A mais recente previsão da International Data Corporation (IDC) mostra que o mercado mundial de software de Inteligência Artificial (IA) crescerá de US$ 64 bilhões em 2022 para quase US$ 251 bilhões em 2027, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 31,4%. A previsão para software centrado em IA inclui plataformas de Inteligência Artificial, aplicativos de IA, software de infraestrutura de sistema de IA (SIS) e software de desenvolvimento e implementação de aplicativos de IA (AD&D) (excluindo plataformas de IA). No entanto, não inclui plataformas e aplicações de IA generativa, que a IDC previu recentemente que gerarão receitas de US$ 28,3 bilhões em 2027.
Uma pesquisa recente da IDC descobriu que, nos próximos 12 meses, cerca de um terço dos entrevistados acredita que as organizações preferirão comprar software de IA de um fornecedor ou usar suporte interno junto com software de IA fornecido pelo fornecedor para casos de uso ou áreas de aplicação específicas. Isto indica uma procura crescente por soluções de IA e destaca a necessidade de abordagens personalizadas com base em requisitos empresariais individuais.
“A dinâmica por detrás dos investimentos em IA e tecnologias de automação permanece inabalável, apesar da incerteza econômica e das mudanças na dinâmica do mercado. As empresas estão percebendo que a utilização de tecnologia de ponta não é apenas uma necessidade estratégica, mas também um fator crucial para alcançar o sucesso a longo prazo. Apesar dos potenciais desafios e riscos, as organizações estão confiantes de que a adoção da IA continuará a ser crucial para preparar suas operações de negócios para o futuro e permanecer à frente da concorrência”, disse Raghunandhan Kuppuswamy, gerente de Pesquisa de Inteligência Artificial e Pesquisa de Automação da IDC.
Aplicativos de IA são atualmente a maior categoria de software de IA, respondendo por cerca de um terço da receita geral do mercado em 2023. A categoria inclui colaboração, fluxo de trabalho e gerenciamento de conteúdo, gerenciamento de recursos empresariais (ERM), gerenciamento da cadeia de suprimentos, produção e operações, engenharia e aplicativos de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). O crescimento da receita na categoria de aplicações de IA ficará atrás do mercado geral, com um CAGR de 21,1% em cinco anos.
A segunda maior categoria em termos de receita em 2023 são as Plataformas de Inteligência Artificial. Com a segunda taxa de crescimento mais rápida durante o período de previsão 2023-2027 (um CAGR de 35,8%), as Plataformas de IA serão a maior categoria de receita para a maior parte da previsão. As plataformas de IA facilitam o desenvolvimento de modelos e aplicações de inteligência artificial, como assistentes inteligentes que podem imitar as capacidades cognitivas humanas.
As duas categorias menores – software de infraestrutura de sistemas de IA (AI SIS) e software de desenvolvimento e implementação de aplicativos de IA (AI AD&D) – crescerão as receitas mais rapidamente do que o mercado geral, com CAGRs de cinco anos de 32,6% e 38,7%, respectivamente. A categoria AI SIS beneficia da sua integração com sistemas de software existentes, permitindo que as organizações obtenham informações valiosas a partir de grandes quantidades de dados para tomar decisões informadas e otimizar operações. A categoria inclui Analytics, software de Business Intelligence, gerenciamento de dados, integração, orquestração, desenvolvimento de aplicativos, qualidade de software, software de ciclo de vida e plataformas de aplicativos. A categoria AI AD&D inclui software de análise e inteligência de negócios, gerenciamento de dados, integração e orquestração, desenvolvimento de aplicativos, qualidade de software e software de ciclo de vida e plataformas de aplicativos.
“O cenário da IA está mudando rapidamente. A convergência da IA tradicional com a IA generativa levará a soluções de ponta que combinam eficácia de decisão com engenhosidade criativa”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo de Pesquisa de Mercado Mundial de Inteligência Artificial e Automação e Serviços de Consultoria na IDC. “À medida que as empresas continuam a investir em IA, devem estar preparadas para enfrentar desafios e priorizar considerações éticas para maximizar o ROI a longo prazo”, completou.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo