book_icon

Projeto da Roost leva câmeras inteligentes ao Aeroporto de Brasília

O sistema, cedido pela administradora do terminal ao Detran, permite a fiscalização remota da área de embarque e desembarque de passageiros

 

Projeto da Roost leva câmeras inteligentes ao Aeroporto de Brasília

Até pouco tempo atrás, o tráfego nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília enfrentava sérios problemas devido à morosidade no embarque e desembarque de passageiros, gerando filas e atrasos. Para organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez na circulação de veículos, a Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções de Edge Computing, desenvolveu um projeto de videomonitoramento inteligente para a administradora do terminal.

O projeto contou com a instalação de 17 câmeras fixas, além de câmeras móveis PTZ – que têm a capacidade de se movimentar para várias direções, inclusive com zoom – em todo o perímetro do aeroporto, para filmar a entrada e saída de veículos, monitorando o tempo de permanência dos motoristas na área de embarque e desembarque. O sistema também permite a vigilância de atitudes suspeitas, como a parada de veículos em locais proibidos do terminal ou de acesso restrito.

A instalação dos equipamentos resolveu os problemas de fluxo nos horários de pico por possibilitar um videomonitoramento inteligente e de maneira remota. “O analítico do vídeo lê as placas dos carros para o controle do tempo máximo de permanência na área de embarque e desembarque e gera um alerta quando esse tempo se esgota e o motorista permanece no local”, conta Luiz Otávio Maciel, analista de Suporte da Roost, acrescentando que esse alerta é disponibilizado, em tempo real, numa central do Detran-DF, graças a um convênio firmado com a concessionária do aeroporto.

Segundo o Detran-DF, cerca de 1,5 milhão de veículos circulam pelo terminal aéreo, por ano. O projeto otimizou o controle de tráfego dentro das vias do aeroporto e contou com campanhas de conscientização dos motoristas, numa primeira etapa, e depois com aplicação de sanções, pelo departamento de trânsito, aos motoristas que não cumprem as regras, ou seja, que ficam parados além do tempo necessário ou estacionam irregularmente.

O projeto de videomonitoramento inteligente do Aeroporto de Brasília foi desenhado pela Roost utilizado tecnologia de câmeras da Hikvision e software da ISS – Tecnologia e Serviços.

Serviço
www.roost.com.br

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.