book_icon

HPE e Nvidia aceleram treinamento de IA com uso de supercomputação

Além de softwares, a solução inclui supercomputadores refrigerados a líquido, computação acelerada, rede, armazenamento e serviços para ajudar as organizações a desbloquear o valor da IA

HPE e Nvidia aceleram treinamento de IA com uso de supercomputação

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou uma solução de supercomputação para IA generativa projetada para grandes empresas, instituições de pesquisa e organizações governamentais para acelerar o treinamento e o ajuste de modelos de Inteligência Artificial (IA) usando dados privados conjuntos. Esta solução compreende um conjunto de software que permite aos clientes treinar e ajustar modelos e desenvolver aplicações de IA. A solução também inclui supercomputadores refrigerados a líquido, computação acelerada, rede, armazenamento e serviços para ajudar as organizações a desbloquear o valor da IA ​​com mais rapidez.

“As principais empresas e centros de pesquisa do mundo estão treinando e ajustando modelos de IA para impulsionar a inovação e desbloquear avanços em pesquisa, mas para fazer isso de forma eficaz e eficiente, eles precisam de soluções específicas”, disse Justin Hotard, vice-presidente executivo e gerente-geral de HPC, IA e Laboratórios na HPE. “Para apoiar a IA generativa, as organizações precisam aproveitar soluções que sejam sustentáveis ​​e que ofereçam o desempenho dedicado e a escala de um supercomputador para apoiar o treinamento de modelos de IA. Estamos entusiasmados em expandir nossa colaboração com a Nvidia para oferecer uma solução nativa de IA pronta para uso que ajudará nossos clientes a acelerar significativamente o treinamento e os resultados do modelo de IA”, comentou.

A HPE fornece a maioria dos 10 supercomputadores mais eficientes do mundo usando resfriamento líquido direto (DLC), que é apresentado na solução de supercomputação para IA generativa para resfriar sistemas com eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia para aplicativos com uso intensivo de computação

Ferramentas de software para construir aplicativos de IA, personalizar modelos pré-construídos e desenvolver e modificar código são componentes-chave desta solução de supercomputação para IA generativa. O software é integrado à tecnologia de supercomputação HPE Cray, que é baseada na mesma arquitetura usada no supercomputador mais rápido do mundo e alimentada por superchips Nvidia Grace Hopper GH200. Juntas, esta solução oferece às organizações a escala e o desempenho sem precedentes necessários para grandes cargas de trabalho de IA, como treinamento de modelo de linguagem grande (LLM) e modelo de recomendação de aprendizagem profunda (DLRM). Usando o ambiente de desenvolvimento de aprendizado de máquina HPE neste sistema, o modelo Llama 2 de código aberto de 70 bilhões de parâmetros foi ajustado em menos de 3 minutos, traduzindo-se diretamente em um tempo de obtenção de valor mais rápido para os clientes. Os recursos avançados de supercomputação da HPE, com suporte da tecnologia Nvidia, melhoram o desempenho do sistema em 2 a 3 vezes.

“A IA generativa está transformando todos os empreendimentos industriais e científicos”, disse Ian Buck, vice-presidente de Hiperescala e HPC da Nvidia. “A colaboração da Nvidia com a HPE nesta solução completa de treinamento e simulação de IA, alimentada pelos superchips Nvidia GH200 Grace Hopper, fornecerá aos clientes o desempenho necessário para alcançar avanços em suas iniciativas de IA generativa”, completou.

Uma solução de IA poderosa e integrada

A solução de supercomputação para IA generativa é uma oferta nativa de IA, integrada e desenvolvida especificamente, que inclui as seguintes tecnologias e serviços de ponta a ponta:

Software de aceleração de IA/ML – um conjunto de três ferramentas de software ajudará os clientes a treinar e ajustar modelos de IA e a criar seus próprios aplicativos de IA.

– O ambiente de desenvolvimento de aprendizado de máquina da HPE é uma plataforma de software de aprendizado de máquina (ML) que permite aos clientes desenvolver e implantar modelos de IA com mais rapidez, integrando-se a estruturas de ML populares e simplificando a preparação de dados.

– Nvidia AI Enterprise acelera as organizações para IA de ponta com segurança, estabilidade, capacidade de gerenciamento e suporte. Oferece estruturas abrangentes, modelos pré-treinados e ferramentas que agilizam o desenvolvimento e a implementação de IA de produção.

– O pacote HPE Cray Programming Environment oferece aos programadores um conjunto completo de ferramentas para desenvolver, portar, depurar e refinar código.

Projetada para escalabilidade – baseada no HPE Cray EX2500, um sistema de classe exascale, e com superchips Nvidia GH200 Grace Hopper, a solução pode ser dimensionada para milhares de unidades de processamento gráfico (GPUs) com a capacidade de dedicar toda a capacidade de nós para suportar uma única carga de trabalho de IA para obter valor mais rápido.

Uma rede para IA em tempo real – o HPE Slingshot Interconnect oferece uma rede aberta de alto desempenho baseada em Ethernet, projetada para suportar cargas de trabalho de classe exascale. Baseada na tecnologia HPE Cray, essa interconexão ajustável potencializa o desempenho de todo o sistema, permitindo redes de altíssima velocidade.

Simplicidade pronta para uso – A solução é complementada pelos HPE Complete Care Services, que fornecem especialistas globais para configuração, instalação e suporte de ciclo de vida completo para simplificar a adoção de IA.

O futuro da supercomputação e da IA ​​sustentável

Até 2028, estima-se que o crescimento das cargas de trabalho de IA exigirá cerca de 20 gigawatts de energia nos Data Centers. Os clientes necessitarão de soluções que proporcionem um novo nível de eficiência energética para minimizar o impacto na sua pegada de carbono.

A eficiência energética é fundamental para as iniciativas de computação da HPE, que oferecem soluções com recursos de refrigeração líquida que podem gerar até 20% de melhoria de desempenho por quilowatt em relação às soluções refrigeradas a ar e consumir 15% menos energia.

Hoje, a HPE fornece a maioria dos 10 supercomputadores mais eficientes do mundo usando resfriamento líquido direto (DLC), que é apresentado na solução de supercomputação para IA generativa para resfriar sistemas com eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia para aplicativos com uso intensivo de computação.

A HPE está posicionada de forma única para ajudar as organizações a liberar a tecnologia de computação mais poderosa para impulsionar seus objetivos de IA e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir o uso de energia.

Serviço
www.hpe.com
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.