Segundo uma pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, realizada de 2021 a 2022, os gastos com equipes de TI podem alcançar até 20% do faturamento líquido das empresas no Brasil. Em contrapartida, a maior dificuldade na contratação desse serviço é controlar os custos, especialmente o alto investimento que precisa ser feito em programadores. Mas a Jestor – startup que permite a criação de aplicações internas para empresas por meio de uma plataforma no-code -, surge para excluir a complexidade ao criar aplicativos internos do zero, e o melhor: sem depender de programadores ou desenvolvedores.
“O sistema no-code abre uma liberdade para a empresa, que agora pode dispensar a necessidade de conhecimento em programação para criar sistemas de controle de inventário, automatizar o envio de notas fiscais ou até mesmo agendar o envio de e-mails e mensagens de WhatsApp para os clientes. O intuito não é substituir os programadores, mas sim democratizar o processo de desenvolvimento de aplicativos, permitindo que diversas equipes dentro de uma organização, independentemente do departamento, possam criar suas próprias plataformas de maneira autônoma”, afirma Bruno Bannach, fundador da Jestor.
A força motriz por trás da Jestor é a utilização de Inteligência Artificial (IA) para construir processos de forma intuitiva, usando uma abordagem de arrastar e soltar blocos. Esse método simplificado de criação permite que até mesmo pessoas sem formação técnica em programação possam criar aplicativos funcionais e personalizados para suas necessidades específicas.
“Imagine um cenário em que o setor de Recursos Humanos, a todo o momento, precisa do suporte de um programador para utilizar ou corrigir um software. Agora, imagine o RH criando a sua própria plataforma, da maneira que ele deseja. No primeiro cenário, ele gasta com equipamentos, licenças, instalações e a equipe de TI. No segundo, ele tem o produto que precisa, entende com facilidade as ferramentas e, com elas, pode agilizar processos como a contratação e promoção de funcionários, sem gastar um absurdo de tempo ou dinheiro.”
Muito além dos Recursos Humanos, a Jestor atende todas as equipes de uma empresa que utilizam softwares tradicionais e engessados, sem recursos adaptados a suas necessidades. Esses problemas atingem diretamente a operação da empresa, já que todos os departamentos, apesar de terem suas próprias demandas, precisam conversar entre si na expectativa de entregar o melhor para o cliente.
Por isso, a Jestor, além de promover o empoderamento dos colaboradores, permite que eles participem ativamente do processo de inovação da plataforma e ainda dá autonomia para a empresa desenvolver uma identidade visual própria. “Mesmo com tantas áreas diferentes na empresa, os funcionários podem encontrar pontos em comum na plataforma e, aos poucos, padronizar os aplicativos internos. E o valor de se ter a própria identidade visual é inestimável, porque um negócio que investe em softwares personalizados até para os seus próprios setores induz um ar de credibilidade para os clientes.”
De acordo com uma coleta de Dados da IDC América Latina, mais de 70% das empresas brasileiras ainda utilizam sistemas que, apesar de serem Open Source, apresentam falhas de compatibilidade, ausência de suporte especializado dos desenvolvedores e dificuldade de manuseio para usuários mais leigos. Portanto, aplicativos internos personalizados ainda são uma novidade no mercado e, com a Jestor, os negócios podem superar seus concorrentes com uma nova definição de competitividade.
Serviço
jestor.com/pt
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo