book_icon

Gartner investigou como empresas de Supply Chain lidam com incertezas

Segundo o estudo, as organizações da cadeia de suprimentos que alcançam um estado antifrágil não só sobrevivem, mas se beneficiam da incerteza

Gartner investigou como empresas de Supply Chain lidam com incertezas

Apenas 9% das organizações da cadeia de suprimentos (Supply Chain) esperam obter ganhos de receitas devido à incerteza, de acordo com uma pesquisa recente do Gartner. As organizações da cadeia de suprimentos que alcançam um estado antifrágil não só sobrevivem, mas se beneficiam da incerteza.

A antifragilidade pode transformar o desempenho das cadeias de abastecimento em tempos de incerteza, em apoio a uma agenda de crescimento. A antifragilidade fornece a capacidade de ganhar devido à exposição à incerteza. Quanto maior a exposição à incerteza, mais oportunidades de ganho.

O Gartner concluiu uma pesquisa com 164 profissionais de Supply Chain em junho de 2023 para avaliar como as cadeias de suprimentos lidam com a incerteza. Os dados do estudo revelaram que 28% das cadeias de suprimentos não esperavam nenhum ganho ou perda de receitas, enquanto 63% dos inquiridos esperavam uma perda de receitas devido à exposição à incerteza.

A análise dos dados da pesquisa do Gartner revelou as seis principais capacidades antifrágeis que são altamente significativas para impulsionar uma cadeia de suprimentos em direção a ganhos durante a incerteza

“Uma cadeia de suprimentos antifrágil começa com a mentalidade do diretor de Supply Chain”, disse Tim Payne, analista e vice-presidente de Práticas de Supply Chain do Gartner. “Em vez de tentar manter a incerteza fora da cadeia de suprimentos, as cadeias antifrágeis abraçam a incerteza com o objectivo de aprender, evoluir e adaptar as suas capacidades com base no seu melhor conhecimento da mesma”, afirmou.

A análise da Gartner identificou um grupo seleto de capacidades antifrágeis para serem implementdas pelos Chief Supply Chain Officers (CSCOs) que têm 2,1 a 4,9 vezes mais probabilidade de gerar receita para suas organizações quando confrontadas com a incerteza.

“A incapacidade de lidar com a incerteza é motivada por uma má alocação de iniciativas para a estratégia errada”, disse Payne. “Quase metade dos entrevistados disse que mais de 50% das principais capacidades das suas cadeias de suprimentos são configuradas para tentar manter a incerteza fora do setor. Este investimento excessivo numa barreira para manter a incerteza do lado de fora, na verdade, sufoca a capacidade de aprender com ela, mantendo a maioria das cadeias de suprimentos hoje num estado frágil”,observou.

Capacidades antifrágeis para lidar com a incerteza

Os CSCO devem avaliar a sua capacidade atual de lidar com a incerteza, para que possam ser aplicadas estratégias adequadas para evoluir no sentido de um estado antifrágil da cadeia de suprimentos. A investigação do Gartner mostra que as cadeias de suprimentos podem estar num estado frágil, resiliente ou antifrágil. Embora as cadeias resilientes possam não perder durante períodos de incerteza, o foco permanece em manter a maior parte da incerteza fora, reduzindo a capacidade das organizações de aprenderem com ela, muitas vezes levando à “fadiga da resiliência”.

“Uma mentalidade antifrágil muda a forma como os CSCOs abordam e moldam as suas capacidades, incluindo em áreas como o planejamento integrado, cálculos de ROI, redundância da cadeia de suprimentos e avaliação da incerteza”, disse Payne. “Nossa pesquisa mostra que um grupo seleto de capacidades antifrágeis são especialmente eficazes para mover uma cadeia de suprimentos para o estado antifrágil”, comentou.

A análise dos dados da pesquisa do Gartner revelou as seis principais capacidades antifrágeis que são altamente significativas para impulsionar uma cadeia de suprimentos em direção a ganhos durante a incerteza. Estas capacidades antifrágeis conduzem a uma probabilidade significativamente maior de ganhos positivos de receitas quando expostas à incerteza, em comparação com as versões frágeis ou resilientes destas capacidades.

As capacidades antifrágeis da cadeia de suprimentos mais impactantes identificadas são:

Processos de decisão e colaboração: permitir processos de decisão dinâmicos durante a incerteza (4,9 vezes mais probabilidade de ter um impacto positivo nas receitas).

Cálculo do ROI para investimentos na cadeia de suprimentos: avaliação do valor de investir em momentos diferentes devido à incerteza (4,5x).

Gerenciando a Avaliação da Incerteza: realizando um alto grau de experimentação na cadeia de suprimentos para testá-la de estresse (3,7x).

Redundância da cadeia de suprimentos: encarar a redundância (por exemplo, estoque, capacidade, múltiplos fornecedores) como uma oportunidade de investimento (3,6x).

Planejamento da cadeia de suprimentos: foco em políticas de planejamento ponta a ponta (E2E) (probabilidades, opções, limites) no médio prazo e planejamento funcional preciso de curto prazo (2,5x).

Monitoramento, ajustes e capacidade de resposta: monitoramento a distância para intervir apenas se as políticas forem violadas e capacitar as partes interessadas locais para se ajustarem às políticas (2,1x).

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.