book_icon

Denodo incorpora IA generativa em sua plataforma de gerenciamento de dados

Os recursos mais recentes da plataforma Denodo fornecem a todas as partes interessadas uma base sólida de dados confiáveis ​​para permitir melhor acesso à Nuvem e ao Data Lake

Denodo incorpora IA generativa em sua plataforma de gerenciamento de dados

A Denodo, empresa de gerenciamento de dados, anunciou nesta terça-feira (31/10) melhorias significativas em sua plataforma, que ajuda as organizações a democratizar o uso de dados em toda a empresa usando IA generativa, reforçando segurança consistente e gerenciamento de custos políticas e permite o autoatendimento para usuários corporativos, para que possam criar seus próprios produtos de dados. Esta notícia segue de perto o recente anúncio da Denodo de um investimento de US$ 336 milhões da TPG, que ressalta a missão da empresa de transformar a forma como as organizações inovam e operam seus negócios, unificando ativos de dados em tempo real e tornando os dados onipresentes e seguros para todos os usuários. e aplicativos de negócios.

“Os dados devem estar no centro de todas as organizações que desejam ser orientadas por dados e competitivas na era da Transformação Digital”, disse Sanjeev Mohan, diretor da SanjMo e ex-vice-presidente de Pesquisa de Dados e análises do Gartner. “No entanto, na maioria dos casos, os dados estão profundamente enterrados, são complexos de acessar e quase inacessíveis para usuários empresariais. Isto diminui o seu valor e potencial para otimizar os processos de negócio e de tomada de decisão e para tirar partido de novas tecnologias como a GenAI. A Denodo continua a ampliar os limites da integração, gerenciamento e entrega de dados usando uma abordagem lógica, para que as empresas possam obter o máximo valor de suas iniciativas”, completou.

As melhorias mais recentes na plataforma Denodo permitem que as empresas fortaleçam a segurança dos dados, aproveitem a IA para melhorar o autoatendimento das equipes de negócios e obtenham controle sobre FinOps para melhorar o desempenho e seus resultados financeiros

À medida que as organizações continuam a expandir a implementação de produtos de dados e novos projetos de análise de dados em diversas plataformas e sistemas em Nuvem, elas continuam a ser desafiadas em diversas frentes. Os recursos mais recentes da plataforma Denodo fornecem a todas as partes interessadas uma base sólida de dados confiáveis ​​para permitir melhor acesso à Nuvem e ao Data Lake e garantir um desempenho sólido. Ao permitir BI de autoatendimento, ciência de dados, integração de dados híbridos/Multinuvem e serviços de dados corporativos para garantir que as organizações obtenham o máximo valor de suas iniciativas estratégicas de negócios, a Denodo continua a ampliar os limites do gerenciamento de dados usando uma abordagem lógica.

Esses principais aprimoramentos da plataforma Denodo ajudam as empresas a:

– Democratize o uso de dados com IA generativa, permitindo que os usuários empresariais usem linguagem natural ao interagir com seus dados, sem exigir conhecimentos de SQL ou acesso a ferramentas de BI. Os recursos mais recentes incluem integrações pré-construídas com ChatGPT e Azure OpenAI, fornecendo acesso em linguagem natural a todos os conjuntos de dados governados e entregues pela Plataforma Denodo.

– Fortaleça o desenvolvimento de produtos de dados de autoatendimento, capacitando as equipes de negócios para criar e fornecer seus próprios produtos de dados para colaboração e compartilhamento de dados dentro e fora da empresa. Os usuários de dados podem criar, entregar e compartilhar seus conjuntos de dados diretamente no Denodo Data Catalog usando assistentes de criação de visualização de arrastar e soltar e um shell SQL incorporado. Os fluxos de trabalho de solicitação de acesso a dados agora podem ser gerenciados no Denodo Data Catalog, permitindo que os proprietários de dados respondam rapidamente às solicitações e tenham visibilidade subsequente do uso de dados confidenciais, para agilizar o acesso e a governança dos dados.

– Aproveite um painel FinOps para melhorar a economia de custos na Nuvem, controlando custos e otimizando cargas de trabalho, incluindo cobranças de computação e entrada/saída de dados em diversos bancos de dados, Data Lakes e outras plataformas de dados em uso em toda a empresa e na Nuvem. O novo painel FinOps da plataforma Denodo fornece às equipes de operações de produção e finanças visualizações e relatórios dos vários custos incorridos, de todas as cargas de trabalho de dados analíticos e operacionais gerenciadas pelo sistema.

– Democratize a análise de Big Data e melhore a escala de maneira econômica, otimizando as cargas de trabalho de processamento de dados para desempenho e custo à medida que os volumes de dados aumentam. O Denodo agora oferece recursos incorporados de processamento paralelo massivo (MPP) baseados no Presto, o principal mecanismo de consulta SQL paralelo de código aberto, para melhorar o desempenho ao processar grandes volumes de dados. Combinados com outros recursos destinados a facilitar a interação do usuário empresarial com os dados, como o catálogo de dados e a integração generativa de IA, esses recursos do MPP trazem o poder da análise de Big Data para esses usuários sem exigir conhecimento de SQL ou análise avançada.

– Acelere a conformidade com a privacidade em toda a empresa, simplificando o gerenciamento de políticas de controle de acesso detalhadas. Agora, os proprietários de dados podem gerenciar controles de acesso indireto de visualizações derivadas e controlar o acesso downstream aos seus produtos de dados, o que é fundamental para o compartilhamento de dados e implementações multilocatários. As políticas de acesso podem ser baseadas nos detalhes da sessão do cliente do usuário, permitindo a soberania dos dados e outros recursos de conformidade baseados em localização. Finalmente, tags e classificações de segurança agora podem ser sincronizadas automaticamente a partir do Collibra e de outras ferramentas de governança de dados.

“As empresas estão se esforçando para implementar cada vez mais projetos que incluam compartilhamento de dados, análises, IA generativa e outros recursos, e estão adotando princípios de gerenciamento de dados distribuídos, como Data Mesh e Data Fabric, para melhorar a eficiência, capitalizar os ativos existentes e reduzir riscos, além de realizar análises melhores”, disse Alberto Pan, vice-presidente executivo e diretor técnico da Denodo. “As melhorias mais recentes na plataforma Denodo permitem que as empresas fortaleçam a segurança dos dados, aproveitem a IA para melhorar o autoatendimento das equipes de negócios e obtenham controle sobre FinOps para melhorar o desempenho e seus resultados financeiros”, finalizou.

Serviço
www.denodo.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.