido pela Red Hat, com a implementação do Rosa com planos de controle hospedados, os usuários podem reduzir os custos em até cinco vezes, em comparação com um plano de controle hospedado em sua própria conta na Nuvem. Os clientes também podem inicializar e desativar Clusters de forma mais rápida e prática quando não houver mais uso, aumentando a economia do serviço.

Planos de controle hospedados também fornecem mais flexibilidade e portabilidade para uma cobrança centralizada, permitindo que os clientes alternem entre tipos de nós, o número de conexões simultâneas, mais facilmente. A infraestrutura total também é enxuta, proporcionando eficiência e rapidez.

Melhor eficiência operacional
Com planos de controle hospedados, o provisionamento torna-se mais agilizado e eficiente, reduzindo o tempo necessário para começar a implementação de aplicações de infraestrutura. Além disso, o agendamento de cargas de trabalho só precisa esperar os nós de trabalhadores, o que simplifica e acelera o processo de construção e implantação tecnológica. O Rosa com planos de controle hospedados também elimina a necessidade de escalar o plano de controle, uma vez que esse recurso é gerido automaticamente dentro da própria conta.

Maior confiabilidade e resiliência
O plano de controle evita que usuários deletem recursos de nuvem por engano, já que, a partir de agora, apenas administradores irão interagir com as cargas de trabalho, não com os comandos do dia a dia. Essa feature simplifica o modelo de propriedade e dependência entre planos gerenciados. Os usuários podem atualizar o plano de controle e nós de trabalhador seletiva e separadamente, o que aumenta o controle e a flexibilidade durante as operações cotidianas.

Melhoras de arquitetura
Construída especificamente para serviços gerenciados, a última interação do Rosa introduz uma mudança de paradigma de como as organizações implementam e gerenciam clusters Rosa em escala. Esta arquitetura otimizada fornece diversos benefícios empresariais, mas também gera vários diferenciais tecnológicos.

O Rosa com planos de controle hospedados possibilita que organizações e desenvolvedores:

Lancem aplicações apenas para uma zona de disponibilidade (AZ), duas AZs, ou todas as AZs em uma região sem ter que se preocupar com a disponibilidade do plano de controle, sempre distribuído em várias zonas de disponibilidade.

Provisionem rapidamente um plano de controle dedicado para cada cluster, que pode ser disponibilizado publicamente ou exposto de forma privada por meio de um Endpoint AWS PrivateLink dentro do AWS VPC.

Administradores de Cluster e Nuvem também garantem vários benefícios com a arquitetura do Rosa com planos de controle hospedados, como:

Permitir a utilização de recursos que saiam do escopo dos limites do cluster, destinando apenas uma única fonte da verdade provisionada por meio do rosa CLI ou OpenShift Cluster Manager (OCM).

Todas as máquinas de APIs são gerenciadas externamente por meio do Rosa CLI ou OCM como o MachinePool.

Recursos de nós de API ainda estão disponíveis in-Cluster, como a capacidade de configurar labels e taints em nós existentes.

Componentes OAuth também já não são mais expostos internamente dentro do Cluster.

Fortalecer os limites de segurança para separar planos de controle das cargas de trabalho.

Reduzir um conjunto reduzido de permissões de política do AWS utilizando as políticas aprovadas e publicadas do AWS, com isso diminuindo a complexidade de prerrequisitos e aumentando a segurança ao permitir o reforço de permissões baseado em tags.

Separar o plano de controle e das atualizações dos nós de trabalhadores, aumento o ritmo de atualização e focando em segurança para o plano de controle, sem impactar os nós de trabalhadores. Com isso, desenvolvedores de aplicações terão mais tempo e flexibilidade.

Com a separação do plano de controle e do nó de trabalhador, um Endpoint do AWS PrivateLink fornece uma comunicação direta a partir da sua conta AWS para um balanceador de carga da rede interna. O kubelet para cada nó de trabalhador estabelece a comunicação diretamente com o servidor Kube API Server.

Todo o gerenciamento e gestão no seu Rosa Cluster acontece na conta de serviço do Rosa, sem que seja necessário acessar sua infraestrutura AWS. A política de suporte gerenciado com o AWS garante o nível necessário de acesso tag- enforced à sua infraestrutura AWS para cenários “break-glass”, de emergência, para testes de resolução de problemas e eventuais panes.

O tráfego de aplicações de rede permanece na sua conta AWS, precedido por um balanceador de carga separado. O Rosa com planos de controle hospedados tem como padrão posicionar um balanceador de carga de redes em frente ao roteador de uma aplicação, mas balanceadores de carga clássicos permanecem como uma opção.

Disponível agora
Red Hat OpenShift Service on AWS with hosted control plans fortalece o objetivo de simplificar o uso de Kubernetes e permitir que os usuários foquem no que mais importa para eles: entregar aplicações rapidamente e gerenciá-las de maneira eficiente.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.