book_icon

Samsung lança sensores para aplicações em robótica e Realidade Estendida

Os novos Isocell Vizion 63D e Isocell Vizion 931 da Samsung foram desenvolvidos para facilitar a visão mecânica para futuras aplicações de alta tecnologia

Samsung lança sensores para aplicações em robótica e Realidade Estendida

A Samsung Electronics, fabricante mundial em tecnologia avançada de semicondutores, apresentou nesta terça-feira (19/12) dois novos sensores Isocell Vizion – um sensor de tempo de voo (ToF), o Isocell Vizion 63D, e um sensor de obturador global, o Isocell Vizion 931. Introduzido pela primeira vez em 2020, a linha Isocell Vizion da Samsung inclui sensores ToF e de obturador global projetados especificamente para oferecer recursos visuais em uma ampla gama de casos de uso móvel, comercial e industrial de próxima geração.

“Projetados com tecnologias de sensores de última geração, o Isocell Vizion 63D e o Isocell Vizion 931 da Samsung serão essenciais para facilitar a visão mecânica para futuras aplicações de alta tecnologia, como robótica e Realidade Estendida (XR)”, disse Haechang Lee, vice-presidente executivo da equipe de desenvolvimento de sensores de próxima geração da Samsung Electronics. “Aproveitando nossa rica história em inovação tecnológica, estamos comprometidos em impulsionar o mercado de sensores de imagem em rápida expansão”, observou.

Semelhante à forma como os morcegos usam a ecolocalização para navegar no escuro, os sensores ToF medem a distância e a profundidade calculando o tempo que a luz emitida leva para viajar de e para um objeto.

Particularmente, o Isocell Vizion 63D da Samsung é um sensor ToF indireto (iToF) que mede a mudança de fase entre a luz emitida e refletida para detectar o ambiente em três dimensões. Com precisão e clareza excepcionais, o Vizion 63D é ideal para robôs industriais e de serviço, bem como dispositivos XR e autenticação facial onde alta resolução e medição precisa de profundidade são cruciais.

O Isocell Vizion 63D é o primeiro sensor iToF do setor com um processador de sinal de imagem (ISP) de hardware com detecção de profundidade integrado. Com este design inovador de chip único, ele pode capturar com precisão informações de profundidade 3D sem a ajuda de outro chip, permitindo uma redução de até 40% no consumo de energia do sistema em comparação com o produto Isocell Vizion 33D anterior. O sensor também pode processar imagens em até 60 quadros por segundo em resolução QVGA (320×240), que é uma resolução de exibição de alta demanda usada nos mercados comercial e industrial.

Com base no menor tamanho de pixel de 3,5 mícron do setor em sensores iToF, o Isocell Vizion 63D atinge alta resolução Video Graphics Array (VGA) (640×480) em um formato óptico de 1/6,4”, tornando-o ideal para aplicações compactas e dispositivos móveis.

Graças à tecnologia de dispersão traseira (BST) que melhora a absorção de luz, o sensor Vizion 63D apresenta o mais alto nível de eficiência quântica da indústria, atingindo 38% em um comprimento de onda de luz infravermelha de 940 nanômetros (nm). Isso permite maior sensibilidade à luz e redução de ruído, resultando em qualidade de imagem mais nítida com mínimo desfoque de movimento.

Além disso, o Isocell Vizion 63D suporta os modos de iluminação inundada (alta resolução em curto alcance) e spot (longo alcance), ampliando significativamente seu alcance de distância mensurável dos cinco metros do seu antecessor para 10.

Realidade Estendida

O Isocell Vizion 931 é um sensor de imagem com obturador global feito sob medida para capturar movimentos rápidos sem o “efeito gelatina”. Ao contrário dos sensores de obturador que examinam a cena linha por linha, de cima para baixo, de maneira “rolante”, os sensores de obturador globais capturam a cena inteira de uma vez ou “globalmente”, semelhante à forma como os olhos humanos veem. Isso permite que o Isocell Vizion 931 capture imagens nítidas e sem distorções de objetos em movimento, tornando-o adequado para rastreamento de movimento em dispositivos XR, sistemas de jogos, robôs de serviço e logística, bem como drones.

Projetado em uma resolução VGA de proporção um para um (640 x 640) que reúne mais pixels em um formato menor, o Isocell Vizion 931 é ideal para reconhecimento de íris, rastreamento ocular, bem como detecção facial e de gestos em head-mounted display dispositivos como fones de ouvido XR.

O Isocell Vizion 931 também atinge o mais alto nível de eficiência quântica do setor, fornecendo impressionantes 60% no comprimento de onda da luz infravermelha de 850 nm. Esse feito foi possível com a incorporação do Front Deep Trench Isolation (FDTI), que coloca uma camada de isolamento entre os pixels para maximizar a absorção de luz, além do método BST usado no Isocell Vizion 63D.

O Vizion 931 suporta multidrop que pode conectar perfeitamente até quatro câmeras ao processador do aplicativo usando um único fio. Com o mínimo de fiação necessária, o sensor oferece maior flexibilidade de projeto para os fabricantes de dispositivos.

Serviço
www.samsung.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.