book_icon

Deep Legal apresenta nova versão de ferramenta de busca textual de processos

Solução desenvolvida pela lawtech permite a pesquisa de processos judiciais a partir de palavras-chaves e outros filtros, nas áreas cível, trabalhista e fiscal

Deep Legal apresenta nova versão de ferramenta de busca textual de processos

A Deep Legal, lawtech especializada em inteligência de dados e gestão preditiva, apresentará a nova versão da ferramenta de busca textual e semântica de processos judiciais na Fenalaw 2023, feira de inovação jurídica que acontece de 25 a 27 de outubro em São Paulo. O Search foi desenvolvido em 2022 pela startup e, após um ano de utilização, passou por melhorias e aprimoramentos, que permitem que o próprio usuário consulte as ações no banco de dados público do Judiciário, em diferentes níveis de detalhamento, a partir de termos específicos e de outros filtros, como por exemplo a localização geográfica, instâncias, autores e réus.

A startup foi a primeira a lançar uma ferramenta de busca textual de processos no Brasil e, de acordo com Vanessa Louzada, CEO da Deep Legal, a solução passou por melhorias nos últimos meses para tornar as pesquisas mais detalhadas e melhorar a experiência do usuário.

Nosso objetivo é organizar as informações, torná-las acessíveis para todos e melhorar a experiência dos usuários

Ela explica que até então, a coleta, processamento, análises, mineração e compartilhamento dos dados judiciais só eram possíveis a partir de duas chaves de pesquisa: o número do processo ou os nomes das partes envolvidas (autor, réu, advogados). “Com esta nova solução conseguimos fazer uma busca mais ampla, a partir de outras chaves como objetos do processo, tipos de ação, e dezenas de outros interesses específicos, possibilitando pesquisas direcionadas para um determinado fim, mesmo que a pessoa não esteja necessariamente envolvida na ação”, explica Vanessa Louzada.

O principal diferencial da nova ferramenta é a ampliação do motor de busca, que passa a interpretar e compreender o contexto dos termos da pesquisa, com combinação de diversos filtros em uma base de dados com mais de 200 milhões de processos judiciais nas áreas cível, trabalhista e fiscal. A pesquisa é feita na interface do Search diretamente pelo usuário, que tem uma cota de utilização para download das principais informações dos processos, como dados de capa, movimentos e decisões. A cota, no entanto, pode ser ampliada de acordo com a necessidade do usuário.

“A nova funcionalidade foi incorporada à nossa plataforma de Legal Analytics e é resultado dos investimentos constantes que fazemos em pesquisa e inovação. Nosso objetivo é organizar as informações, torná-las acessíveis para todos e melhorar a experiência dos usuários, fomentando o uso de novas tecnologias no setor jurídico. Com a análise de dados a partir de dashboards, o gestor consegue extrair informações valiosas e utilizá-las de forma estratégica”, afirma Vanessa Louzada.

Recentemente, a startup desenvolveu uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) generativa integrada ao Legal Analytics. A solução foi incorporada à plataforma de captura de iniciais e utiliza a API (Interface de Programação de Aplicações) do ChatGPT para leitura e emissão de relatórios das petições iniciais, por meio de uma pesquisa fonética, informando as partes antes mesmo de serem citadas.

Serviço
www.deeplegal.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.