book_icon

Microsoft e UNFCCC vão usar IA para medir emissão de carbono pelos países

Nos termos do acordo, a Microsoft construirá uma nova plataforma para fornecer suporte digital ao Quadro de Transparência Aprimorada da UNFCCC

Microsoft e UNFCCC vão usar IA para medir emissão de carbono pelos países

Líderes das Nações Unidas e da Microsoft anunciaram uma parceria que permitirá à UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) criar uma nova plataforma alimentada por IA e um centro de dados climáticos globais para medir e analisar o progresso global na redução de emissões. Isto simplificará drasticamente o processo de validação e análise de dados climáticos apresentados pelas 196 Partes do Acordo de Paris.

A parceria surge num momento crítico, quando os governos de todo o mundo se reúnem na COP28 em Dubai (Emirados Árabes Unidos) para fazer um balanço do lento progresso no cumprimento dos objetivos climáticos estabelecidos pelo Acordo de Paris.

Promulgado em 2015, o Acordo de Paris compromete os países a reduzir as emissões para abrandar o impacto das alterações climáticas e a reforçar estes compromissos ao longo do tempo

“O mundo deve avançar mais rapidamente para reduzir as emissões de carbono. Simplificando, não se pode corrigir o que não se pode medir, e estas novas ferramentas de IA e de dados permitirão que as nações meçam as emissões muito melhor do que conseguem hoje”, afirmou Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft.

“O Acordo de Paris fornece a estrutura para que todas as nações do mundo reduzam as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em linha com a limitação do aquecimento global a 1,5 graus”, disse Simon Stiell, secretário executivo da UNFCCC. “As alterações climáticas são uma emergência global que ultrapassa fronteiras. Exigirá tecnologia para adaptação e mitigação. O progresso também requer a colaboração de parceiros de confiança para desenvolver as ferramentas que o quadro exige para ser implementado. Estamos felizes em trabalhar com a Microsoft neste esforço”, completou.

Agregar e analisar dados de carbono hoje em dia é demorado e muitas vezes feito através de métodos manuais. Nos termos do acordo, a Microsoft construirá uma nova plataforma para fornecer suporte digital ao Quadro de Transparência Aprimorada da UNFCCC. Esta plataforma permitirá a análise avançada de dados climáticos globais através da criação de um novo centro de dados climáticos globais e de uma plataforma de análise de dados alimentada por IA. Isto irá equipar a UNFCCC e os estados membros com as ferramentas de que necessitam para comunicar e validar de forma eficiente o progresso em direção às metas de redução de carbono. Isso inclui rastrear transporte, agricultura, processos industriais e outras fontes de emissões de carbono. Também fornecerá à UNFCCC e aos estados membros ferramentas para planejar estratégias de redução de carbono usando simulações, benchmarks e visualizações de dados para ajudar a informar ações específicas, economizando tempo e dinheiro.

Este trabalho incluirá também a criação de Painéis Climáticos Globais para publicação no website da UNFCCC, aumentando a transparência, a responsabilização e, em última análise, informando ações climáticas significativas.

A Microsoft comprometeu-se com US$ 3 milhões ao longo de dois anos para ajudar a permitir a implementação do Quadro de Transparência Aprimorada e dos mecanismos de avaliação global estabelecidos pelo Acordo de Paris.

Promulgado em 2015, o Acordo de Paris compromete os países a reduzir as emissões para abrandar o impacto das alterações climáticas e a reforçar estes compromissos ao longo do tempo. A implementação do Acordo de Paris é fundamental para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Serviço
www.microsoft.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento