book_icon

Continuam as tendências da Telemedicina e do monitoramento remoto

Tecnologias impactam positivamente na qualidade do atendimento ao paciente e reduzem custos

Continuam as tendências da Telemedicina e do monitoramento remoto

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma lista dos principais desafios que o setor deve enfrentar na próxima década. Entre eles, está o uso de novas tecnologias que tragam benefício a todos, pacientes, profissionais e comunidades. “Nos últimos anos tendências de tecnologia nasceram no setor de saúde graças à pandemia e ao distanciamento social, mas estão se consolidando mesmo em um contexto de livre circulação de pessoas”, indica Andrés Ávila, gerente de marketing para o setor de saúde da Zebra Technologies na América Latina.

A telemedicina ficará cada vez mais completa, combinando comunicação, monitoramento de vídeo e até aplicativos de Inteligência Artificial.    

A supervisão remota do paciente e a telemedicina, por exemplo, têm transformado o setor, impactando positivamente na qualidade do atendimento ao paciente e reduzindo custos relacionados ao atendimento médico. Em estudo sobre o futuro da saúde, a Zebra Technologies indica que a demanda por serviços médicos é cada vez maior, mesmo com a o abrandamento da pandemia, e que os hospitais estão recorrendo à tecnologia e à automação para reduzir a carga do sistema.

Confira como o setor de saúde está deixando suas operações mais inteligentes:

Atendimento virtual como nova prioridade
A ascensão da telemedicina durante a pandemia mostrou que o atendimento virtual, além de conveniente, pode ter qualidade. “Embora a maioria das pessoas pense na telemedicina em um contexto em que o paciente está em casa, nos próximos anos veremos ela ser usada também dentro do próprio hospital, contribuindo para o monitoramento e o tratamento até mesmo dos internados”, explica Ávila. Para ele, a telemedicina ficará cada vez mais completa, combinando comunicação, monitoramento de vídeo e até aplicativos de Inteligência Artificial.

Uso corrente de dispositivos móveis na gestão hospitalar
De acordo com dados da Zebra, 70% dos erros médicos podem ser atribuídos a falhas de comunicação. “Isso explica porque 9 em cada 10 tomadores de decisão em hospitais aumentarão os gastos com mobilidade clínica, ampliando o uso de dispositivos móveis com o objetivo de obter visibilidade em tempo real das informações, de verificar dados, de gerar comunicações mais claras e de aumentar a produtividade da força de trabalho”, explica o executivo. Smartphones clínicos de nível empresarial oferecem ferramentas de comunicação para equipes e sistemas de alertas móveis, além de recursos de gerenciamento remoto e focados na segurança e privacidade dos dados do paciente.

Otimização de operações com rastreamento em tempo real
Os hospitais têm adotado sistemas de monitoramento remoto como RFID (Radio Frequency Identification), Bluetooth Low Energy e computação móvel para rastrear automaticamente e em tempo real a localização geográfica de tudo – desde equipamentos, suprimentos e medicamentos até pacientes e funcionários. Com dispositivos móveis, a equipe médica pode revisar informações como histórico do paciente, medicamentos fornecidos e pedidos de exames. Eles ainda permitem a verificação de sinais vitais e o monitoramento do paciente mesmo longe do paciente. “Essas soluções podem aumentar a eficiência operacional da equipe em até 97%, ajudando os provedores de assistência médica a não apenas melhorar a utilização de ativos e times, mas também a rastrear e controlar e possíveis infecções ou doenças contagiosas”, explica Ávila.

Proteção dos dados dos pacientes
A digitalização dos serviços hospitalares desperta uma nova preocupação com a proteção e segurança dos dados dos pacientes, que podem ficar vulneráveis em equipamentos de uso pessoal como smartphones. “Isso explica a busca por equipamentos feitos especialmente para o uso no setor – 42% dos hospitais planejam implementar o uso de computadores móveis que criptografam dados”, conta o executivo.

As aplicações tecnológicas podem agora ser consideradas, em termos de eficiência, segurança, privacidade e facilidade de uso, como a melhor forma de melhorar o atendimento médico e a qualidade do atendimento ao paciente.

Serviço
www.zebra.com

Andrés Ávila

Dia Mundial da Saúde

IA

monitoramento remoto

telemedicina

Zebra Technologies na América Latina.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento