book_icon

Robô autônomo caça bituca de cigarro na praia

O BeachBot (BB) é um robô autônomo sobre quatro rodas que usa IA para identificar bitucas de cigarros, recolhê-los e depois descartá-los corretamente em uma lixeira

Robô autônomo caça bituca de cigarro na praia

A Inteligência Artificial (IA) não serve apenas para melhorar processos e ganhar dinheiro, ela pode também preservar o meio ambiente, como recolher lixo na praia, a exemplo de aspiradores de pó robôs que limpam a casa. Anualmente, em torno de 4,5 trilhões de bitucas de cigarros são jogados em espaços públicos e acabam poluindo o meio ambiente. Ela leva cerca de 14 anos para se decompor e quando em contato com a água do mar, libera microplásticos e resíduos químicos danosos à vida aquática.

Pensando nisso, dois holandeses, Edwin Bos e Martijn Lukaart, criaram o Project BB e desenvolveram o BeachBot (BB), um robô autônomo sobre quatro rodas que usa IA para identificar bitucas de cigarros, recolhê-los e depois descartá-los corretamente em uma lixeira. Ainda é um protótipo, mas a dupla vem desenvolvendo novos projetos, como o robô MAPP (foto), projetado para operar em áreas externas, como parques e praias, mapear o local, coletarem dados do lixo e se comunicar com outros robôs para caçarem o lixo de forma colaborativa.

O BeachBot é um robô feito especialmente para ajudar a manter as praias limpas, limpando o lixo pequeno. O protótipo usa um algoritmo de reconhecimento de imagem, por meio de aprendizado de máquina (Machine Learning)  e já reconhece bitucas de cigarro. O robô pega um cigarro que é reconhecido com suficiente certeza e o joga na lixeira. Se o robô não reconhecer o objeto, ele pode enviar a imagem para que uma pessoa dê o comando de recolhimento ou não.

Segundo os idealizadores do projeto, a decisão de se concentrar em pequenos resíduos, incluindo filtros de cigarro e pequenos plásticos, foi porque os funcionários de limpeza das praia se preocupam mais com resíduos volumosos, recolhidos com tratores, deixando os lixos menores para trás.

Se uma bituca de cigarro acaba no mar durante as mudanças de maré, ela é suficiente para poluir centenas de litros de água. Os filtros de cigarro se decompõem em microplásticos, além de possuir um coquetel de substâncias tóxicas: arsênico (veneno de rato!), Chumbo, nicotina e pesticidas. Se o filtro descartado quebrar, esses produtos químicos infiltram-se no solo ou na água e, mais cedo ou mais tarde, também entram em nosso sistema alimentar.

Bos e Lukaart admitem que o BB ainda precisa aprender muito, mas já é capaz de dirigir, detectar bitucas de cigarro e retirá-las mecanicamente. É preciso tornar o robô mais robusto e a equipe está conduzindo vários experimentos para aprender como melhorar o hardware e o software. O Project BB tem como objetivo principal criar mais consciência sobre o lixo. O robô serve como um demonstrador e disparador para iniciar uma discussão sobre o problema do lixo e a necessidade de uma solução robótica.

Serviço
www.projectbb.org

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.