Com o avanço da Transformação Digital, os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) vêm deixando de ter um papel de apoio e assumindo cada vez mais posições de protagonismo dentro das empresas. Ter conhecimento do negócio, para além dos bits e bytes, ajuda o especialista de TI a entender melhor os desafios da organização, e a enxergar como a tecnologia pode ser usada para resolvê-los.
“Profissionais com interesse e conhecimento do negócio contribuem diretamente para o desenvolvimento da companhia, porque têm mais condições de entregar soluções alinhadas aos seus objetivos e de evitar desperdícios de recursos”, afirma Fabio Neves, superintendente de relacionamento da SIS Innov & Tech, consultoria estratégica de Transformação Digital e Tech Hunting. “Esse tipo de profissional também pode contribuir para melhorar a comunicação entre as áreas, o que ajuda na tomada de decisões mais eficientes.”
A compreensão mais profunda do negócio possibilita que o profissional de TI consiga também identificar oportunidades que agregam valor a produtos e serviços e, até mesmo, na criação de novas fontes de receita. “Se, do lado das empresas, esse é o perfil ideal de um profissional de TI, do lado do colaborador, ter uma visão mais ampla do negócio ajuda a acelerar a carreira e a abrir espaços de liderança entre os postos mais altos das organizações”, diz Neves.
As companhias podem e devem estimular que seus profissionais de TI aprofundem o conhecimento sobre suas linhas de negócio por meio de treinamentos, workshops específicos sobre gestão e exposição a experiências reais. A mentoria e o coaching com profissionais experientes, bem como a participação em projetos multidisciplinares e a interação com outras áreas da empresa, são estratégias eficazes para desenvolver essa competência.
“Atuar em projetos multidisciplinares e aumentar o contato com outras áreas da empresa, por exemplo, é fundamental. Isso proporciona ao profissional de TI a oportunidade de conhecer os processos da organização, entender as necessidades e desafios das diferentes áreas e, assim, identificar como a tecnologia pode ser uma aliada na resolução desses desafios”, diz Neves.
Além das habilidades técnicas na área de tecnologia, soft skills como comunicação eficaz, colaboração, pensamento crítico, resolução de problemas e empatia são importantes na compreensão mais ampla do negócio. Essas competências permitem uma melhor interação com colegas de outras áreas e clientes, facilitando o alinhamento das soluções de TI com as necessidades reais.
O executivo da SIS explica que além das ações da empresa para promover essa interação e olhar estratégico, os colaboradores também podem se aprimorar por iniciativa própria. “Buscar leituras, cursos e workshops relacionados a negócios e gestão, intensificar o networking com profissionais de diferentes áreas e observar com atenção o ambiente de trabalho para entender as atribuições de cada divisão da organização”, afirma.
Segundo o especialista, os profissionais de TI com visão para o negócio tendem a ser mais valorizados no mercado. “Investir no desenvolvimento dessa competência é uma estratégia valiosa tanto para os indivíduos quanto para as empresas”, afirma Neves.
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