book_icon

Nokia MX Industrial Edge para impulsionar a Indústria 4.0

Solução usa recursos avançados de Nuvem local para permitir que as empresas processem dados na fonte em tempo real, mantendo a soberania dos dados

Nokia MX Industrial Edge para impulsionar a Indústria 4.0

Diante da crescente concorrência, as empresas de manufatura estão optando por digitalizar as operações para aumentar a produtividade, a eficiência e a agilidade. O primeiro passo é obter acesso à tecnologia operacional (TO) que monitora e controla seus processos físicos, sistemas, dispositivos e equipamentos industriais. Para fazer isso, eles precisam conectar seus ativos.

Mais dispositivos significam mais dados processados ​​na Nuvem. Para alavancar casos de uso avançados, como robôs móveis autônomos (AMR), sistemas de transporte autônomos (AHS) e fabricação sem falhas, mais dados devem ser processados ​​em tempo real. Se ele precisa viajar apenas algumas centenas de quilômetros até a Nuvem local, cria atrasos de vários milissegundos que não podem ser tolerados.

O MXIE oferece neutralidade de ecossistema e uma plataforma de unificação que permite que as empresas integrem aplicativos baseados em máquinas virtuais e nativas em Nuvem da Nokia

Para atender a essa demanda crescente, a Nokia lançou o MX Industrial Edge (MXIE). O Nokia MXIE é uma solução pronta para o futuro que usa recursos avançados de Nuvem local para permitir que as empresas processem dados na fonte em tempo real, mantendo a soberania dos dados.

Usando o MXIE, setores com uso intensivo de ativos, como minas, portos, concessionárias de energia, armazéns e fábricas, podem acelerar sua Transformação Digital. O processamento de dados em tempo real desbloqueia casos de uso, como operações autônomas em grande escala, recursos avançados de manutenção preditiva e muito mais, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a produtividade e a eficiência, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade e as metas de segurança da empresa.

O MXIE é oferecido como parte do Nokia DAC, projetado para redes de campus industriais, pode ser fornecido com o Nokia Modular Private Wireless, uma solução sem fio privada totalmente de propriedade do cliente que atende grandes instalações industriais e redes de área de campo, ou pode ser oferecido como uma plataforma de aplicativo local independente sem conectividade.

O MXIE foi lançado em um modelo Edge as a Service, abrangendo a plataforma de software e aplicativos. A Nokia anunciou que o MXIE será oferecido por meio de assinatura completa, estendendo o modelo como serviço ao hardware MXIE. Isso reduzirá os investimentos iniciais de capital e permitirá que mais empresas iniciem sua jornada de digitalização e se beneficiem dos recursos do MXIE.

A arquitetura de Borda segura, resiliente e de alto desempenho 

O Nokia MXIE é essencial para habilitar a computação de alto desempenho para cargas de trabalho de aplicativos industriais complexos. Ele oferece resiliência e confiabilidade extremas por meio de uma arquitetura de alta disponibilidade de ponta a ponta, incluindo uma opção de redundância geográfica para maior continuidade dos negócios. O MXIE oferece suporte à unidade de processamento gráfico físico (GPU). Isso permite uma aceleração de inferência versátil para casos de uso críticos para os negócios, como aqueles que dependem do monitoramento em tempo real de feeds de vídeo e alertas ou que fornecem inteligência de dados por meio da análise de dados OT em tempo real na Borda.

Uma pesquisa recente em um relatório Analysys Mason Applications e edge computing para redes LTE/5G privadas prevê um interesse crescente entre as empresas na implementação de novos casos de uso sem fio privados da Indústria 4.0, como robôs autônomos e realidade aumentada e virtual. Isso, por sua vez, aumentará rapidamente o mercado de aplicativos corporativos, com investimentos estimados em cerca de US$ 6 bilhões em 2030.

A conectividade sem fio 4G/LTE e 5G privada é um caso de uso de vital importância para a Nokia e um facilitador essencial para a transformação digital das empresas. Além disso, a Nokia está expandindo o ecossistema sem fio privado com aplicativos adicionais executados no MXIE que atendem às demandas de digitalização de uma variedade de setores.

O MXIE oferece neutralidade de ecossistema e uma plataforma de unificação que permite que as empresas integrem aplicativos baseados em máquinas virtuais e nativas em Nuvem da Nokia e de terceiros e aproveitem as soluções existentes de hyperscaler e nuvem industrial para acelerar a transformação digital de seus negócios. Confira outros recursos:

Análise de vídeo: o Nokia Scene Analytics usa IA e aprendizado de máquina para monitorar remotamente vários feeds de vídeo de câmeras conectadas à rede sem fio privada para muitos casos de uso industrial, como controle de qualidade de fabricação, segurança, reconhecimento de ID de contêiner de porta e muito mais. Se forem detectadas anomalias ou objetos e situações específicas, alertas são enviados para humanos investigarem. A tecnologia Smart Mobile Labs Edge Video Orchestrator (EVO) garante que vários fluxos de vídeo de qualquer fonte sejam entregues com apenas um milissegundo de latência para atender aos requisitos de tempo real de casos de uso de missão crítica.

Realidade Mista: a plataforma Manifest(r) da Taqtile permite a entrega em tempo real de instruções de trabalho para os workpads dos membros da equipe sem mesa. Aproveitando a realidade mista, os dados são sobrepostos no equipamento, orientando a equipe de manutenção para as áreas que precisam de atenção e permitindo que comparem dados atuais e históricos para resolver problemas rapidamente. Isso é vital para a fabricação sem falhas.

Comunicações críticas da equipe: Nokia Team Comms e Nokia Group Comms permitem push-to-X, voz e vídeo para maior consciência situacional. As equipes de manutenção podem entrar em contato facilmente com os supervisores para obter ajuda, socorristas e equipes remotas. ambientes agressivos podem se comunicar com o controle central.

Aplicativos de rastreamento e posicionamento: o Posicionamento Interno de Alta Precisão (HAIP) da Nokia usa o mapeamento geográfico para rastrear ativos internos em grandes espaços. Isso pode permitir que vários AMRs percorram uma fábrica com segurança e eficiência ou reduzam o tempo gasto na busca de estoque em um depósito.

Conectores industriais: a Nokia fez parceria com as principais empresas de automação industrial, como PTC e Siemens, para integrar suas soluções de software de conectividade industrial ao MXIE (PTC ThingWorx Kepware Edge , Siemens MindConnect Software Agent ) para fornecer conectividade perfeita de dados operacionais do cliente entre ativos e sistemas industriais nortes.

Recursos autônomos de robôs e veículos: as empresas podem conectar AMRs e a rede de drones da Nokia de forma segura e eficaz por meio do MXIE.

Segurança OT: Zscaler Private Access traz Segurança Zero Trust para MXIE para proteger cargas de trabalho de missão crítica, OT e sistemas IIoT. Ao contrário das soluções VPN, o Zscaler Private Access(tm) minimiza a superfície de ataque e o risco de movimentação lateral de ameaças conectando usuários, sensores e dispositivos apenas aos aplicativos de que precisam para realizar seu trabalho.

Serviço
www.nokia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.