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Fórum de Canais Afrac aponta tendência de faturamento agenciado

No evento ocorrido esta semana em São Paulo, a  Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços reuniu especialistas para debaterem temas pertinentes ao ecossistema de automação

Fórum de Canais Afrac aponta tendência de faturamento agenciado

No evento ocorrido esta semana em São Paulo, a Afrac – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços reuniu especialistas para debaterem temas pertinentes ao ecossistema de automação. O evento contou com a participação do palestrante e empresário André Luiz e da diretora de Produtos E-commerce da Fiserv, Giuliana Cestaro no painel “Como vender software e faturar com serviços”.

No painel em formato talkshow “Como o Distribuidor pode apoiar o canal de vendas a vender mais”, estiveram presentes o presidente da AFRAC, Paulo Eduardo Guimarães, o presidente da Abradisti, Mariano Gordinho, Marcio Fabian, gerente Comercial da TecToy, o VP de Distribuidores da AFRAC, Dagoberto Bianchi, o diretor Comercial das divisões de TI e Eletro da Golden, Diogo Tosta e como mediador, o VP de Revendas da AFRAC, Eduardo Duran. Claudenir Andrade, diretor de Software da Afrac e Michele Zitune, diretora executiva da vertical Linx Pay apresentaram o painel “Identificando novas oportunidades, criando novos mercados com a inovação como aliada”.

Na automação comercial, o pequeno revendedor que não tem dinheiro, utiliza a venda agenciada, para chegar junto ao cliente

Conforme informado por Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da entidde, nesse ecossistema há produtores de hardware, software, prestadores de serviço, mas na “última milha” (último ponto), a distribuição se une a revenda para entregar uma solução ao cliente. “Na revenda todas as soluções se juntam – meio de pagamento, hardware, software, mas é a revenda quem fala com o cliente final, quem de fato vai usar a solução porque acaba tendo uma visão do mercado muito mais precisa do que qualquer outro elo da cadeia de produção”, disse.

O distribuidor tem um especialista dentro do seu portfólio de colaboradores de cada marca que ele representa, para auxiliar o vendedor, o comprador, o revendedor na visita aos seus clientes, com o intuito de oferecer não só a solução que ele tem, mas outros itens que podem incrementar a cesta de produtos que será ofertada. Na verdade, o vendedor carrega o estoque do representante. Nesse caso, a administração do estoque é fundamental. É necessário que o distribuidor esteja preparado para atender a demanda que o cliente solicita ao revendedor, a logística de entrega (no Brasil são percorridas grandes distâncias) e a administração do estoque. Para auxiliá-lo na venda existem ferramentas financeiras para oferta de soluções de locação, lising, financiamento, cartão de crédito, Pix, parcelamento, boleto, sem contar com a análise de crédito para o revendedor e o cliente.

Peguim também comentou sobre a base da pirâmide, ou seja, os empreendedores menores: “Tem uma característica muito interessante desse ecossistema para alcançar quem não têm seu próprio departamento de informática. Eles podem contar com os Canais e as revendas para conseguir ter uma operação similar à de uma grande empresa. Eu diria que a melhor forma de o País de se modernizar e levar a tecnologia até a ponta é fomentar os Canais de distribuidores e revenda”, comentou.

A tendência é o faturamento agenciado para fazer o controle – agregar oferta de serviços, logística e financeiro (administrar o caixa, os impostos, tanto na compra quanto na revenda). Na automação comercial, o pequeno revendedor que não tem dinheiro, utiliza a venda agenciada, para chegar junto ao cliente. É a condição ideal – venda em que o distribuidor faz toda a logística e entrega. De 70% a 80% dos distribuidores já utilizam esse serviço. Se torna vantajoso por cobrar os impostos e a comissão só no final do processo.

E qual o papel do fabricante na cadeia produtiva? Ele pode ajudar a estruturar o produto da fábrica até o cliente final. Ele constrói a estrutura interna para os parceiros – revendedor, desenvolvedor e distribuidor. Quem tem o conhecimento do produto é quem constrói. O processo comercial, desde a oferta do produto, a propaganda, a divulgação e a entrega, se torna participativo e chega ao cliente final com a solução.

Serviço
www.afrac.com.br

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