Um novo relatório da Accenture chamado Ever-ready for Every Opportunity: How to Unleash Competitiveness on the Cloud Continuum, identificou um grupo seleto de organizações que tratam a Nuvem como um novo modelo operacional para reinventar continuamente seus negócios, usando recursos inovadores de várias Nuvens – público, privado e de Borda – para obter maior valor comercial, muito além da economia de custos. A pesquisa contou com quase 4 mil executivos C-suite em organizações dos setores público e privado em todo o mundo e explica por que é limitante olhar para a Nuvem como uma migração única para um destino estático – essencialmente como um Data Center mais barato. Na verdade, um foco estreito na redução de custos pode colocar as organizações em desvantagem competitiva em comparação com aquelas que usam a Nuvem de forma mais estratégica em suas muitas formas dinâmicas, incluindo pública, privada e periférica.
“A maioria das organizações hoje implementa uma combinação de Nuvens públicas, privadas e de Borda, com pouca integração entre elas”, disse Karthik Narain, líder global da Accenture Cloud First. “Como resultado, a inovação, os dados e as melhores práticas alcançados em uma parte da organização não estão beneficiando outras – impedindo, assim, a realização de valor. No entanto, uma pequena porcentagem das organizações está se posicionando para colher o maior valor, vendo a Nuvem como um Continuum de tecnologias, que abrange diferentes locais e tipos de propriedade, com suporte dinâmico de 5G em Nuvem e redes definidas por software para oferecer suporte ao necessidades em constante mudança de seus negócios”, comentou.
O relatório revela que, embora as organizações planejem migrar mais de dois terços de suas cargas de trabalho para a Nuvem, em média, nos próximos três a cinco anos, apenas metade está usando todo o potencial da Nuvem em suas várias formas para transformar seu dia a dia de negócios diários, realizar trabalhos de conhecimento e modernizar aplicativos para atender às necessidades do negócio.
Novo perfil
A Accenture define as organizações que lideram o caminho na Nuvem como Continuum Competitors. Essas organizações – entre 12% e 15% dos entrevistados, dependendo da região – se destacam por estender a experiência que ganharam com a Nuvem pública para seus Data Centers privados e pontos de presença para transformar as operações diárias de negócios. Como resultado, eles obtêm ganhos substanciais de seu envolvimento contínuo com a Nuvem e superam os concorrentes. Os Continuum Competitors também estão muito melhor posicionados para resistir a choques futuros, de acordo com a pesquisa.
Os Continuum Competitors incluem organizações como a Carlsberg, por exemplo. Além da economia de custos operacionais, a cervejaria multinacional dinamarquesa cita sua liberdade de inovar e experimentar como uma das principais vantagens da Nuvem, permitindo-lhe lançar iniciativas e campanhas em horas, em vez de meses. Os Continuum Competitors também estão muito melhor posicionados para resistir a choques futuros, de acordo com a pesquisa.
“A competitividade futura de uma empresa depende da escolha do tipo certo de Nuvem para os aplicativos certos e serviços baseados em Nuvem – como Inteligência Artificial, contact centers inteligentes, Computação de Borda, computação robótica, Realidade Estendida e outros – com implementações práticas avançadas, necessárias para alavancar essas tecnologias”, disse Narain. “Ao usar estratégias em primeiro lugar na Nuvem, as empresas podem criar melhores experiências para o cliente, processos de negócios mais inteligentes e produtos mais sustentáveis”, acrescentou.
Ao contrário das organizações cujos esforços de Nuvem se concentram principalmente na migração única para a Nuvem para economia de custos e eficiência, os Continuum Competitors são duas a três vezes mais propensos a inovar, automatizar e reprojetar o trabalho do conhecimento; alcançar redução de custos entre 1,2x (América do Norte) e 2,7x (Europa) maior do que as organizações focadas principalmente na migração de dados; visam atingir mais objetivos operacionais e financeiros, incluindo direcionar até 50% mais medidas de negócios, como aumento de clientes e entrada no mercado mais rápido do que seus pares; e têm até 3x mais probabilidade de usar a Nuvem para pelo menos dois objetivos de sustentabilidade, como usar fontes de energia verdes, reduzir o consumo de energia e usar servidores de forma mais eficiente.
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