book_icon

Empresas que adotam práticas de DevSecOps ganham agilidade, segurança e crescimento

A sinergia entre as equipes de desenvolvimento, segurança e operações aumenta a qualidade na entrega dos softwares e a resiliência das empresas

Empresas que adotam práticas de DevSecOps ganham agilidade, segurança e crescimento

Segundo estudo recente da Gartner, os gastos globais com segurança cibernética e gerenciamento de riscos devem atingir US$215 bilhões em 2024 – um crescimento de 14,3% em relação a este ano, no qual a estimativa de gastos é de US$188,1 bilhões.

A adesão crescente à Computação em Nuvem, a consolidação da força de trabalho híbrida e o aumento do uso da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) são fatores que desempenham papel fundamental nesse cenário e a adoção de mecanismos de DevSecOps tem se tornado essencial por reforçar a segurança nos processos. Em suma, trata-se de um conjunto de princípios e práticas que ajudam as companhias a protegerem software, Dados, infraestrutura e apps.

O DevSecOps, quando adotado por toda área de TI, aumenta a resiliência das empresas aos ataques cibernéticos 

A adoção da prática de cibersegurança DevSecOps, na qual os times de Desenvolvimento, Segurança e Operações trabalham de forma colaborativa durante todo o processo de desenvolvimento de um novo software, garante a segurança do produto antes de lançá-lo no mercado, evitando que haja brechas e vulnerabilidades em seu funcionamento.

“Por meio de testes automatizados, a prática antecipa a identificação das vulnerabilidades em todas as fases de planejamento, criação e implantação do software, para resolver os problemas que aparecem antes da entrega final, evitando retrabalhos e reduzindo o tempo de entrega”, explica Thiago Tanaka, diretor de cibersegurança da Tivit, multinacional brasileira que acelera negócios por meio da tecnologia.

“O DevSecOps, quando adotado por toda área de TI, aumenta a resiliência das empresas aos ataques cibernéticos, aumentando a credibilidade da marca no mercado e diminuindo o custo investido em correções de seus aplicativos, plataformas e soluções digitais”, afirma Tanaka.

O especialista descreve as duas principais vantagens competitivas das empresas que adotam a prática em seu dia a dia.

Segurança: Por meio do DevSecOps, é possível identificar os requisitos de aplicação do software em desenvolvimento, o código que está sendo construído pode ser revisado, auditado e testado antes da entrega final, o que garante a construção de um produto sem brechas ou falhas que mesmo inadvertidamente tenham sido deixadas para invasões.

Agilidade: As práticas de DevSecOps tem demonstrado que elas reduzem o tempo de entrega dos softwares, já que as vulnerabilidades são corrigidas ao longo do processo de desenvolvimento. Isso aumenta a qualidade final do produto, otimiza o tempo das equipes e evita que os aplicativos tenham que passar por grande quantidade de novas revisões. Pesquisa da Insight Avenue, divulgada em 2022, aponta que 73% das empresas adotam DevSecOps para melhorar a gestão do ambiente de trabalho híbrido ou remoto e 69% para aumentar a agilidade dos negócios.

Serviço
tivit.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.