book_icon

HP lança robô que desenha layouts no canteiro de obra com precisão

O HP SitePrint traz um dispositivo robótico robusto e autônomo, além de leve e transportável, projetado para operar nas condições do canteiro de obras

HP lança robô que desenha layouts no canteiro de obra com precisão

A HP apresentou o HP SitePrint, uma solução robótica que desenha os layouts de canteiro de obras mais complexos com precisão exata, em uma fração do tempo que levaria manualmente – melhorando a produtividade em até dez vezes. O HP SitePrint estará disponível para clientes na América do Norte por meio de um Programa de Acesso Antecipado, a partir de setembro de 2022.

Com US$ 11,4 trilhões, o setor de construção representa 13% do PIB mundial e mostra um crescimento constante de 3,5% CAGR. Apesar disso, o setor enfrenta desafios em produtividade e recursos humanos. Embora a produtividade do trabalho na manufatura tenha crescido em média 3,6% ao ano nas últimas duas décadas, o setor de construção teve um aumento de apenas 1% no mesmo período, de acordo com a McKinsey.

“A adoção da tecnologia e o aumento da digitalização podem ajudar as empresas de construção a obter ganhos de produtividade”, disse Daniel Martínez, vice-presidente e gerente-geral da HP Large Format Printing. “A HP tem desempenhado um papel fundamental na ponte entre os mundos digital e físico com soluções de impressão para arquitetos e engenheiros nos últimos 30 anos. Com o HP SitePrint, estamos tornando mais rápido e fácil do que nunca para os profissionais da construção dar vida a uma ideia no local, ao mesmo tempo em que fornece precisão de layout e reduz custos derivados de retrabalhos”, afirmou.

O HP SitePrint é um conjunto completo e fácil de usar de tecnologias projetadas para automatizar o processo de layout do site, consistindo em:

– Um dispositivo robótico robusto e autônomo projetado para operar nas condições do canteiro de obras. Leve e compacto, é transportável, incluindo um estojo rígido que acomoda todos os componentes da solução;

– Ferramentas na Nuvem para enviar e preparar trabalhos a serem impressos, gerenciar a frota e rastrear o uso;

– Um tablet com tela sensível ao toque para controle remoto e configuração; e

– Um portfólio de tintas para diferentes superfícies, condições ambientais e requisitos de durabilidade.

Projetado para operação autônoma, incluindo prevenção de obstáculos, o HP SitePrint pode melhorar a produtividade do processo de layout do local. Ele pode imprimir linhas e objetos complexos com precisão e repetibilidade consistente, enquanto os recursos de impressão de texto trazem dados adicionais do modelo digital para o canteiro de obras, melhorando a comunicação entre os profissionais da construção.

“O processo de layout manual existente pode ser lento e trabalhoso. Apesar de ser feito por especialistas, sempre existe o risco de erro humano, que pode resultar em retrabalhos caros”, disse Albert Zulps, diretor de Tecnologia Emergente da Skanska, empresa global de construção e desenvolvimento que atualmente utiliza o HP SitePrint em dois importantes projetos nos EUA. “Os especialistas em layout são um recurso escasso que agrega muito valor em termos de planejamento e estratégia, mas muitas vezes acabam dedicando a maior parte do tempo à execução manual. O HP SitePrint nos permite fazer mais com menos, ajudando a reduzir cronogramas graças a um processo de layout muito mais rápido e permitindo que os operadores sêniores se concentrem em outras atividades críticas, como controle de qualidade”, observou.

Trabalhando com parceiros

O posicionamento e a navegação precisos do HP SitePrint no local de trabalho são obtidos por meio de um link para uma Estação Total Robótica.

A HP e a Leica Geosystems, parte da Hexagon, colaboraram para integrar o HP SitePrint com as Estações Totais Robóticas Leica TS16 e Leica iCON iCR80 para fornecer alto desempenho e uma experiência de usuário única.

A HP e a Topcon estão colaborando para integrar o HP SitePrint com o Topcon Layout Navigator e as estações totais robóticas GT.

A HP continuará trabalhando para integrar o HP SitePrint com as principais soluções do mercado.

Programa de acesso antecipado

Por meio de mais de 80 projetos-piloto até o momento em todo o mundo, o HP SitePrint foi rigorosamente testado em vários ambientes – incluindo projetos residenciais, de estacionamento, aeroportos e hospitais. Como parte do Programa de Acesso Antecipado, o HP SitePrint estará disponível para clientes na América do Norte a partir de setembro de 2022. O produto final e o lançamento comercial mais amplo estão planejados para 2023.

Serviço
www.hp.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.