A Atos anunciou uma nova oferta global, desenvolvida para ajudar as empresas a alcançarem os seus objetivos de Responsabilidade Social. Com 57% de pegada de carbono da TI corporativa atribuída aos dispositivos de workplace, esta oferta de serviço representa um grande passo no acesso dos clientes a novas soluções de TI sustentáveis.
Desde 2021, com o anúncio durante a COP26 sobre a parceria da Atos com a startup Circular Computing, que possui certificação Kitemark acreditada pela British Standard Institution (BSI), a companhia expandiu seu portfólio e montou um extenso conjunto de mais de 20 serviços e soluções Tech for Good, abrangendo critérios de valor social e acessibilidade, bem como análise de dados e interfaces do usuário.
O primeiro segmento da nova solução remodela a gestão do ciclo de vida dos dispositivos. A maioria das empresas substitui os notebooks dos funcionários a cada três ou quatro anos, sendo que cada novo dispositivo é responsável por emissões de mais de 300 kg de CO2e (equivalente de dióxido de carbono). Agora, a Atos está colaborando com uma rede global de parceiros para oferecer aos clientes opções de substituição de notebooks com menor emissão de carbono, incluindo atualização com base no desempenho e uso prolongado, recondicionamento ou remanufatura.
No entanto, é crucial medir com precisão o uso dos ativos de TI para otimizá-los e também a pegada de carbono dos comportamentos digitais. A nova solução da Atos inclui um conjunto de painéis de controle que permitem aos usuários finais e executivos monitorar e melhorar sua pegada de carbono no ambiente de trabalho de maneira mais eficiente.
O aplicativo Atos Tech 4 Good Assistant oferece aos funcionários feedback em tempo real sobre seu desempenho em relação a parâmetros ambientais e sociais. O assistente pode recomendar ações, como por exemplo remover programas desnecessários, desligar o laptop ou alterar configurações no dispositivo. A funcionalidade está disponível via Microsoft Teams ou notificações pop-up e fornece um relatório de desempenho mensal para cada usuário.
A última parte do workplace sustentável da Atos fornece dados consolidados e ações recomendadas para líderes de TI e RSE (Responsabilidade Social Corporativa). Essas orientações permitem que os líderes não apenas monitorem de perto e gerenciem a pegada de carbono de seu ambiente de trabalho, mas também melhorem o impacto do serviço em termos de valor social e acessibilidade. As recomendações são projetadas para apoiar relatórios de RSE, que estão se tornando uma tarefa cada vez mais desafiadora para empresas do mundo todo.
A solução Atos Tech 4 Good Assistant já monitora mais de 100 modelos de dispositivos, aplicativos e serviços, e oferece mais de 10 painéis de controle para rastrear métricas como realocação de dispositivos e melhor uso de energia elétrica. A solução foi coprojetada com diversos clientes da Atos para garantir que atenda às necessidades de diferentes setores e geografias antes de se expandir para mais dispositivos e serviços, à medida que a solução ganhe mais mercado em 2024.
“Estou muito empolgada com esta nova solução pois ela não só ajudará a atender as necessidades de monitoramento e relatórios de nossos clientes, como também nos apoiará a dar passos significativos para tornar a descarbonização ainda mais envolvente, capacitando funcionários a fazerem as escolhas certas para o nosso planeta.” Comenta Alexa Van Den Bempt, vice-presidente sênior de Plataformas de Negócios Digitais da Atos Tech Foundations.
Serviço
www.atos.net
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo