De acordo com o relatório Índice de Inovação 2023 da NTT Data, 96% dos executivos acreditam que a inovação – o desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços que aumentam o valor do negócio em relação às ofertas existentes – será a principal fonte para alcançar o crescimento nos próximos dois anos. No entanto, apenas 21% dos executivos atingiram definitivamente os seus objetivos de inovação, conforme relatado na pesquisa com 1 mil executivos norte-americanos de uma ampla gama de indústrias e tamanhos de empresas.
O relatório da NTT Data explora os principais impulsionadores da inovação e onde as organizações concentram seus recursos para apoiar a inovação. “O fracasso em atingir as metas de inovação deixa as organizações em desvantagem”, disse Tanvir Khan, diretor Digital e de Estratégia da NTT Data Services. “Quando confrontadas com grandes avanços tecnológicos, como a IA generativa, a maioria das organizações está mal preparada para lidar ou implementar esta ou outras tecnologias na infraestrutura existente para colher todos os benefícios. O que considero mais crítico é a velocidade de adoção dessas novas tecnologias. Esperar não é uma opção. Se você esperar, estará tentando se atualizar”, completou.
Cinco desafios significativos que dificultam as iniciativas de inovação:
Desafio dos dados: a inovação depende dos dados para impulsionar tecnologias como a análise preditiva e a IA generativa, mas apenas 22% das organizações confiam nos seus próprios dados. Quase metade (46%) das organizações não utiliza dados para obter insights ou tomar decisões porque impressionantes 72% não consideram os seus dados um ativo estratégico.
Desafio da força de trabalho: as organizações precisam de talentos e competências de alto nível para inovar, mas o desafio número um tanto para a inovação como para as capacidades de dados é a falta de competências dos funcionários. 88% dizem que a falta de competências dos funcionários prejudica os esforços de inovação. E 43% (um aumento de três vezes em relação aos 16% em 2021) afirmam que a falta de funcionários com as competências necessárias em análise de dados é o seu maior desafio na utilização dos seus dados. Além disso, as organizações não estão investindo o suficiente para desenvolver capacidades de dados para a sua força de trabalho:
– 44% estão requalificando os recursos existentes.
– 42% estão a reforçar a força de trabalho alargada através de empreiteiros e prestadores de serviços.
– 33% estão recrutando novos funcionários.
“Não é uma estratégia vencedora confiar no mercado para mudar as competências da sua força de trabalho”, disse Kim Curley, vice-presidente de Consultoria de Pessoas e Organizações da NTT Data Services. “Todos nós – desde o mais alto nível de líder até as pessoas em início de carreira – precisamos aprender constantemente. Investir internamente é algo óbvio”, afirmou.
Desafio da Modernização Tecnológica: a tecnologia é a espinha dorsal das iniciativas de inovação, mas 86% dos executivos afirmam que a sua tecnologia está desatualizada. A infraestrutura de TI desatualizada é uma barreira para:
– Usando dados de forma eficaz (35%).
– Oferecendo experiências de alta qualidade ao cliente (32%).
– Proporcionando experiências excepcionais aos funcionários (31%).
Desafio da experiência do cliente (CX): a experiência do cliente impulsiona o crescimento dos negócios, mas quando perguntamos o que atrapalha seus esforços de CX, os executivos listaram em ordem:
– Processos ineficientes (40%).
– Falta de recursos para entregar produtos e serviços no prazo (37%).
– Demandas dos clientes em rápida mudança (34%).
– TI desatualizada (32%).
As organizações também não estão apresentando desempenho em inovação e velocidade de lançamento no mercado, ambos elementos críticos para CX. 54% disseram que estavam na média ou abaixo da média em inovação de produtos e serviços e 63% disseram o mesmo em relação à velocidade de lançamento no mercado.
Desafios de liderança e cultura: liderança, responsabilidade e colaboração multifuncional podem contribuir muito para impulsionar uma cultura de inovação, mas:
– 78% dos executivos dizem que uma cultura organizacional deficiente atrasa os seus esforços de inovação.
– 58% classificam o nível de preparação cultural da sua organização como “fraco” ou “misto” no que se refere à promoção da inovação.
– 40% relatam que a sua cultura não é propícia à promoção de experiências enriquecedoras dos funcionários e à retenção de talentos.
Conheça os inovadores
O estudo também identificou um seleto grupo de organizações como mais avançadas e maduras em sistemas e infraestrutura de inovação, liderança, cultura e experiência digital do cliente. Estes “Inovadores” (11% dos entrevistados) estão superando as expectativas dos investimentos em inovação em comparação com o resto do mercado. Curiosamente, os Inovadores acreditam que a utilização de novas tecnologias para criar um novo mercado ou perturbar um mercado existente alcançará o maior impacto para as suas organizações.
Esta é uma visão diferente e mais agressiva da maioria dos executivos que acreditam que a inovação que se baseia em sucessos passados (inovação gradual, incremental e significativa) produzirá o melhor ROI para as suas organizações nos próximos dois anos. As apostas de maior risco que os Inovadores fazem compensam com maior crescimento de receita, lucro e ROI de inovação em comparação com o resto das organizações:
Os inovadores são mais rentáveis: 54% mais inovadores alcançaram margens de lucro líquido de 10% ou mais do que o resto do mercado.
Os inovadores crescem mais rápido: 38% mais inovadores alcançaram taxas de crescimento de 10% ou mais do que o resto do mercado.
Os inovadores excedem as expectativas de ROI: 64% mais membros do Grupo de Inovadores superaram as expectativas da liderança sênior em termos de retornos de investimento em inovação em relação ao resto do mercado.
Serviço
www.nttdata.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo