A International Data Corporation (IDC) apresentou suas previsões da agenda mundial do CIO para 2024 e além. As previsões foram apresentadas por Daniel Saroff e Mona Liddell no webinar IDC FutureScape, que está disponível para reprodução sob demanda.
Segundo a IDC, os CIOs de hoje evoluíram do gerenciamento da infraestrutura de TI e da garantia da eficiência dos sistemas para se tornarem estrategistas de negócios importantes. Eles estão na intersecção entre tecnologia e negócios, aproveitando inovações para moldar direções organizacionais, criar valor e aumentar receitas para a empresa. À medida que movem as suas organizações em direção ao objetivo de se tornarem um negócio digital, enfrentam desafios prementes, como a otimização dos investimentos em TI, o fortalecimento da segurança cibernética e a promoção da inovação através da IA generativa (GenAI). A IDC espera que as empresas expandam ainda mais as suas capacidades de negócios digitais à medida que procuram obter vantagem competitiva e os CIOs desempenharão um papel crucial no sucesso destes esforços.
“As empresas, em seus esforços para se manterem competitivas e relevantes, estão a recorrer aos seus CIOs como líderes visionários. Estes CIOs emergem como líderes multifacetados, capazes de fundir tecnologia com estratégias de negócio. Nesta era dinâmica, o papel do CIO não é apenas adaptar-se – está sendo revolucionado”, disse Daniel Saroff, vice-presidente do grupo de Consultoria e Pesquisa da IDC.
O relatório FutureScape 2024 da IDC concentra-se nos fatores externos que alterarão o ecossistema de negócios global nos próximos 12 a 24 meses e como eles afetam os problemas que as equipes de tecnologia e TI enfrentarão à medida que definem, constroem e governam as tecnologias necessárias para prosperar em um mundo digital em primeiro lugar.
Uma análise mais detalhada das dez principais previsões da IDC para CIOs e líderes de negócios digitais revela o seguinte:
Liderando a mudança organizacional em resposta à mudança tecnológica: os CIOs desempenharão um papel fundamental na orquestração de mudanças organizacionais destinadas a abraçar totalmente o potencial da IA, automação e análise de dados. Estas mudanças podem abranger novas funções e responsabilidades, uma mudança para uma cultura ágil e inovadora, a implementação de quadros robustos de governação de dados e medidas reforçadas de segurança cibernética.
A adoção de tecnologias digitais traz desafios e riscos: os sistemas de TI mais antigos podem não ter as capacidades necessárias para suportar eficazmente as cargas de trabalho modernas de IA e análise, o que limita os benefícios que estas tecnologias podem proporcionar. Infraestrutura desatualizada e suporte de TI inadequado também podem aumentar os riscos de uma empresa. Os CIOs precisam de tomar decisões estratégicas sobre a atualização ou modernização da sua infraestrutura de TI para se alinharem com os objetivos digitais da organização.
Projetando sistemas e processos com segurança como elemento fundamental: até 2027, três em cada quatro CIOs incorporarão protocolos de segurança diretamente em sistemas, software e processos. Esta abordagem prevê potenciais vulnerabilidades, fraquezas e ameaças; aborda-os antecipadamente; e tentativas de neutralizá-los antes que o risco possa ser explorado.
Promover uma plataforma de dados: a chave para o sucesso é implementar uma plataforma de dados consistente. As organizações com uma cultura centrada em dados priorizam o gerenciamento estratégico de dados, equipam os funcionários com as ferramentas e habilidades para analisar e agir com base nos dados e baseiam decisões importantes apoiadas em dados onde os insights lideram. As organizações com uma forte cultura centrada em dados terão uma vantagem distinta na era dos negócios digitais.
Alinhando os investimentos em TI com as metas de receita: alcançar as metas de receita está intrinsecamente ligado ao alinhamento dos investimentos tecnológicos com os objetivos de negócios abrangentes. Os líderes mais resilientes orientarão as suas equipas para navegar pelas complexidades da Transformação Digital para garantir que os investimentos em TI contribuem diretamente para os resultados do negócio.
Uma estratégia de IA coesa exigirá uma estrutura de governança robusta: a GenAI se tornará parte integrante de várias funções de negócios e os CIOs deverão gerenciar as expectativas com as linhas de negócios (LOBs). Uma estrutura de governança robusta fornece diretrizes sobre o uso ético e responsável da GenAI e oferece uma abordagem sistemática para seu dimensionamento e integração em toda a empresa.
Construir uma base de talentos, experiência e dados de treinamento da GenAI: investir na GenAI agora criará uma vantagem competitiva de curto prazo, mas não durará. Para obter sucesso a longo prazo com GenAI, os CIOs precisam construir uma base de talentos, experiência e dados de treinamento adaptados às suas necessidades de negócios. Nesta base, os CIOs devem inovar continuamente e identificar novas aplicações de GenAI para permanecerem à frente.
Os CIOs tornam-se centrais para a conformidade regulatória e ESG: os CIOs estão posicionados de forma única na interseção da inovação tecnológica e da implementação de ESG. A sua experiência permite-lhes facilitar a recolha de dados ESG em tempo real, promover relatórios transparentes e impulsionar a tomada de decisões baseada em dados que se alinhem com as metas de sustentabilidade e governança.
Alinhando TI com marketing: a integração de sistemas tecnológicos com iniciativas de marketing pode garantir um fluxo contínuo de informações dos clientes e permitir uma compreensão abrangente desses clientes. Esta perspetiva holística abre caminho para experiências personalizadas e estratégias de envolvimento mais eficazes, promovendo não só a satisfação do cliente, mas também a confiança e a lealdade.
Construindo aplicativos personalizados internamente para diferenciação competitiva: os desenvolvedores internos podem ser emparelhados com desenvolvedores LOB usando ferramentas como GenAI e plataformas de baixo código/sem código para criar soluções que se alinhem aos objetivos de negócios e às necessidades do usuário. Esta abordagem colectiva pode posicionar as organizações para o sucesso num ambiente competitivo em constante evolução.
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Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
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