O banco NatWest e a IBM anunciaram nesta segunda-feira (6/11) melhorias no assistente virtual Cora, que usará IA generativa para fornecer aos clientes acesso a uma gama mais ampla de informações por meio de interações conversacionais. O banco estará entre os primeiros no Reino Unido a implementar IA generativa com um assistente virtual que permite uma experiência segura, intuitiva e acessível nos seus serviços digitais.
Aproveitar o poder da IA responsável e ética faz parte da estratégia mais ampla do banco, colaborando com a IBM e outros especialistas para ajudar os clientes a alcançar o bem-estar financeiro através de suporte personalizado. Ao aproveitar a plataforma de dados e IA de nível empresarial watsonx da IBM, as equipes estão cocriando um concierge digital (Cora+) que evolui a capacidade do chatbot para uma experiência mais interativa e conversacional, beneficiando os clientes.
Este recurso inovador foi projetado para fornecer uma interação mais acessível e humana para clientes que desejam comparar produtos e serviços em todo o portfólio ou que procuram informações nos sites do Grupo NatWest.
O Cora+ poderá acessar informações de diversas fontes seguras que antes eram inacessíveis apenas pelo chat, como produtos, serviços, informações sobre o banco e oportunidades de carreira. Os clientes podem fazer perguntas e receber respostas de uma forma mais natural e coloquial e recebem links para as informações solicitadas, que podem visualizar imediatamente ou marcar para mais tarde. Os clientes continuarão tendo a opção de falar por telefone com os representantes das filiais durante o horário comercial.
“Somos um banco de relacionamento em um mundo digital, construindo relacionamentos confiáveis e de longo prazo com nossos clientes por meio de um envolvimento significativo e personalizado”, disse Wendy Redshaw, diretora de Informações Digitais do Banco de Varejo do Grupo NatWest. “Com base no sucesso da Cora nos últimos cinco anos, estamos trabalhando com empresas como a IBM para aproveitar as mais recentes inovações de IA generativa que ajudarão a fazer a Cora se sentir ainda mais ‘humana’ e, o mais importante, uma parceira digital segura e confiável para nossos clientes”, completou.
Banco digital
À medida que os bancos se tornam cada vez mais empresas digitais, atrair e reter os melhores talentos tecnológicos tornou-se uma prioridade da indústria. A importância da inovação consciente e da exploração segura é fundamental e está alinhada com a Estratégia Digital X do NatWest, que se concentra em três pilares: projetar, proteger e operar. Isto proporciona ao banco oportunidades de colaborar com líderes especializados do setor, como a IBM, e trabalhar juntos em tecnologias emergentes e de ponta para fornecer o que é mais importante para os clientes.
Para acelerar o ritmo de inovação e entrega, a equipe de engenharia de cliente da IBM trabalhou junto com as equipes de negócios e tecnologia do NatWest para cocriar, testar e validar rapidamente os resultados com o objetivo de entregar com segurança e rapidez um assistente digital de IA generativo viável.
“O NatWest e outros líderes de instituições financeiras com visão de futuro em todo o mundo estão explorando o potencial das tecnologias de IA como parte de sua estratégia de negócios competitiva”, disse John Duigenan, gerente-geral da Indústria de Serviços Financeiros Globais da IBM. “Com as proteções e a governança adequadas implementadas, garantindo que a IA seja aberta, confiável e direcionada, os bancos podem oferecer uma proposta de valor fortalecedora, permitindo um nível ainda mais profundo de fidelidade do cliente. Estamos entusiasmados com a oportunidade de colaborar com o NatWest em sua visão para servico de atendimento ao consumidor”, comentou.
De acordo com um estudo recente do Institute for Business Value da IBM chamado CEO Decision-Making in the Age of AI, os CEO dos bancos e dos mercados financeiros estão sendo seletivos e deliberados na utilização de IA generativa. Reconhecem o seu potencial, com mais de 40% dos 360 líderes bancários e dos mercados financeiros respondendo que esperam que a IA generativa, a aprendizagem profunda e a aprendizagem automática ajudem a obter resultados financeiros ao longo dos próximos três anos.
Talento, segurança e experiência do cliente foram citadas como as áreas identificadas com mais frequência nas quais os líderes de serviços financeiros indicaram interesse em aplicar IA generativa. O atendimento ao cliente foi citado por 54% desses chefes do setor como uma de suas maiores prioridades tecnológicas e três quartos (75%) dos CEOs de serviços financeiros pesquisados acreditam que a vantagem competitiva irá para as instituições que possuem o uso mais avançado de IA generativa.
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