De acordo com o estudo “Panorama de Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, realizado pela Totvs, em parceria com a H2R Insights e Trends, 70% dos profissionais de finanças brasileiros dizem não ter medo ou receio dos impactos da Inteligência Artificial em suas carreiras.
Entre as quatro personas abordadas pelo levantamento (Marketing e Vendas, Tecnologia, RH e Finanças) os profissionais de finanças e tecnologia foram os que expressaram menor preocupação em relação à tecnologia (70% nenhum receio).
A pesquisa da Totvs também indica que, dentre os profissionais da área de finanças que afirmaram ter algum tipo de receio sobre o avanço da IA, a maior insegurança diz respeito ao impacto na empregabilidade (11%), como substituição da mão de obra e diminuição na demanda de trabalho. A preocupação com a falta de ética e com resultados enviesados é o segundo tópico mais apontado pelos profissionais desta área, com índice de 8%, o maior em relação a este aspecto entre as personas do levantamento.
A IA é e vai continuar sendo uma realidade dentro das empresas, proporcionando impactos de curto e longo prazo. Contudo, a pesquisa aponta que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independente da área de atuação, não possuem medo de perder seu emprego para esta tecnologia. O contínuo aprendizado e atualização dos profissionais no mercado seriam então fatores primordiais neste novo contexto tecnológico.
Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos 477 participantes do Universo Totvs 2023, que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas. Desses, 37% ocupam cargos de alta liderança; 35% são analistas; 17% são coordenadores/supervisores; 6% são especialistas; e 5% são estagiários.
Serviço
www.totvs.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo