
A Nokia anunciou uma colaboração com a Hololight para explorar como o L4S, um protocolo de Internet desenvolvido pela Nokia, pode permitir que aplicações e redes alcancem simultaneamente alto rendimento e baixa latência de forma escalável. Isto aumenta enormemente o desempenho de aplicações em tempo real, especialmente serviços de Realidade Estendida (XR) renderizados em Nuvem, que dependem de níveis muito baixos de latência para gerar experiências totalmente imersivas.
A Hololight, provedora de soluções empresariais de XR, e a Nokia desenvolveram uma prova de conceito que utiliza L4S para oferecer suporte a experiências de XR multiusuário de alta qualidade em condições de tráfego do mundo real. A prova de conceito testou, pela primeira vez, o desempenho do L4S com um número escalável de usuários XR conectados simultaneamente à mesma infraestrutura. Como o L4S é um ecossistema que requer suporte tanto do aplicativo quanto da rede, a colaboração entre a Nokia e a Hololight é um passo crítico para garantir que as implementações do L4S sejam devidamente otimizadas para casos de uso importantes como o XR.
L4S, que significa baixa latência, baixa perda e rendimento escalável, foi originalmente desenvolvido pelo Nokia Bell Labs para apoiar a implementação em larga escala de aplicativos em tempo real. O L4S será crucial no 5G-Advanced, e a Nokia está conduzindo esforços de padronização do L4S no 3GPP Release 18.
O L4S também é um componente-chave do Unext, uma nova iniciativa de pesquisa do Nokia Bell Labs que transformará a rede em um sistema operacional interativo e autogerenciado que quebrará barreiras que tradicionalmente impediam a interoperabilidade dos elementos da rede.
“A parceria com a Nokia nos coloca na vanguarda da inovação 6G. Juntos, estamos entusiasmados em ser pioneiros em uma solução que permite streaming suave e estável de aplicativos XR com um grande número de usuários ativos, mesmo nos ambientes mais desafiadores, garantindo uma experiência de usuário incomparável. A mudança para a colaboração baseada em XR e a prototipagem digital é um passo monumental em direção à redução das emissões de CO2, minimizando viagens e desperdícios, resultando em produção eficiente, erros minimizados e uma pegada ambiental mais leve”, disse Philipp Landgraf, diretor sênior de XR Streaming da Hololight.
“É importante fazer crescer o ecossistema e mostrar o que o protocolo L4S pode trazer para as comunicações, em particular, para os sistemas 5G-Advanced e além. Com seus aplicativos XR avançados, o Hololight nos ajudará a explorar a experiência do usuário para aplicativos futuros e o que esses aplicativos e redes futuras precisarão oferecer suporte”, finalizou Koen De Schepper, Diretor de Pesquisa em Automação de Rede do Nokia Bell Labs.
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