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A Tecnologia da Informação avança junto com a Telemedicina, facilitando sua realização

Além disso, para funcionar, ele só precisa de uma conexão com a internet, diferente de um ramal físico, que não sai de cima da mesa do profissional e pode ficar indisponível caso haja falta de energia elétrica, por exemplo

A Tecnologia da Informação avança junto com a Telemedicina, facilitando sua realização

Segundo a última pesquisa TIC Saúde do Cetic, cerca de um terço dos médicos no Brasil já consultou seus pacientes por teleconsulta. Impulsionada pela pandemia e regulamentada ano passado pelo Conselho Federal de Medicina, o teleatendimento, não é mais o futuro da medicina, mas uma realidade que veio para ficar. Em 2022, 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o País fizeram teleconsulta com seus pacientes. Sem dúvida, o acesso à tecnologia é o que tem proporcionado esse tipo de atendimento e contribuído com a sua qualidade. As projeções como do Statista (2023), apontam que o mercado de telemedicina estimado em U$ 194,1 bi, deve crescer 13,1% e chegar a U$ 459,8 bi até 2030.

O PABX virtual, diferente do físico, é uma solução que permite uma série de funcionalidades para melhorar a gestão em telefonia

A Tecnologia da Informação avança junto com a Telemedicina, facilitando sua realização. É o caso da telefonia em Nuvem usada através de um PABX virtual, por exemplo. Com ele é possível fazer videoconferências, colaborando com o atendimento com qualidade de imagem e som, fundamentais para uma boa consulta médica. Além disso, caso o profissional da saúde que inicia o atendimento precise de ajuda, pode transferir para um colega mais especializado ou adicioná-lo à conversa, comunicando-se com ele tanto por voz quanto por mensagem.

É tudo online e descomplicado, o paciente só precisa estar conectado à internet. Ele recebe um link e somente tem que fornecer o nome e um e-mail para entrar como convidado. Funciona semelhante ao Google Meet e ao Teams, mas sem precisar baixar um aplicativo e quem administra o sistema é o profissional da saúde.

Em relação à segurança da informação e à proteção de Dados, o PABX virtual não compartilha as informações do paciente e apenas armazena a gravação se o médico acionar essa funcionalidade.

Se necessário, o sistema permite que os gestores obtenham dados estratégicos através de relatórios de atendimentos, inclusive com a gravação das teleconsultas.

A telefonia em Nuvem no atendimento presencial
Não é somente na Telemedicina que a tecnologia pode ajudar, você já imaginou um hospital sem telefone? Ele provavelmente não funcionaria! Uma central telefônica, como a de um PABX é essencial para se comunicar em um estabelecimento de saúde como esse. Seja para que os clientes possam ser atendidos e consigam marcar uma consulta e um procedimento ou simplesmente, buscar informações. Ele também é importante para que a comunicação interna entre os diversos setores aconteça.

Apesar de parecer vantajoso, o PABX tradicional não é a melhor solução de comunicação, pois ele limita a agilidade desse atendimento, uma vez que não faz o gerenciamento de filas e o paciente pode ficar ouvindo uma música de espera durante um tempão até ser atendido. Mas nem tudo está perdido, a tecnologia está sendo usada para mudar essa situação: o PABX virtual, diferente do físico, é uma solução que permite uma série de funcionalidades para melhorar a gestão em telefonia.

Pense num médico em um hospital, ele não fica sentado em sua sala o tempo todo esperando o ramal tocar. Ele passa visitas, faz atendimentos, precisa conversar com o pessoal da enfermaria, da farmácia, ver os resultados de exames. O PABX físico não o acompanha em todas essas atividades, já o virtual sim. Com o PABX em Nuvem é possível que um profissional leve o seu ramal “no bolso” para onde quer que ele vá, estando sempre disponível e evitando que, em alguma emergência, as pessoas precisem sair procurando por ele pelos corredores do hospital.

No dia a dia dos consultórios, o sistema também otimiza o tempo do médico, afinal, ele pode prestar assistência de onde estiver, ou seja, consegue acompanhar uma emergência de um paciente até que consiga chegar presencialmente ao atendimento. Além disso, para funcionar, ele só precisa de uma conexão com a internet, diferente de um ramal físico, que não sai de cima da mesa do profissional e pode ficar indisponível caso haja falta de energia elétrica, por exemplo.

“Recursos de comunicação interna, relatórios para o centro de custos, gerenciamento de fila de atendimento ao cliente e dashboard de gestão que permite visualizar, em tempo real, as chamadas e estatísticas de atendimento possibilitando que o gestor faça correções ou ajustes sem deixar que o atendimento seja afetado e escalar a telefonia de maneira ágil, fazendo-a crescer rapidamente junto com a demanda, são os serviços que os clientes da área de saúde mais procuram”, revela Gustavo Santos, CTO da Callface, empresa especializada em comunicação por voz em Nuvem, que atende desde clínicas médicas até redes de hospitais com unidades em diferentes estados.

“Todos eles estão em busca de uma solução moderna, que garanta disponibilidade e agilidade para os atendimentos dos pacientes e eficiência para a comunicação interna dos colaboradores”, acrescenta Vinicius Pires, CEO da empresa.

Foi esse um dos motivos que levou uma clínica oftalmológica no Rio de Janeiro a procurar pela solução da Callface. “Eles têm mais de uma unidade e precisavam centralizar o atendimento delas. Assim, conseguiriam fazer a gestão otimizada dos atendimentos e marcações de consultas dos clientes”, explica Vinicius. O mais interessante é que todas as unidades têm o um número único de telefone e, cada uma delas, possui a quantidade de ramais necessárias para oferecer o melhor atendimento para os clientes e agilizar a conversação interna entre os setores.

Essa flexibilidade também fez com que uma rede de hospitais buscasse a solução tanto para centralizar e integrar a ferramenta, quanto para eliminar os percalços de ter que gerir a manutenção dos seus PABX físicos. O trabalho consistiu em migrar, num primeiro momento, o PABX do escritório central para a Nuvem e, em seguida, para seus demais hospitais, proporcionando agilidade e controle à gestão da telefonia da rede.

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