book_icon

Acerto aposta em observabilidade com solução Datadog da Delfia

Fintech brasileira especializada em negociação de dívidas encontrou na disciplina de observabilidade um caminho de evolução constante dos processos digitais da empresa

Acerto aposta em observabilidade com solução Datadog da Delfia

A Delfia, empresa que se posiciona como uma curadoria de jornadas digitais, anunciou os resultados que a Acerto – fintech brasileira especializada em negociação de dívidas – conquistou com o uso da solução de observabilidade Datadog. Parceira de gigantes como Carrefour, Atacadão, Riachuelo e Havan, a Acerto oferece a seus clientes uma experiência 100% digital. Hoje, mais de 2 milhões de pessoas já equacionaram o pagamento de dívidas com apoio da inteligência financeira da Acerto. Por meio do portal B2C ou do App Acerto, o próprio consumidor define uma proposta sob medida às suas necessidades e disponibilidade financeira. Isso inclui a possibilidade de parcelar em até 60 vezes o pagamento da dívida. Consciente de que a UX entregue ao cliente Acerto tem de ser sustentada por um ambiente digital maduro, o time de TI e cybersecurity encontrou na disciplina de observabilidade um caminho de evolução constante dos processos digitais da empresa.

“Com ajuda da plataforma Datadog e dos serviços dos curadores Delfia, ganhamos uma visão unificada sobre dezenas de tecnologias”, destaca Wilker Rodrigues Costa, gerente de Privacidade e Segurança da Acerto. Anteriormente seriam necessárias várias horas para identificar um problema – era preciso checar diversos sistemas, incluindo as conexões via arquivos e APIs com os parceiros de negócios. Agora, entre a identificação precisa e a correção do problema gasta-se, no máximo, duas horas. No passado, um problema mais complexo poderia exigir 2 ou 3 dias de análise da parte do time. “Com nosso alinhamento à disciplina da observabilidade, esse período baixou para um dia ou poucas horas. Tudo isso contribuiu para aumentar nossa produtividade – houve 40% de redução do tempo dedicado a identificar problemas”, afirma.

Em janeiro de 2023 implementamos os primeiros módulos do Datadog. Em março, com apoio dos curadores Delfia, passamos a utilizar essa ferramenta também nos nossos ambientes de cybersecurity

APIs sob o foco
Em relação à saúde das APIs (Application Programming Interfaces) utilizadas pela Acerto, os avanços também são claros. A empresa é flexível: conforme a cultura de dados de seus parceiros, a troca de dados é realizada via arquivos ou por meio de APIs. “Mas é clara a tendência de o mercado migrar para o modelo baseado em APIs”, explica Osanam Giordane da Costa Júnior, especialista DevOps da Acerto. “Antes de nossa busca de alinhamento à disciplina de observabilidade, tínhamos de utilizar diferentes ferramentas de monitoramento para ganhar uma visão sobre aplicações rodando em ambiente Multinuvem e também sobre os bancos de dados”, completa. A implementação do Datadog permite, agora, uma ação imediata e assertiva pelo time de DevOps da empresa. “Identificamos rapidamente, de forma preditiva, qualquer desvio do que seja o comportamento esperado, por exemplo, da API. Isso nos ajuda a manter a consistência dos serviços de dados entre a Acerto e nossos parceiros”, detalha.

“Uma API pode estar sendo muito solicitada por motivos de negócios ou por ser alvo de um ataque de força bruta. Com ajuda da observabilidade, essa diferença é identificada, nos ajudando a tomar as atitudes devidas para chegar à causa raiz deste problema”, diz Costa Júnior.

Métricas, Trace e Logs
Para Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia, a caminhada da Acerto em direção à observabilidade é um benchmark para o mercado financeiro. “Tudo foi feito a partir de três colunas: Métricas, Trace e Logs”. As métricas são índices que refletem a realidade da TI da Acerto. “Esses indicadores de performance em tempo real evidenciam o quanto o ambiente digital da empresa está de acordo com as melhores práticas de observabilidade”, detalha Bocchi.

A coluna “Trace”, por outro lado, é um raio-X que permite ao time da Acerto detalhar de forma profunda o que está se passando na TI. “Isso inclui, por exemplo, correlacionar incidentes de ‘n’ ambientes diferentes para analisar um problema”, diz. E, finalmente, a jornada de observabilidade da Acerto é baseada, também, em Logs. Os Logs são registros, com data e hora, sobre todos os eventos que aconteceram no ambiente. “É como se fosse o “histórico do paciente” – torna-se possível recuperar e analisar fatos do passado, algo essencial para chegar à raiz do que está acontecendo”, conclui Bocchi.

Essa abordagem percorre toda a TI da Acerto. “A decisão de utilizar o Datadog como ferramenta de observabilidade alinhada a objetivos de segurança trouxe ganhos para a Acerto – conquistamos uma visibilidade 360 dos nossos ambientes. Ficou muito mais simples e intuitivo ter acesso a todas as informações (registros de logs e auditorias). Isso é feito sem que seja necessário abrir mão de uma análise granular do contexto. Desta forma, tornou-se possível enxergar todos os detalhes de eventos, com a facilidade de correlacioná-los para discernir o que é falha, o que é ataque e qual a causa raiz dos eventos de segurança”, afirma Daniel dos Anjos, especialista em Cybersegurança da Acerto.

Neste modelo, todo o repositório de logs e eventos passa a ficar concentrado no Datadog. Os gestores da Acerto tanto podem utilizar uma interface única com uma visão macro do ambiente como criar interfaces específicas de observabilidade para aprofundar a análise sobre determinadas tecnologias. “Contamos com dashboards focados em cybersecurity, monitoramento de aplicações, monitoramento de APIs etc”, resume Costa Júnior. Ao final do dia, a meta é automatizar a gestão dos diversos ambientes da Acerto. Isso pode reduzir a minutos o tempo de resposta a incidentes e de identificação de anomalias na infraestrutura tecnológica.

KPIs correlacionarão os índices de TI com os resultados de negócios
Para chegar a resultados como estes, os profissionais da TI da Acerto realizaram, no início de 2023, uma POC para seleção de sua plataforma de observabilidade. O time de curadores da Delfia suportou a realização da POC do Datadog nos ambientes desta fintech. “Definimos 20 pontos de validação das ferramentas analisadas e, ao final do dia, o Datadog se destacou”, explica Costa Júnior. “Os curadores Delfia suportaram toda a POC, nos ajudando a entender melhor a solução e colocar essa tecnologia a rodar de maneira eficaz”, completa.

O relacionamento entre a Acerto e a Delfia continua vivo. “Em janeiro de 2023 implementamos os primeiros módulos do Datadog. Em março, com apoio dos curadores Delfia, passamos a utilizar essa ferramenta também nos nossos ambientes de cybersecurity”, detalha Wilker Rodrigues Costa, o líder da área de Segurança Sigital da empresa. “A Delfia é um parceiro nota 10: nos ajuda tirando dúvidas e visitando nosso escritório para explicar detalhes dos recursos do Datadog. É uma parceira confiável nesta jornada em rumo à observabilidade”, comenta.

Segundo Costa Júnior, Especialista DevOps da Acerto, o próximo passo, já em construção, é relacionar as métricas geradas pelo Datadog com os resultados de negócios da Acerto. Esses KPI estratégicos serão usados pelo C-Level da Acerto para ajudar a planejar o crescimento de uma empresa onde inovação é uma prática diária. “Esta evolução também está sendo desenhada com apoio dos curadores Delfia”, finaliza.

Serviço
www.delfia.tech

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.