book_icon

Tecnologia ajuda a reduzir em até 90% custo operacional no segmento logístico

Há redução de gastos na realização de inventários, aumento na velocidade de entrega e melhora na performance das empresas que atuam no setor
Tecnologia ajuda a reduzir em até 90% custo operacional no segmento logístico

Após nove trimestres consecutivos de resultados negativos, o PIB (Produto Interno Bruto) do setor de transporte e logística registrou um crescimento de 2,8% no primeiro trimestre de 2017, se comparado ao último trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e evidenciam também o crescimento no PIB geral do Brasil, em 1%, no mesmo período em questão.

Ferramenta Gestor de Documentos Eletrônicos na Web, o GD-e Web, que promete uma redução de 50% e 80% com relação aos custos operacionais

Visando contribuir para o desenvolvimento do setor logístico no País, algumas empresas vêm desenvolvendo tecnologias que proporcionam mais eficiência e produtividade a um custo-benefício interessante. Para atender as principais necessidades do cliente na gestão financeira dentro deste segmento, a Finnet, desenvolvedora brasileira de soluções de TI para fluxos de dados financeiros, disponibiliza a ferramenta Gestor de Documentos Eletrônicos na Web, o GD-e Web, que promete uma redução de 50% e 80% com relação aos custos operacionais.

A solução contempla os processos de emissão de documentos eletrônicos fiscais para a venda e transporte de produtos. Desta forma, qualquer procedimento de compra e venda de uma mercadoria é acompanhado pela área de emissão de documentos, garantindo a agilidade na distribuição, por meio de três módulos: o Conhecimento do Transporte (CT-e), Guia de Recolhimento de Tributos (GNRE) e o MDE.

Entre os benefícios da solução estão a agilidade na autorização de NFE’s, emissão de guias (GRNE), redução da digitação, integração bancária, aperfeiçoamento na eficiência logística e geração automática de arquivos de pagamento, além de melhorar a comunicação com a cadeia de suprimentos.

“A operação logística evolui constantemente, por isso desejamos apostar no segmento. Encher um container, por exemplo, leva 15 minutos, mas constatamos que havia um gargalo neste tempo, já que as empresas não conseguiam efetuar o pagamento online do tributo e receber o comprovante para despachar o caminhão. Por meio da nossa solução, desenvolvemos um processo de pagamento de tributo expresso. Ou seja, o banco confirma automaticamente o pagamento, a guia pode ser impressa e o caminhão é liberado, tudo isso em um curto espaço de tempo. O custo-benefício oferecido às empresas é muito atrativo, principalmente as que desejam melhorar a performance. Temos cases de clientes que reduziram entre 50% e 80% o custo operacional e tiveram um ganho expressivo na velocidade de entrega”, explica o CEO da Finnet, Yoshimiti Matsusaki.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.