book_icon

Lacuna de habilidades é o principal desafio da TI, mostra pesquisa da Red Hat

Altas cargas de trabalho estão impedindo as pessoas de encontrar tempo para aprimorar suas habilidades, de acordo com 44% dos gerentes de TI do Reino Unido pesquisados

Lacuna de habilidades é o principal desafio da TI, mostra pesquisa da Red Hat

A Red Hat, fornecedora mundial de soluções de código aberto, apresentou nesta terça-feira (5/12) uma nova pesquisa que revela os principais desafios que os líderes de TI entrevistados enfrentam em relação a habilidades, inovação e evolução tecnológica. No geral, os entrevistados citam o pensamento estratégico e as competências empresariais (73%) e as competências em Inteligência Artificial (IA) (72%) como as lacunas cruciais que requerem uma abordagem urgente. Outras lacunas de competências identificadas incluem:

– Habilidades de segurança cibernética (69%).

– Entrega ágil e uso de práticas como pipelines de CI/CD, GitOps e automação (69%).

– Pessoas e competências humanas (69%).

Quase todos os entrevistados (98%) reconhecem os benefícios comerciais do uso de código aberto corporativo agora ou no futuro, com 67% afirmando que o estão usando atualmente

O estudo entrevistou 300 gerentes de TI do Reino Unido em grandes empresas. A pesquisa segue um recente relatório da Red Hat (Prosperando através da mudança com automação de TI em toda a empresa), que identificou que a maior parte dos líderes de TI do Reino Unido entrevistados acredita que a falta de talento é o maior desafio para seus negócios atualmente.

Quando questionados sobre a razão pela qual as equipes de TI estão enfrentando uma escassez de competências, as principais razões citadas foram a elevada carga de trabalho que impede as pessoas de encontrar tempo para melhorar as suas competências (44%) e a falta de orçamento para formação, melhoria de competências ou recrutamento (44%). Estes foram seguidos de perto por:

– Trabalhar em silos impedindo oportunidades de aprendizagem entre equipes (35%).

– Incapacidade de acompanhar o cenário de software complexo e em rápida evolução (34%).

Ter plataformas de TI escaláveis, flexíveis e capacitadas para os cidadãos, e o conhecimento certo para gerar o máximo valor comercial delas, é crucial para acompanhar a rápida evolução de avanços, como Nuvem e IA. Um terço (33%) dos entrevistados acredita que possui os sistemas certos para atender às necessidades de negócios, mas não possui os conjuntos de habilidades certos dentro da organização para maximizar o potencial das plataformas. Em contraste, quase metade (46%) dos entrevistados afirmam que precisam de novos sistemas para melhor atender às necessidades dos seus negócios.

Ameaças à inovação

Quando questionados sobre as atuais barreiras à inovação nas suas organizações, 36% dos gestores de TI apontaram para uma adoção lenta dos processos mais recentes e de formas eficientes de trabalhar, enquanto 35% destacaram a falta de orçamento para formação e melhoria de competências eficazes.

Barreiras adicionais à inovação foram identificadas como:

– Incapacidade de recrutar e reter o talento certo (30%).

– Falta de acesso às plataformas tecnológicas certas para acelerar a entrega de software (30%).

– Adoção insuficiente de automação para acelerar tarefas e liberar tempo (27%).

– Número de funcionários insuficiente para atender à crescente demanda (25%).

Quando questionados sobre o que estaria no topo da sua lista de desejos para ajudar a sua equipe e organização a inovar mais e melhor, a capacidade de recrutar e reter o talento certo no próximo ano foi o número um (33%). Isto foi seguido de perto por ter orçamento suficiente para formação e melhoria de competências eficazes (30%). Um quarto dos entrevistados procura as plataformas tecnológicas certas para acelerar a entrega de software (25%) e a capacidade de medir o impacto da inovação na rentabilidade do negócio, na satisfação e no desempenho da equipa (24%).

Superar lacunas de competências com investimento em tecnologia

Olhando para 2024, perguntou-se aos entrevistados onde planejam alocar o seu próximo conjunto de investimentos em TI para expandir os seus negócios e concentrar-se nos resultados. A maior resposta (30%) foi sobre a modernização das TI, a fim de abraçar novas tecnologias, como IA, Nuvem e contêineres.

O software de código aberto empresarial tem um papel significativo a desempenhar no apoio a isso, com quase metade dos entrevistados (47%) concordando que um dos principais benefícios para seus negócios do uso de código aberto empresarial é que ele pode ajudá-los a aproveitar as vantagens de tecnologias emergentes, incluindo IA, contêineres e Edge Computing.

Quase todos os entrevistados (98%) reconhecem os benefícios comerciais do uso de código aberto corporativo agora ou no futuro, com 67% afirmando que o estão usando atualmente. Daqueles que o utilizam, 80% dizem que estão planejando aumentar o uso de código aberto empresarial nos próximos dois anos, com 57% planejando aumentar o uso de código aberto empresarial em 25-50% e 18% planejando aumentar seu uso. do código aberto empresarial em 51-75% nos próximos dois anos.

Serviço
www.redhat.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.