book_icon

Positivo Servers & Solutions apresenta portfólio de servidores para Edge e 5G

Com mais de 30 modelos, linha conta com soluções customizadas para diferentes aplicações e ambientes de instalação

Positivo Servers & Solutions apresenta portfólio de servidores para Edge e 5G

O 5G vem sendo implementado desde julho no Brasil e um grande aliado nesse processo de adoção é a computação de Borda, que, além de entregar serviços mais rápidos e estáveis, irá reduzir custos de rede, aumentar a disponibilidade e monitoramento em tempo real, ampliar o controle sobre a movimentação de dados sensíveis e aprimorar a segurança e eficiência das operações em diversos segmentos.

Para que as empresas usufruam melhor de todos esses benefícios, a Positivo Servers & Solutions apresenta um portfólio completo de servidores para Edge Computing/5G com mais de 30 modelos que funcionam como uma espécie de satélite dos Data Centers, permitindo que o processamento das informações aconteça bem mais próximo ao usuário ou na própria fonte de dados.

“Com redes capazes de conectar centenas de dispositivos com maior estabilidade de sinal, alta velocidade de transmissão e baixíssima latência entre o envio e o recebimento de dados, muitas das novas aplicações e serviços potencializados pelo 5G demandarão a computação na borda, que pode ser adotada por praticamente todos os setores, incluindo telecomunicações, manufatura, saúde, varejo, transporte, serviços públicos, serviços de monitoramento e segurança, entre outros”, explica Silvio Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions.

Entre os destaques estão os modelos SuperServer E100-12T-E e o SuperServer E403-9D-16C-IPD2. O primeiro é um servidor compacto de uso geral, com volume de apenas 11 litros, que pode ser instalado em ambientes com condições extremas de temperatura (-30 ºC a 50 ºC), exposto a vibração e alta umidade, sendo indicado para ambientes industriais e aplicações IoT. Já o segundo tem aplicação específica e formato desenvolvido para instalação diretamente na estrutura das antenas 5G. Por isso, conta com um chassi robustecido e com grau de proteção IP65, que permite instalação em ambientes externos e exposto a intempéries, como chuva e poeira. Além disso, tem suporte à instalação de múltiplas interfaces de rede para acesso a redes de alta velocidade, e a instalação de até 3 GPUs ou FPGAs para aceleração por hardware.

Segundo Ana Paula Daufenbach, gerente de Produtos e Desenvolvimento da Positivo Servers & Solutions, os investimentos em computação de borda deverão se intensificar significativamente nos próximos anos, sendo um caminho sem volta. “Nossa expectativa é que o 5G acelere o avanço da Transformação Digital no Brasil, contribuindo para a integração de diferentes tecnologias que incluem Inteligência Artificial, robótica, automação, Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes, com foco no aumento da competitividade e eficiência das empresas”, comentou.

Outra vantagem da computação de Borda é que cada segmento pode desfrutar de diferentes benefícios, a depender de suas necessidades. Sobre isso, Silvio Campos destaca que “a Positivo Servers & Solutions oferece desde equipamentos com form factors tradicionais e altamente configuráveis para instalação em data centers, passando por form factors compactos e com baixo consumo, otimizados para soluções IoT /embarcadas, para instalação dentro do ambiente do cliente”.

Chão de fábrica

Um exemplo tradicional sobre os benefícios da tecnologia é o da aplicação pela indústria, por meio do controle do consumo de suprimentos e do monitoramento das linhas de produção em tempo real, utilizando sensores de IoT. Além de evitar interrupções na linha de produção e aumentar a eficiência da operação, outra vantagem é a economia proporcionada pelo processamento de todo o volume de dados coletado próximo do chão de fábrica, evitando que a transmissão das informações seja realizada a partir de um data center distante.

“Entre os use cases mais disruptivos, podemos citar os carros autônomos, que dependem da baixa latência para tomada de decisão. Já em relação a aplicações e estudos mais próximos de serem introduzidos, destaco o rastreamento do fluxo de passageiros e projetos na área da saúde, como o Open Care 5G, do Hospital das Clínicas, para exames de ultrassom, ou o monitoramento de veículos por câmeras, para definição mais eficiente de rotas ou serviços de transporte público, trazendo o conceito de cidades inteligentes para a nossa realidade”, relata Campos.

A Positivo Servers & Solutions é o system provider oficial da Supermicro no Brasil. Juntas, as empresas são capazes de entregar produtos e soluções de última geração para o mercado a partir de um vasto ecossistema de parceiros, sejam eles operadoras de Telecom, Datacentes, ISPs, integradores e desenvolvedores de soluções. “Não importa onde os dados estejam ou precisem ser processados, a Positivo Servers & Solutions e a Supermicro sempre terão uma solução de alta performance, competitiva e adequada a cada uma das aplicações”, conclui Ana Paula.

Serviço

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento