book_icon

Nokia e Hololight colaboram para impulsionar aplicações de Realidade Estendida

Solução vai explorar o L4S, um protocolo de Internet desenvolvido pela Nokia que permite que aplicações e redes alcancem simultaneamente alto rendimento e baixa latência de forma escalável

Nokia e Hololight colaboram para impulsionar aplicações de Realidade Estendida

A Nokia anunciou uma colaboração com a Hololight para explorar como o L4S, um protocolo de Internet desenvolvido pela Nokia, pode permitir que aplicações e redes alcancem simultaneamente alto rendimento e baixa latência de forma escalável. Isto aumenta enormemente o desempenho de aplicações em tempo real, especialmente serviços de Realidade Estendida (XR) renderizados em Nuvem, que dependem de níveis muito baixos de latência para gerar experiências totalmente imersivas.

A Hololight, provedora de soluções empresariais de XR, e a Nokia desenvolveram uma prova de conceito que utiliza L4S para oferecer suporte a experiências de XR multiusuário de alta qualidade em condições de tráfego do mundo real. A prova de conceito testou, pela primeira vez, o desempenho do L4S com um número escalável de usuários XR conectados simultaneamente à mesma infraestrutura. Como o L4S é um ecossistema que requer suporte tanto do aplicativo quanto da rede, a colaboração entre a Nokia e a Hololight é um passo crítico para garantir que as implementações do L4S sejam devidamente otimizadas para casos de uso importantes como o XR.

É importante fazer crescer o ecossistema e mostrar o que o protocolo L4S pode trazer para as comunicações, em particular, para os sistemas 5G-Advanced e além

L4S, que significa baixa latência, baixa perda e rendimento escalável, foi originalmente desenvolvido pelo Nokia Bell Labs para apoiar a implementação em larga escala de aplicativos em tempo real. O L4S será crucial no 5G-Advanced, e a Nokia está conduzindo esforços de padronização do L4S no 3GPP Release 18.

O L4S também é um componente-chave do Unext, uma nova iniciativa de pesquisa do Nokia Bell Labs que transformará a rede em um sistema operacional interativo e autogerenciado que quebrará barreiras que tradicionalmente impediam a interoperabilidade dos elementos da rede.

“A parceria com a Nokia nos coloca na vanguarda da inovação 6G. Juntos, estamos entusiasmados em ser pioneiros em uma solução que permite streaming suave e estável de aplicativos XR com um grande número de usuários ativos, mesmo nos ambientes mais desafiadores, garantindo uma experiência de usuário incomparável. A mudança para a colaboração baseada em XR e a prototipagem digital é um passo monumental em direção à redução das emissões de CO2, minimizando viagens e desperdícios, resultando em produção eficiente, erros minimizados e uma pegada ambiental mais leve”, disse Philipp Landgraf, diretor sênior de XR Streaming da Hololight.

“É importante fazer crescer o ecossistema e mostrar o que o protocolo L4S pode trazer para as comunicações, em particular, para os sistemas 5G-Advanced e além. Com seus aplicativos XR avançados, o Hololight nos ajudará a explorar a experiência do usuário para aplicativos futuros e o que esses aplicativos e redes futuras precisarão oferecer suporte”, finalizou Koen De Schepper, Diretor de Pesquisa em Automação de Rede do Nokia Bell Labs.

Serviço
www.nokia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.